A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AL QAEDA E TALEBAN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AL QAEDA E TALEBAN."— Transcrição da apresentação:

1 AL QAEDA E TALEBAN

2 AL QAEDA Inspiração filosófica: Irmandade Islâmica;
Origem: Invasão soviética ao Afeganistão – década de 80 (apoio dos EUA e Paquistão); MAK (Maktab al-Khadamat): organização fundada por Osama Bin Laden e Abdullah Yusuf Azzam (palestino) e mujahadins; 1988 – ocorre uma divisão da MAK e surge o nome Al Qaeda

3 Retirada soviética: Bin Laden retorna para a Arábia Saudita;
Guerra do Golfo (1990) – Bin Laden rompe com a monarquia saudita; 1991 – A Frente Nacional Islâmica do Sudão convida a Al Qaeda; 1996 – Bin Laden é expulso do Sudão e vai para o Afeganistão.

4 Princípios O grupo assina por “Frente Islâmica Mundial pela jihad contra os judeus e os cruzados”. Grupo sunita Fatwa (1998) – “matar americanos e seus aliados, civis ou militares é um dever individual de todo muçulmano capaz de fazê-lo”.

5 ORGANIZAÇÃO INTERNA Osama Bin Laden (Emir) – eleito por um conselho (20 a 30 membros); Divisão em comitês: Militar, Negócios e Dinheiro,Legislativo e Estudos Islâmicos/Fatwa; Estrutura descentralizada com organização interna rígida. Ligação com outras organizações (Ex: Jemmah Islamiyah – grupo indonésio)

6 ATAQUES DA AL QAEDA 1995/96 – Alvos militares dos EUA na Árabia Saudita; 1998 – Embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia; 2000 – Navio militar dos EUA no Iêmen; 2001 – WTC e Pentágono; 2004 – Trens em Madrid; 2005 – Trânsito de Londres;

7 TALEBAN Significa “aqueles que estudam o livro”;
Oriundo das madraçais (madrassas) Líder Mulá Omar Movimento islâmico extremista sunita da etnia afegane pashtun (inclui voluntários do mundo árabe) que governou o Afeganistão de 1996 a 2001; O governo foi reconhecido por três países: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Paquistão.

8 Características do governo Taleban
Atividades banidas: - leitura de alguns livros; - cinema e televisão; - uso da internet e música; - restrição total para as mulheres; - plantio de ópio; - rinha de cães; - boxe; - empinar pipas; - artes (pinturas, estátuas e esculturas de outras religiões)

9 Queda do Taleban

10 Situação atual Desde 2001(novembro) o Afeganistão possui um governo pró-EUA : Hamid Karzai. O Taleban enfrenta as tropas estrangeiras e os governos do Afeganistão e Paquistão (Azif Ali Zardari)

11 HAMAS

12 O Hamas, "Movimento de Resistência Islâmica" uma organização palestina, de orientação sunita (califas), que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam. É o mais importante movimento fundamentalista islâmico palestino.

13 HEZBOLLAH

14 Hezbollah "partido de Deus") é uma organização com atuação política e paramilitar fundamentalista islâmica xiita sediada no Líbano. É uma força significativa na política libanesa, responsável por diversos serviços sociais, além de operar escolas, hospitais e serviços agriculturais para milhares de xiitas (Ali) libaneses. É considerado um movimento de resistência legítimo por todo o mundo islâmico e árabe.


Carregar ppt "AL QAEDA E TALEBAN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google