A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Descolonização Afro-Asiática Mod. 29. Fatores da Descolonização Enfraquecimento da Europa após a I Guerra Mundial. Crise de 1929 acentuou a crise europeia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Descolonização Afro-Asiática Mod. 29. Fatores da Descolonização Enfraquecimento da Europa após a I Guerra Mundial. Crise de 1929 acentuou a crise europeia."— Transcrição da apresentação:

1 Descolonização Afro-Asiática Mod. 29

2 Fatores da Descolonização Enfraquecimento da Europa após a I Guerra Mundial. Crise de 1929 acentuou a crise europeia pós- Primeira Guerra. Agravamento das condições de vida dos colonos Greves e revoltas contra as metrópoles europeias Total declínio da Europa após a II Guerra Mundial Carta da ONU – autodeterminação dos povos Influências entre EUA e URSS em dominar as novas nações

3 As vias da descolonização PacíficaViolenta A independência da colônia era realizada progressivamente pela metrópole, com a concessão de autonomia politico-administrativa, mantendo-se o controle econômico, assim criando um novo tipo de dependência Resultaram da intransigência das metrópoles em conceder autonomia às colônias. Surgiam as lutas de emancipação geralmente vinculadas ao socialismo.

4 Fim do domínio inglês na Índia Movimento de independência por Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nehru Desobediência civil e a não violência 1947 – independência Divergências religiosas levam ao surgimento da: Índia dominada pelos ingleses desde 1858 Rainha Vitória imperatriz dos indianos União Indiana – maioria hinduísta – Nehru Paquistão (Ocidental e Oriental ) maioria islamita – Ali Jinnah Ceilão – (Sri Lanka) – maioria budista As divergências religiosas e nacionalistas entre hinduístas e muçulmanos levaram ao assassinato de Gandhi em 1948.

5 A Indonésia Colônia holandesa desde o século XVI Durante a Segunda Guerra, alemães invadem a Holanda e japoneses, a Indonésia. Fortalecimento do movimento de emancipação 17 de agosto de 1945: proclamação da independência da República da Indonésia O então presidente da Indonésia, Ahmed Sukarno, em 1952

6 Índia e Paquistão

7 A Indochina Colonizada pela França durante o século XIX Ocupada por japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Após derrota japonesa no conflito mundial, a França e o Vietminh (Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã) (Ho Chi Minh) passam a lutar pelo controle do país. Começa, então, a Guerra da Indochina, encerrada somente em 1954, derrota francesa – Batalha de Dien Bien Phu BETTMANN/CORBIS/LATINSTOCK Conferência de Genebra 1954 Retirada das tropas Independência da Indochina, dividida em Laos Camboja Vietnã do Norte Vietnã do Sul

8 A Guerra do Vietnã Separação do Vietnã em Vietnã do Norte (comunista) e Vietnã do Sul (monarquia) Ditadura militar no Vietnã do Sul durante um plebiscito sobre a reunificação do país 1960: resistência comunista do Sul cria a Frente de Libertação Nacional, cujo braço armado ficou conhecido como exército vietcongue.

9 A Guerra do Vietnã 1961: início do envolvimento americano no conflito. John Kennedy envia ao Vietnã do Sul 15 mil conselheiros militares. 1963: assassinato do ditador do Vietnã do Sul Golpes que geraram o caos político na região. Aumento da interferência americana e intervenção militar na região. Mulheres e crianças vietnamitas feridas durante Guerra do Vietnã (1965)

10 A Guerra do Vietnã Janeiro de 1968: guerrilheiros vietcongues e soldados norte- -vietnamitas lançaram a ofensiva do Tet. Forças sul-vietnamitas reagem com ferocidade. 1973: Nixon assina Acordo de Paris. 1976: Unificação dos Vietnãs – República Socialista do Vietnã. Maior derrota americana: soldados mortos, desaparecidos em ação e feridos.


Carregar ppt "Descolonização Afro-Asiática Mod. 29. Fatores da Descolonização Enfraquecimento da Europa após a I Guerra Mundial. Crise de 1929 acentuou a crise europeia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google