A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA Semelhanças com a colonização da América e da África: Mesmas potências (européias) Mesmas potências (européias) Até o século.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA Semelhanças com a colonização da América e da África: Mesmas potências (européias) Mesmas potências (européias) Até o século."— Transcrição da apresentação:

1 2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA Semelhanças com a colonização da América e da África: Mesmas potências (européias) Mesmas potências (européias) Até o século XIX: litoral (feitorias) Até o século XIX: litoral (feitorias) Exploração de recursos naturais (final do séc XIX – séc. XX) Exploração de recursos naturais (final do séc XIX – séc. XX) Sistema de plantation: arroz, borracha e cana. Sistema de plantation: arroz, borracha e cana. Dificuldade encontrada pelos europeus: Organização social, política e militar dos impérios locais (Chinês e Hindu) Descolonização:Causas: Movimentos anticolonialistas Movimentos anticolonialistas Enfraquecimen- to das metró- poles no século XX Enfraquecimen- to das metró- poles no século XX

2 www1.folha.uol.com.br 3. O Oriente Médio

3 a) Características gerais: - - Formado por 17 países e parte do Egito (Sinai) - - Berço das três religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo (muçulmanos)

4 - A religião predominante no Oriente Médio é o ISLAMISMO (muçulmanos XIITAS, SUNITAS e FUNDAMENTALISTAS)

5 Os FUNDAMENTALISTAS interpretam o CORÃO ao pé da letra (Ex. Al Qaeda e Taliban)

6 - Climas secos (árido e semi-árido) Áreas mais povoadas: litoral e perto de rios

7 b) ISRAEL E A QUESTÃO PALESTINA ISRAELENSES JUDEUS ÁRABES ÁRABESMUÇULMANOS

8 LOCALIZAÇÃO

9 ORIGEM HISTÓRICA DO CONFLITO Partilha da Palestina (ONU) em 1948: criação do Estado de Israel. Os palestinos não concordaram com a partilha e entraram em guerra com Israel (criaram a OLP/ANP para representá-los) Palestinos perderam a guerra e lutam até hoje para formar um Estado- Nação (país)

10 AGRAVANTES DO CONFLITO Radicalismo (intolerância) Radicalismo (intolerância) de ambos os lados; Controle dos recursos hídricos. Ex. Colinas de Golã, Mar da Galiléia, Mar Morto e Rio Jordão; Controle dos recursos hídricos. Ex. Colinas de Golã, Mar da Galiléia, Mar Morto e Rio Jordão; Controle de Jerusalém: cidade sagrada para judeus, muçulmanos e cristãos (MURO). Controle de Jerusalém: cidade sagrada para judeus, muçulmanos e cristãos (MURO).

11 c) IRAQUE E AFEGANISTÃO Invasão dos EUA/Inglaterra (2001 e 2003) Causas: Acusação de apoiar grupos terroristas (fundamentalistas) Acusação de fabricar armas químicas, biológicas e nucleares Interesse na exploração do petróleo (nessa região, controlada pela OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo) Atualmente grupos locais disputam o poder e provocam atentados Importante: A riqueza do petróleo não beneficia a todos (desigualdade social) A riqueza do petróleo não beneficia a todos (desigualdade social) Nem todos os países do Oriente Médio produzem petróleo Nem todos os países do Oriente Médio produzem petróleo

12 d) CURDOS Lutam para formar um Estado-Nação (país independente)


Carregar ppt "2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA Semelhanças com a colonização da América e da África: Mesmas potências (européias) Mesmas potências (européias) Até o século."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google