A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cristianismo e Islamismo: Cosmovisões em Conflito Alderi Souza de Matos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cristianismo e Islamismo: Cosmovisões em Conflito Alderi Souza de Matos."— Transcrição da apresentação:

1 Cristianismo e Islamismo: Cosmovisões em Conflito Alderi Souza de Matos

2 1. Panorama Histórico Fim do domínio islâmico na Europa Ocidental – queda de Granada (1492) Fim do avanço islâmico na Europa Oriental – cerco de Viena (1683) Fim do Império Otomano (1924)

3 O islamismo na atualidade

4 Início da I Guerra Mundial: promessa de independência aos países árabes (então sob domínio turco). O Acordo Sykes-Picot (1915) dividiu o Oriente Médio entre Inglaterra e França (colonialismo). Frustração entre os povos árabes.

5 Cúpula da Rocha, Jerusalém

6 Declaração Balfour ( ) O governo de Sua Majestade vê com simpatia a criação de um lar nacional para o povo judeu na Palestina e envidará seus melhores esforços para facilitar a concretização desse objetivo, ficando claramente entendido que nada será feito que possa prejudicar os direitos civis e religiosos das comunidades não- judaicas existentes na Palestina ou os direitos e o status político desfrutado pelos judeus em qualquer outro país.

7 Declaração Balfour

8 Woodrow Wilson ( ) decidiu não participar da divisão dos territórios conquistados na guerra, feita pela Liga das Nações. A presença de hospitais e escolas cristãs no Oriente Médio e Paquistão gerava boa-vontade para com os EUA.

9 Mesquita al-Aqsa, Jerusalém

10 Harry Truman violou a promessa feita por Franklin Roosevelt ao rei da Arábia Saudita no sentido de consultar os árabes antes de qualquer ação na Palestina. Os Estados Unidos deram pleno apoio à criação do Estado de Israel (1948). Início do sentimento anti-americano entre os árabes.

11 Minarete em Isfahan, Irã

12 2. O radicalismo religioso Causas da militância fundamentalista islâmica: - Percepção do Ocidente como uma ameaça para os valores islâmicos; - Sentimento de injustiça, em especial no caso dos palestinos; - Revolta com a presença de tropas americanas na Arábia Saudita.

13 Peregrinos na Caaba, em Meca

14 Essas frustrações alimentam uma corrente agressiva que existe no islamismo e remonta a Maomé e ao Corão. O islamismo é uma religião militante e, ao longo da história, usou tanto de persuasão verbal quanto da força das armas para se expandir.

15 Mesquita azul em Istambul

16 Conceito controvertido: Jihad Literalmente, significa luta, esforço, empenho. Quatro formas: - Jihad do coração - Jihad da boca - Jihad da pena - Jihad da mão

17 Aspecto problemático: Jihad da espada Domina a história e a jurisprudência islâmica. Ocorre no Corão sem qualificativos ou com a expressão na causa de Alá. Apelo ao combate físico em favor do islã. É considerada a jihad menor.

18 Líderes muçulmanos xiitas

19 Estágios de desenvolvimento 1. Persuasão pacífica 2. Autodefesa 3. Ataque em certos meses 4. Ataque em qualquer época

20 3. Outros fatores que alimentam o radicalismo islâmico A ameaça da modernização e da secularização. O expansionismo político, econômico e cultural do Ocidente. A identificação entre Ocidente e cristianismo.

21 Senso de frustração com a situação atual do mundo islâmico, em comparação com o passado. As tensões políticas, religiosas e sociais do mundo islâmico: divisões, guerras (Irã x Iraque, Iraque x Kuwait).

22 Lendo o Corão em Londres

23 Anos 50: o conservadorismo tradicional começa a radicalizar-se: resistência política, revolução, terrorismo. Crítica e rejeição do Ocidente por sua decadência moral. Forte reação diante de agressões aos valores islâmicos (Salman Rushdie, Os Versos Satânicos, 1989).

24 Dança religiosa

25 Profundas conseqüências para as relações entre o cristianismo e o islamismo. Dificuldades para os cristãos que vivem em países islâmicos (Egito, Sudão, Indonésia, etc.). Necessidade de nova abordagem por parte do Ocidente.


Carregar ppt "Cristianismo e Islamismo: Cosmovisões em Conflito Alderi Souza de Matos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google