A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Mundo Socialista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Mundo Socialista."— Transcrição da apresentação:

1 O Mundo Socialista

2 O Mundo Socialista Alargamento do campo socialista;
Período 1945 – 1956: URSS é devastada pela guerra mas fortalecida politicamente: Alargamento do campo socialista; Revolução Chinesa (1949); Stálin transforma a URSS numa potência mundial.

3

4 O Mundo Socialista 1953  morre Stálin.
20º Congresso do PCUS (1956): 1953  morre Stálin. 1956  Kruchev critica Stálin acusando-o de ter usado métodos ditatoriais. Início do processo de “desestalinização”. “Revisionistas” versus “ortodoxos”. Início do conflito sino-soviético.

5 O Mundo Socialista Revolução Cubana (1959): Fidel Castro derruba a ditadura de Fulgêncio Batista, por meio de luta armada. Mudanças em Cuba ferem os interesses norte- americanos na região. EUA por meio da OEA: rompimento com Cuba e bloqueio econômico. 1961: declarado o caráter socialista da Revolução Cubana.

6 O Mundo Socialista O impacto da Revolução Cubana:
Revolução Cubana (continuação...): A posição estratégica de Cuba faz agravar a Guerra Fria. O impacto da Revolução Cubana: Além do conflito sino-soviético, ocorre mais uma cisão na esquerda: a “luta armada como alternativa para se alcançar o poder. Critica-se dentro da esquerda os que defendem a “via eleitoral”.

7 O Mundo Socialista Em 1965, os franceses são derrotados na Indochina.
Guerra do Vietnã (1965 – 1973): Em 1965, os franceses são derrotados na Indochina. Acordos em Genebra criam temporariamente: Vietnã do Norte (socialista); Vietnã do Sul (não socialista). O governo ineficiente e corrupto do Vietnã do Sul favorece o crescimento do Vietcong, organização política de esquerda que passa a combater o governo sul-vietnamita.

8 O Mundo Socialista Generaliza-se a Guerra.
Guerra do Vietnã (continuação...): Os EUA dão suporte ao governo sul-vietnamita. A partir de 1965, aumenta o envolvimento dos EUA. Generaliza-se a Guerra. Em 1973, os EUA foram derrotados. Prestígio para o socialismo.

9 O Mundo Socialista A partir de 1985, Mikhail Gorbatchev
A perestroika: A partir de 1985, Mikhail Gorbatchev assume a direção da URSS. Inicia-se a perestroika (reestruturação). Críticas ao regime, que perdeu a batalha da produção, da tecnologia e do bem-estar social. Problemas não resolvidos, foram enterrados e hoje voltam à tona com muita intensidade.

10 O Mundo Socialista Há mudanças nos países do Leste Europeu que
A perestroika (continuação...): Há mudanças nos países do Leste Europeu que ainda estão em curso, mas certamente a situação nesses países não mais será como era antes.

11 O Mundo Socialista Esfacelamento da URSS:
Da URSS à CEI (1991): Esfacelamento da URSS: Repúblicas proclamam independência. Cria-se a CEI (Comunidade de Estados Independentes). Extinta a URSS. Problemas étnico-religiosos e contra a supremacia da Rússia na CEI.

12 O Mundo Socialista Gorbatchev visita a Alemanha Oriental e ocorrem
Reunificação da Alemanha (1990): Gorbatchev visita a Alemanha Oriental e ocorrem manifestações a favor de reformas (outubro, 1989). Repressão às manifestações aumenta as contestações. Destruído o muro de Berlin e a Alemanha é reunificada ( ).

13 O Mundo Socialista Movimento sindical “Solidariedade” contesta o
Polônia: Movimento sindical “Solidariedade” contesta o socialismo. Repressão às contestações aumenta a oposição e um não comunista assume o governo (agosto, 1989). Reformas promovem o pluripartidarismo e a privatização de estatais.

14 O Mundo Socialista Movimentos contra a presença das tropas do Pacto
Tchecoslováquia: Movimentos contra a presença das tropas do Pacto de Varsóvia no país. A condenação de políticos de oposição ao regime, desencadeia uma onda de protestos. (1989 – 1990)  Fim do socialismo e adoção do pluripartidarismo.  Separação da República Tcheca da República Eslovaca.

15 O Mundo Socialista 22-05-1968  Saída de János Kádár do governo.
Hungria:  Saída de János Kádár do governo. Início de reformas. 1989  Adotado o pluripartidarismo. Reformas econômicas que incluem a privatização e o fim do socialismo.

16 O Mundo Socialista Protestos contra medidas repressivas do governo
Romênia: Protestos contra medidas repressivas do governo provocam rápida liquidação do regime socialista.  O governante Nicolae Ceausescu é executado. O novo governo anistiou os presos políticos e estabeleceu o pluripartidarismo.

17 O Mundo Socialista Reflexos das reformas na URSS atingem a Bulgária:
Pluripartidarismo; Anistia a presos políticos; Liberdade de opinião. 1991  Nova Constituição.

18 O Mundo Socialista Albânia: Era o mais atrasado dos países socialistas
europeus. Defendia o “stalinismo”. O novo governo instaura o pluripartidarismo e as reformas econômicas.

19 O Mundo Socialista Marcada pela violência na desestruturação do
Iugoslávia: Marcada pela violência na desestruturação do regime socialista. País governado pelo marechal Tito, era uma federação de 6 repúblicas: Sérvia (hegemônica); Eslovênia; Croácia; Bósnia-Herzegóvina; Montenegro; Macedônia.

20 O Mundo Socialista 1980  A morte de Tito provoca exigências das
Iugoslávia (continuação...): 1980  A morte de Tito provoca exigências das outras repúblicas por maior autonomia em relação à Sérvia. Existiam populações sérvias nas outras 5 repúblicas que se opunham à autonomia. 1990  O Kosovo, enclave albanês na Sérvia, proclama sua independência em relação à Sérvia. Não se efetiva.

21 O Mundo Socialista Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegóvina e
Iugoslávia (continuação...): Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegóvina e Macedônia proclamam-se independentes. Sérvios da Croácia, da Eslovênia e da Bósnia iniciam uma guerra civil contra os movimentos de independência. A Macedônia recebe oposição da Sérvia e da Grécia.

22 O Mundo Socialista Na Grécia, há uma província chamada Macedônia
Iugoslávia (continuação...): Na Grécia, há uma província chamada Macedônia que poderá se juntar à Macedônia (da Iugoslávia) independente. Da antiga Iugoslávia restaram somente a Sérvia e Montenegro. Na Bósnia ocorre o extermínio da população de religião mulçumana.

23

24 O Mundo Socialista 1945-1990  época da Guerra Fria.
Uma nova ordem mundial:  época da Guerra Fria. O mundo dividido em 2 blocos antagônicos. A partir de 1990  as relações internacionais se reestruturam, diferentes da época da Guerra Fria. Nova ordem mundial ainda não possui um contorno definido.


Carregar ppt "O Mundo Socialista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google