A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Período 1945 – 1956: Período 1945 – 1956: URSS é devastada pela guerra mas fortalecida politicamente: Alargamento do campo socialista; Alargamento do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Período 1945 – 1956: Período 1945 – 1956: URSS é devastada pela guerra mas fortalecida politicamente: Alargamento do campo socialista; Alargamento do."— Transcrição da apresentação:

1

2 Período 1945 – 1956: Período 1945 – 1956: URSS é devastada pela guerra mas fortalecida politicamente: Alargamento do campo socialista; Alargamento do campo socialista; Revolução Chinesa (1949); Revolução Chinesa (1949); Stálin transforma a URSS numa Stálin transforma a URSS numa potência mundial. potência mundial.

3

4 20º Congresso do PCUS (1956): 20º Congresso do PCUS (1956): 1953 morre Stálin morre Stálin Kruchev critica Stálin acusando-o de ter usado métodos ditatoriais Kruchev critica Stálin acusando-o de ter usado métodos ditatoriais. Início do processo de desestalinização. Início do processo de desestalinização. Revisionistas versus ortodoxos. Revisionistas versus ortodoxos. Início do conflito sino-soviético. Início do conflito sino-soviético.

5 Revolução Cubana (1959): Revolução Cubana (1959): Fidel Castro derruba a ditadura de Fulgêncio Batista, Fidel Castro derruba a ditadura de Fulgêncio Batista, por meio de luta armada. por meio de luta armada. Mudanças em Cuba ferem os interesses norte- Mudanças em Cuba ferem os interesses norte- americanos na região. americanos na região. EUA por meio da OEA: rompimento com Cuba e EUA por meio da OEA: rompimento com Cuba e bloqueio econômico. bloqueio econômico. 1961: declarado o caráter socialista da Revolução 1961: declarado o caráter socialista da Revolução Cubana. Cubana.

6 Revolução Cubana (continuação...): Revolução Cubana (continuação...): A posição estratégica de Cuba faz agravar a A posição estratégica de Cuba faz agravar a Guerra Fria. Guerra Fria. O impacto da Revolução Cubana: O impacto da Revolução Cubana: Além do conflito sino-soviético, ocorre mais uma Além do conflito sino-soviético, ocorre mais uma cisão na esquerda: a luta armada como alternativa cisão na esquerda: a luta armada como alternativa para se alcançar o poder. para se alcançar o poder. Critica-se dentro da esquerda os que defendem a Critica-se dentro da esquerda os que defendem a via eleitoral. via eleitoral.

7 Guerra do Vietnã (1965 – 1973): Guerra do Vietnã (1965 – 1973): Em 1965, os franceses são derrotados na Em 1965, os franceses são derrotados na Indochina. Indochina. Acordos em Genebra criam temporariamente: Acordos em Genebra criam temporariamente: Vietnã do Norte (socialista); Vietnã do Norte (socialista); Vietnã do Sul (não socialista). Vietnã do Sul (não socialista). O governo ineficiente e corrupto do Vietnã do Sul O governo ineficiente e corrupto do Vietnã do Sul favorece o crescimento do Vietcong, organização favorece o crescimento do Vietcong, organização política de esquerda que passa a combater o política de esquerda que passa a combater o governo sul-vietnamita. governo sul-vietnamita.

8 Guerra do Vietnã (continuação...): Guerra do Vietnã (continuação...): Os EUA dão suporte ao governo sul-vietnamita. Os EUA dão suporte ao governo sul-vietnamita. A partir de 1965, aumenta o envolvimento dos A partir de 1965, aumenta o envolvimento dos EUA. EUA. Generaliza-se a Guerra. Generaliza-se a Guerra. Em 1973, os EUA foram derrotados. Em 1973, os EUA foram derrotados. Prestígio para o socialismo. Prestígio para o socialismo.

9 A perestroika: A perestroika: A partir de 1985, Mikhail Gorbatchev A partir de 1985, Mikhail Gorbatchev assume a direção da URSS. assume a direção da URSS. Inicia-se a perestroika (reestruturação). Inicia-se a perestroika (reestruturação). Críticas ao regime, que perdeu a batalha da Críticas ao regime, que perdeu a batalha da produção, da tecnologia e do bem-estar social. produção, da tecnologia e do bem-estar social. Problemas não resolvidos, foram enterrados e hoje Problemas não resolvidos, foram enterrados e hoje voltam à tona com muita intensidade. voltam à tona com muita intensidade.

10 A perestroika (continuação...): A perestroika (continuação...): Há mudanças nos países do Leste Europeu que Há mudanças nos países do Leste Europeu que ainda estão em curso, mas certamente a situação ainda estão em curso, mas certamente a situação nesses países não mais será como era antes. nesses países não mais será como era antes.

11 Da URSS à CEI (1991): Da URSS à CEI (1991): Esfacelamento da URSS: Esfacelamento da URSS: Repúblicas proclamam independência. Repúblicas proclamam independência. Cria-se a CEI Cria-se a CEI (Comunidade de Estados Independentes). (Comunidade de Estados Independentes). Extinta a URSS. Extinta a URSS. Problemas étnico-religiosos e contra a supremacia Problemas étnico-religiosos e contra a supremacia da Rússia na CEI. da Rússia na CEI.

12 Reunificação da Alemanha (1990): Reunificação da Alemanha (1990): Gorbatchev visita a Alemanha Oriental e ocorrem Gorbatchev visita a Alemanha Oriental e ocorrem manifestações a favor de reformas (outubro, 1989). manifestações a favor de reformas (outubro, 1989). Repressão às manifestações aumenta as Repressão às manifestações aumenta as contestações. contestações. Destruído o muro de Berlin e a Alemanha é Destruído o muro de Berlin e a Alemanha é reunificada ( ). reunificada ( ).

13 Polônia: Polônia: Movimento sindical Solidariedade contesta o Movimento sindical Solidariedade contesta o socialismo. socialismo. Repressão às contestações aumenta a oposição e Repressão às contestações aumenta a oposição e um não comunista assume o governo (agosto, um não comunista assume o governo (agosto, 1989). 1989). Reformas promovem o pluripartidarismo e a Reformas promovem o pluripartidarismo e a privatização de estatais. privatização de estatais.

14 Tchecoslováquia: Tchecoslováquia: Movimentos contra a presença das tropas do Pacto Movimentos contra a presença das tropas do Pacto de Varsóvia no país. de Varsóvia no país. A condenação de políticos de oposição ao regime, A condenação de políticos de oposição ao regime, desencadeia uma onda de protestos. desencadeia uma onda de protestos. (1989 – 1990) Fim do socialismo e adoção do (1989 – 1990) Fim do socialismo e adoção do pluripartidarismo. pluripartidarismo Separação da República Tcheca da Separação da República Tcheca da República Eslovaca. República Eslovaca.

15 Hungria: Hungria: Saída de János Kádár do governo Saída de János Kádár do governo. Início de reformas. Início de reformas Adotado o pluripartidarismo Adotado o pluripartidarismo. Reformas econômicas que incluem a privatização e Reformas econômicas que incluem a privatização e o fim do socialismo. o fim do socialismo.

16 Romênia Romênia: Protestos contra medidas repressivas do governo Protestos contra medidas repressivas do governo provocam rápida liquidação do regime socialista. provocam rápida liquidação do regime socialista O governante Nicolae Ceausescu é O governante Nicolae Ceausescu é executado. executado. O novo governo anistiou os presos políticos e O novo governo anistiou os presos políticos e estabeleceu o pluripartidarismo. estabeleceu o pluripartidarismo.

17 Bulgária: Bulgária: Reflexos das reformas na URSS atingem a Reflexos das reformas na URSS atingem a Bulgária: Bulgária: Pluripartidaris mo; Pluripartidaris mo; Anistia a presos políticos; Anistia a presos políticos; Liberdade de opinião. Liberdade de opinião Nova Constituição Nova Constituição.

18 Albânia: Albânia: Era o mais atrasado dos países socialistas Era o mais atrasado dos países socialistas europeus. europeus. Defendia o stalinismo. Defendia o stalinismo. O novo governo instaura o pluripartidarismo e O novo governo instaura o pluripartidarismo e as reformas econômicas. as reformas econômicas.

19 Iugoslávia Iugoslávia: Marcada pela violência na desestruturação do Marcada pela violência na desestruturação do regime socialista. regime socialista. País governado pelo marechal Tito, era uma País governado pelo marechal Tito, era uma federação de 6 repúblicas: federação de 6 repúblicas: Sérvia (hegemônica); Sérvia (hegemônica); Eslovênia; Eslovênia; Croácia; Croácia; Bósnia-Herzegóvina; Bósnia-Herzegóvina; Montenegro; Montenegro; Macedônia. Macedônia.

20 Iugoslávia (continuação...): Iugoslávia (continuação...): 1980 A morte de Tito provoca exigências das 1980 A morte de Tito provoca exigências das outras repúblicas por maior autonomia em relação outras repúblicas por maior autonomia em relação à Sérvia. à Sérvia. Existiam populações sérvias nas outras 5 Existiam populações sérvias nas outras 5 repúblicas que se opunham à autonomia. repúblicas que se opunham à autonomia O Kosovo, enclave albanês na Sérvia, 1990 O Kosovo, enclave albanês na Sérvia, proclama sua independência em relação à Sérvia. proclama sua independência em relação à Sérvia. Não se efetiva. Não se efetiva.

21 Iugoslávia (continuação...): Iugoslávia (continuação...): Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegóvina e Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegóvina e Macedônia proclamam-se independentes. Macedônia proclamam-se independentes. Sérvios da Croácia, da Eslovênia e da Bósnia Sérvios da Croácia, da Eslovênia e da Bósnia iniciam uma guerra civil contra os movimentos de iniciam uma guerra civil contra os movimentos de independência. independência. A Macedônia recebe oposição da Sérvia e da A Macedônia recebe oposição da Sérvia e da Grécia. Grécia.

22 Iugoslávia (continuação...): Iugoslávia (continuação...): Na Grécia, há uma província chamada Macedônia Na Grécia, há uma província chamada Macedônia que poderá se juntar à Macedônia (da Iugoslávia) que poderá se juntar à Macedônia (da Iugoslávia) independente. independente. Da antiga Iugoslávia restaram somente a Sérvia e Da antiga Iugoslávia restaram somente a Sérvia e Montenegro. Montenegro. Na Bósnia ocorre o extermínio da população de Na Bósnia ocorre o extermínio da população de religião mulçumana. religião mulçumana.

23

24 Uma nova ordem mundial: Uma nova ordem mundial: época da Guerra Fria época da Guerra Fria. O mundo dividido em 2 blocos antagônicos. O mundo dividido em 2 blocos antagônicos. A partir de 1990 as relações internacionais se A partir de 1990 as relações internacionais se reestruturam, diferentes da época da Guerra Fria. reestruturam, diferentes da época da Guerra Fria. Nova ordem mundial ainda não possui um Nova ordem mundial ainda não possui um contorno definido. contorno definido.


Carregar ppt "Período 1945 – 1956: Período 1945 – 1956: URSS é devastada pela guerra mas fortalecida politicamente: Alargamento do campo socialista; Alargamento do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google