A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MUNDO ISLÂMICO Prof. Jane Ilce. É a religião com maior número de seguidores e é a religião que mais cresce no mundo. Noite do Destino : Maomé recebe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MUNDO ISLÂMICO Prof. Jane Ilce. É a religião com maior número de seguidores e é a religião que mais cresce no mundo. Noite do Destino : Maomé recebe."— Transcrição da apresentação:

1 O MUNDO ISLÂMICO Prof. Jane Ilce

2 É a religião com maior número de seguidores e é a religião que mais cresce no mundo. Noite do Destino : Maomé recebe a revelação do anjo Gabriel. Só há um Deus, que é Alá, e Maomé é seu profeta.

3 Preceitos da religião Deus não tem filhos, pois não seria coerente com sua unicidade. Maomé não é filho de Alá. Corão : livro sagrado, contém as revelações recebidas por Maomé, foi escrito por Otman, terceiro sucessor do profeta, em 652. Islã se divide em várias seitas : sunita e xiita são as mais importantes.

4

5 O Corão Sintetiza as leis da vida religiosa, política e social do povo islâmico. Tem 6226 versículos agrupados em 114 capítulos. Não estão organizados em ordem cronológica mas em ordem de tamanho, do maior para o menor. Contém a fátiha, que é a oração básica dos islâmicos.

6 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS : As orações devem ser feitas cinco vezes ao dia,com o fiel voltado para a cidade de Meca. O Ramadã –o nono mês do calendário muçulmano – é reverenciado como mês sagrado do Islamismo. Nesse período o jejum é obrigatório (do nascer ao pôr-do- sol), e as relações sexuais são proibidas. O consumo de bebida alcoólica e fumo é expressamente proibido.

7

8 A caridade é um dever, e as doações devem ser proporcionais à renda dos seguidores. Todos os muçulmanos, pelo menos uma vez na vida, devem fazer uma peregrinação a Meca. A peregrinação a Meca é o acontecimento mais importante do anos : expressa a unidade dos fiéis e é uma oportunidade para o troca de notícias e idéias trazidas de todas as partes do mundo.

9 Cidade de Meca – Arábia Saudita

10 Caaba

11 Divisão da religião : A religião é dividida em dois grupos diferentes : Sunitas e Xiitas. A divergência começou com a necessidade da escolha do Califa, o sucessor de Maomé. Califa :Chefe da comunidade islâmica, também chamado imã. São considerados sábios religiosos.

12 Os sunitas não encaram o califa como profeta e nem como interprete infalível da fé. Ele deve ser um chefe com a tarefa de manter a paz e a justiça na comunidade e possuir profundos conhecimentos da lei religiosa. Sunitas : acreditam que o califa pode ser qualquer líder da religião Islâmica e são maioria dos islâmicos até hoje.

13 Os sunitas acreditam que o comportamento do profeta, contido na Suna, deve ser tomado como exemplo de conduta para os fiéis, principalmente quando se deparam com uma situação não prevista pelo Corão. Suna : coletânea de normas extraídas das práticas e costumes de Maomé e dos 4 primeiros califas

14 Família Sunita

15 Os xiitas acreditam que só os membros do clã de Maomé podem liderar os muçulmanos: um descendente do profeta certamente é uma pessoa especial, fonte de conhecimento e sabedoria. Os xiitas exigem a instauração de uma sociedade regida pela lei do Corão, excluindo qualquer referência estranha ao livro sagrado.

16 Xiitas

17 Buscam a criação do que consideram os Estados Islâmicos puros, sob o comando dos aiatolás, doutores da lei muçulmana. Aiatolá: aquele que exerce o papel de maior importância na hierarquia religiosa muçulmana. Xiitas : minoria dos islâmicos.

18 Aiatolás

19 O Islamismo é a religião que mais cresce percentualmente no mundo, aumentando a cada dia o número de fiéis. O crescimento do Islamismo é explicado por dois fatores : O rápido aumento da natalidade nos países onde a religião é maioria entre a população. A conversão de novos fiéis.

20 Os fiéis muçulmanos têm a missão de difundir a religião islâmica, de modo a ampliar a umma ( comunidade islâmica, definida pela submissão dos fiéis a Alá e a submissão aos preceitos do Corão). Esse foi o combustível para a expansão islâmica. O Islã hoje compreende mais de um bilhão de fiéis. Os muçulmanos se estendem de leste a oeste do Senegal, no ocidente africano até as Filipinas, nos limites do Oceano Pacífico e de norte a sul, do Casaquistão a Tanzânia e Indonésia, nos dois lados do Oceano Pacífico..

21

22 MUNDO MUÇULMANO e MUNDO ÁRABE são conjunto geopolíticos e culturais diferentes. Todo o mundo árabe faz parte do mundo muçulmano, pois o islamismo é a religião predominante nos países árabes.O mundo árabe se define pela língua, não pela religião. Nos países árabes existem minorias religiosas.

23 O mundo muçulmano é maior que o mundo árabe : os países com maior população muçulmana não são árabes : Indonésia, Paquistão, Índia e Bangladesh.

24 A DIFUSÃO DO ISLAMISMO Maomé unificou quase todas as tribos árabes existentes na Península Arábica,em torno da fé em Alá, o deus único. Após a morte do profeta, seus sucessores, os califas, criaram um vasto império,governado pelos preceitos da religião.

25 Em geral, os árabes toleravam a cultura dos povos conquistados. Deixavam que os conquistados vivessem com certa liberdade, praticassem sua própria religião e seus costumes. Aos poucos, acabavam convertendo grande parte para o islamismo e absorvendo muitos de seus conhecimentos. As atividades econômicas e culturais do Império Islâmico deixaram marcas profundas, presentes até hoje nos países originados de seus territórios.

26 Arquitetura Islâmica

27 Arte Islâmica

28 A LIDERANÇA DO MUNDO ISLÂMICO A Arábia Saudita e o Irã disputam, com estratégias diferentes, a liderança do mundo islâmico. A Arábia Saudita é a sede do principal santuário muçulmano, Meca. São gastos milhões de dólares anualmente arrecadados com o petróleo para conquistar novos fiéis. Também são construídas mesquitas e escolas muçulmanas em toda parte, principalmente na África, continente aonde mais cresce a religião no mundo.

29 Também são construídas mesquitas, escolas e escolas muçulmanas em toda parte, principalmente na África, continente aonde mais cresce a religião no mundo. O islamismo que o a Arábia Saudita difunde é o sunita. O país adota a lei islâmica : bebidas alcoólicas são proibidas e é vedado o culto de qualquer outra religião. O governo do país procura se aproximar cada vez mais dos Estados Unidos e das demais potências da comunidade internacional.

30 Escola Islâmica na Arábia Saudita

31 Mulheres sunitas

32 O Irã, porém, tem sua maioria representada pelos xiitas, assim como Azerbaijão e no Iraque. O Irã, país de maioria xiita era governado por uma monarquia pró- ocidental, centralizada no Xá Reza Pahlevi, que reprimia o clero xiita. Em 1978, a oposição ao xá se uinu ao Aiatolá Khomeini, que se encontrava exilado na França.Uma insurreição popular derrubou o xá.

33 Em 1979 o Irã se transformou em república islâmica e passou a ser controlado pelo clero xiita. Os xiitas deram amplos poderes ao Aiatolá Khomeini, que recuperou as instituições e costumes da tradição islâmica e modificou a vida cotidiana dos iranianos. A instalação da República Islâmica no Irã representou um grande estímulo para o fundamentalismo islâmico.

34 A Revolução no Irã representou o fracasso dos regimes laicos, nos países árabes e muçulmanos, em promover a modernização econômica e social e combater a pobreza. Multiplicaram-se organizações e grupos fundamentalistas tanto nos países árabes e sunitas (Argélia, Egito, Líbano e territórios palestinos) quanto em países muçulmanos como Paquistão e Afeganistão.

35 Os xiitas esperam formar repúblicas islâmicas em todo o mundo muçulmano, reproduzindo o modelo muçulmano. Os xiitas estão solidamente implantados no Tadjiquistão, no Afeganistão e no Líbano.Lutam para tomar o poder no Egito e na Argélia, mesmo que nestes países a maioria dos muçulmanos seja sunita.

36 Mulheres Xiitas

37 O ISLÃ E A POLÍTICA Os fundamentos do Corão prevê união entre religião e política onde o califa, líder da comunidade islâmica é chefe religioso e chefe político, e deve se submeter inteiramente ao Corão. Para os muçulmanos o Islã é, ao mesmo tempo, uma religião e um sistema jurídico, que deve funcionar como um fundamento da política.

38 Assim, não deve haver separação entre os preceitos da religião e as normas que regem a vida em sociedade. Isso acontece tanto na Arábia Saudita, governada por uma monarquia sunita quanto na República do Irã, onde o poder político é exercido pelos aiatolás xiitas. Todo muçulmano deve estar atento para que a ordem social corresponda aos princípios islâmicos. A Jihad, ou guerra santa é a luta constante para que isto aconteça.

39 Alguns grupos islâmicos radicais, conhecidos como fundamentalistas, pregam uma guerra santa violenta e enfrentam seus inimigos com arma em punho aqueles que são considerados inimigos da sua fé. Diversos grupos fundamentalistas estiveram envolvidos em atividades de perseguição política aos seus opositores, como por exemplo o escritor Salman Rushdie. Esses grupos são responsáveis por atos terroristas, como por exemplo Bin Laden, líder da organização fundamentalista Al Qaeda.

40 Osama Bin Laden

41 Ataque às Torres gêmeas

42 Atentado em Madri

43 Mulheres no Afeganistão

44 Algumas das muitas restrições impostas pelo Taliban ao povo do Afeganistão É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa, incluindo professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras etc. É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um mahram (pai, irmão ou marido). É proibido ser tratada por médicos homens. É proibido o estudo em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional. É obrigado o uso do véu completo (Burqa) que cobre a mulher dos pés à cabeça. Mulheres são proibidas de usar os banheiros públicos (a maioria não tem banheiro em casa)

45 Ônibus públicos são divididos em dois tipos, para homens e mulheres. Os dois não podem viajar em um mesmo ônibus. O testemunho de uma mulher vale a metade que o testemunho masculino, a mulher não pode recorrer à corte diretamente - isso tem que ser feito por um membro masculino da sua família É proibido às mulheres cantar. É proibido a homens e mulheres ouvir música. É completamente proibido assistir filmes, televisão, ou vídeo.


Carregar ppt "O MUNDO ISLÂMICO Prof. Jane Ilce. É a religião com maior número de seguidores e é a religião que mais cresce no mundo. Noite do Destino : Maomé recebe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google