A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conflitos Nacionais no Continente Asiático. Afeganistão Contato de 3 grandes regiões do continente Grande diversidade étnica Pashtuns40%Sunitas Tadjiques25%Sunitas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conflitos Nacionais no Continente Asiático. Afeganistão Contato de 3 grandes regiões do continente Grande diversidade étnica Pashtuns40%Sunitas Tadjiques25%Sunitas."— Transcrição da apresentação:

1 Conflitos Nacionais no Continente Asiático

2 Afeganistão Contato de 3 grandes regiões do continente Grande diversidade étnica Pashtuns40%Sunitas Tadjiques25%Sunitas Hazarás20%Xiitas Turcófono Outros 6% 10% Sunitas Baluques

3 Século XIX – Colonização Britânica e confronto com o Império Russo. Século XX – Independência 1979 / 89 – Invasão soviética para ajudar o governo de tendência socialista. Apoio norte americano aos guerrilheiros afegãos. Forte emigração Paquistão, Irã Relevo muito acidentado com muitas montanhas e planaltos, sem saída para o mar. Clima semi-árido e desértico soviéticos desocuparam o território dando início aos novos conflitos internos – Os Talebans assumem o poder (milícia fundamentalista islâmica)

4 Inicia o processo da Aliança do Norte contra os Talebans: Tadjiques e Hazarás. Governo Taleban: Proibição para as mulheres trabalharem Utilização da burka Proibido fazer a barba Destruição das estátuas de Buda – Patrimônio da Humanidade Produção de papoula – tráfico de drogas 2001: Guerra contra o terror (Osama Bin Ladem - Al Quaeda) recebia intenso apoio do governo Taleban. Atualmente existe a tentativa de formar um governo de coalizão entre as múltiplas etnias, ainda sem sucesso. Ocupação da ONU – EUA.

5 Israel X Palestina Conflito histórico agravado após a criação do Estado de Israel pela ONU. Todos os Estados muçulmanos não aceitaram pacificamente o território dos judeus: Atualmente a região está dividida em 4 partes distintas: 1- Israel - Israel e Palestinos 2- Faixa de Gaza - Palestinos 3- Cisjordânia - Israel e Palestinos 4- Colinas de Golã - Israel e Síria Jerusalém é uma cidade dividida entre 3 religiões

6 Israel X Palestina No final do século XIX o movimento sionista ganha força. (retorno do povo judaico para a terra santa) Criação do Estado-nação de Israel no pós 2 Grande Guerra (ONU) Conflito territorial dos países da Liga Árabe contra Israel - vitória de Israel que aumentou sua ocupação territorial – Guerra dos 6 dias: invasão de Israel em territórios do Egito, Síria e Jordânia – Guerra do Yom Kippur: Invasão de países da Liga Árabe em território de Israel. (utilização do petróleo como arma política – 1 choque do petróleo.

7 Confrontos de Israel

8

9 1982 – Reconhecimento pelo Egito do Estado de Israel (devolução da Península do Sinai) – Acordo de Oslo. Negociação mediada pelos Estados Unidos – Construção do muro cercando a Cisjordânia – Retirada de colonos judeus da Faixa de Gaza – Vitória do Hamas pelo controle da Palestina (Faixa de Gaza). Intifada: Conflito promovido pelos palestinos contra a ocupação judaica. Conflito com madeira e pedras. Fatah: primeiro grupo terrorista da palestina – originou a OLP que controlava politicamente a Palestina. Hamas: grupo terrorista mais extremista – atualmente controla a Faixa de Gaza. Hezbollah: grupo terrorista originário do Líbano que atua na fronteira com Israel.

10 Bahrein País rico em petróleo e controlado por uma monarquia sunita. Os atuais protestos são organizados por xiitas que pedem a saída do primeiro- ministro, no cargo há 40 anos. Governo aliado dos EUA.

11 Iêmen É considerado o país mais pobre do Oriente Médio, onde o ex presidente – Ali Abdullah Saleh – governava há 32 anos. Localizado em uma posição geoestratégica, com grande intensidade de tráfego marítimo. O país já foi dividido entre Iêmen do norte e Iêmen do sul e também já foi alvo de grupos fundamentalistas com células terroristas.

12 Caxemira

13 Índia Colonial = Paquistão + Índia + Bangladesh 1947 – Descolonização e separação dos territórios. Paquistão de maioria muçulmana. Índia de maioria hindu. Caxemira de maioria muçulmana ficou de posse da Índia, iniciando os conflitos na região. Região dividida entre os dois países: 1- Caxemira Livre, com certa autonomia e sob domínio do Paquistão 2- Jamu/Caxemira sob domínio da Índia Duas potências nucleares o que gera grande medo na comunidade internacional.

14

15 Sri Lanka Independência da Inglaterra em Ceilão Maioria Cingalesa Budista assume o poder. Minoria Tâmil Hindu reivindica maior autonomia. Década de 60 inicia-se o conflito armado. A etnia tâmil tentava criar um Estado autônomo no norte do país, mas foi massacrada em 2010.

16 C H I N A

17 Potência regional com forte expansão territorial, provocando conflitos externos e internos. Externos: 1- Hong Kong 2- Taiwan 3- Índia Caxemira Guerra sino-indiana e ocupação de parte da Caxemira pela China. A China sempre apoiou o Paquistão no confronto contra a Índia. A Índia sempre apoiou o Tibet no confronto contra a China

18 Internos 1- Sin-Kiang habitada pela população uigur de origem muçulmana. Constantes tentativas de separatismo nacional. Governo central da China reprime com violência e tenta incentivar a migração da etnia Han. 2- Tibet habitada pelos tibetanos de origem budista o Tibet torna-se independente após a Revolução Comunista o Tibet é reincorporado tentativa de separação reprimida com muita violência resultando no exílio de Dalai Lama na Índia. Atualmente as relações estão mais amistosa, apesar da manutenção do exílio do Dalai Lama e da tentativa de integração territorial através da etnia Han.

19 Indonésia

20 País com maior população muçulmana do mundo. Conviveu com uma forte ditadura até Fim da ditadura inicio dos conflitos internos. 1- ACEH população muçulmana na ilha de Sumatra reivindica autonomia. Zona estratégica e rica em petróleo. – Área atingida pelo Tsunami de Borneo nativos querem expulsar imigrantes. 3- Is. Molucas Foco de conflitos entre nativos e chineses. 4- Irian Jaya Província luta pela independência através de povos nativos.

21 Timor Leste

22 Antiga colônia portuguesa anexada pela Indonésia em Tentativas de separação provocaram fortes repressões na região ocorreu um plebiscito na região, onde 80% escolheu pela independência ocorreu a independência total do Timor Leste com Xana Gusmão (Prêmio Nobel da Paz) eleito o primeiro presidente. Ainda hoje ocorrem conflitos internos.


Carregar ppt "Conflitos Nacionais no Continente Asiático. Afeganistão Contato de 3 grandes regiões do continente Grande diversidade étnica Pashtuns40%Sunitas Tadjiques25%Sunitas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google