A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda. Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA No pós-guerra os Europeus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda. Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA No pós-guerra os Europeus."— Transcrição da apresentação:

1 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda

2 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA No pós-guerra os Europeus estavam destruídos, exércitos inexistentes, era o momento certo para a libertação.

3 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda Índia: Mahatma Gandhi conseguiu a independência pregando a Desobediência Civil, não- violência, Marcha do Sal, em 1947, foi assassinado em 48 por um membro da seita Sikis.

4 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda Do mundo Indiano se desmembraram o Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka, Myanma - (Birmânia), todos dependentes do 1º mundo.

5 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda

6 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda A Indonésia se libertou da Inglaterra em Sukarmo Argélia em França. Congo em Bélgica; Nigéria Inglaterra- Guerra de Biafra.

7 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda Angola e Moçambique África do Sul, guerra dos Boeres Inglaterra, implantação do Apartheid: os negros não tinham direito ao voto e nem de propriedade.

8 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda Em 1948 o Apartheid foi aperfeiçoado - leis do Apartheid Nelson Mandela e o CNA - Bantustões

9 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda Com o fim da G F, não interessava mais para os USA manter um regime tão caro abominado pela humanidade. – Frederik Willem de Klerk, último presidente do Apartheid.

10 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda Sitiada, boicotada e sem ajuda econômica a Af. do Sul revoga o regime Segregacionista em 1994, Nelson Mandela foi eleito nas primeiras eleições.

11 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda

12 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda REVOLUÇÃO ISLÂMICA Transformou o Irã, de uma monarquia autocrática pró- Ocidente, em uma república populista teocrática islâmica sob o comando do Aiatolá Khomeini. 1980/90 = guerra contra o Iraque, chefiado por Saddam Hussein, auxiliado pelos EUA.

13 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda Guerra do Líbano – 1982/90 - O país fazia parte da Síria e ficou independente da França em 1943, formado por população cristã e muçulmana.

14 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda

15 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda

16 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda

17 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda

18 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda

19 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda Nos anos 70 recebeu milhares de refugiados palestinos, com isso os muçulmanos eram agora 70% da população. Começa a guerra pela hegemonia política do país.

20 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda Foi invadido por Israel em 82 para destruir guerrilheiros palestinos.

21 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda Guerra do Golfo Sadan Hussein invadiu o Kuwait - riquíssimo em petróleo, o mundo ocidental correu para ajudar o Kuwait, em poucos dias as tropas iraquianas renderam-se, incendiando as minas de ouro negro.

22 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda

23 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda Fundamentalismo Islâmico: a religião muçulmana em vários grupos, os principais são os Sunitas e os Xiitas. Estes são Fundamentalistas, ou seja, levam os ensinamentos do Corão ao pé da letra e defendem todas as tradições muçulmanas, resistem à cultura ocidental, identificados pelo Imperialismo.

24 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda CONTINUA A PRESENÇA DOS EUA NO O.M. Antigos aliados passam a se levantar contra os EUA. Saddam Hussein (Iraque), Talibãs (Afeganistão), Irã, Al Qaeda... Aumentam os atentados terroristas.

25 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda O ataque às Torres Gêmeas nos USA não foi à toa.

26 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda 15% dos muçulmanos são Fundamentalistas: Argélia, Egito, Jordânia, Marrocos, Tunísia, Irã. A maior oposição atualmente aos Imperialistas é o Fundamentalismo Islâmico no O M. Geográfico e Cultural.

27 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda A Invasão do Iraque em aliança entre os EUA, Reino Unido e muitas outras nações.

28 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda A ação dos Estados Unidos contra o Iraque tem como objetivo controlar reservas de petróleo no país. Os iraquianos têm pelo menos 112 bilhões de barris de petróleo cru em suas reservas, um número inferior apenas aos recursos da Arábia Saudita, o maior produtor mundial. Os americanos, em contrapartida, são os principais consumidores de petróleo do planeta, abrigando as sedes de algumas das principais empresas multinacionais do setor.

29 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda

30 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda

31 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda

32 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda

33 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda

34 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda A bomba não destruirá a vida O homem (tenho esperança) liquidará a bomba. (Carlos Drummond de Andrade)

35 Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda


Carregar ppt "Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda. Guerras do Oriente Médio Adriano Valenga Arruda DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA No pós-guerra os Europeus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google