A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO – AVALIAÇÃO MENSAL CONTEÚDO:- O MUNDO NO PÓS-GUERRA - A REVOLUÇÃO CHINESA - A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E DA ÁFRICA - EM BUSCA DA AUTODETERMINAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES DE ESTUDO – AVALIAÇÃO MENSAL CONTEÚDO:- O MUNDO NO PÓS-GUERRA - A REVOLUÇÃO CHINESA - A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E DA ÁFRICA - EM BUSCA DA AUTODETERMINAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÕES DE ESTUDO – AVALIAÇÃO MENSAL CONTEÚDO:- O MUNDO NO PÓS-GUERRA - A REVOLUÇÃO CHINESA - A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E DA ÁFRICA - EM BUSCA DA AUTODETERMINAÇÃO - OS ESTADOS UNIDOS APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

2 O MUNDO NO PÓS-GUERRA DESTAQUE: GUERRA FRIA Disputa política e ideológica entre capitalismo, liderado pelos Estados Unidos, e socialismo/comunismo, liderado pela URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) Objetivo da Guerra Fria: Conquistar um maior número de áreas de influência (não é conquista de território) = TERCEIRO MUNDO Fases da Guerra Fria: 1ª Fase – Corrida Armamentista, onde os dois lados se preocupavam em formar exércitos numerosos e desenvolvimentos de novas armas, principalmente armas nucleares)

3 O MUNDO NO PÓS-GUERRA DESTAQUE:Fases da Guerra Fria: Os alto custos da Corrida Armamentista quase levou a URSS a falência, fazendo que o líder soviético, NIKITA KRUSCHEV, propôs a COEXISTÊNCIA PACÍFICA, onde capitalismo e socialismo poderiam conviver juntos. 2ª Fase – Corrida Espacial e Tecnológica, onde os dois lados se preocupavam em desenvolver cada vez mais seus produtos tecnológicos, marcada pelo conquista do espaço, mas também desenvolvida em outros aspectos, como esportivo, cultural etc.

4 O MUNDO NO PÓS-GUERRA DESTAQUE:Disputa Indireta: Estados Unidos e URSS nunca se enfrentaram diretamente durante a Guerra Fria. Esta disputa ocorria de forma indireta. Conflitos em várias partes do mundo onde sempre estavam presentes interesses capitalistas e socialistas. Principais conflitos indiretos: Guerra da Coréia: Após a conquista de sua independência, o país fica dividido em Coréia do Norte – socialista, e Coréia do Sul – capitalista. Haveria uma eleição para se poder unificar o país, mas antes que ela ocorresse a Coréia do Norte – socialista - invade a Coréia do Sul – capitalista. Os Estados Unidos entram na guerra para ajudar a Coréia do Sul, mas com a impossibilidade de derrotar o exército da Coréia do Norte que se refugiava na China, os Estados Unidos desistem da guerra, e o país fica dividido até os dias de hoje.

5 O MUNDO NO PÓS-GUERRA DESTAQUE:Disputa Indireta: Principais conflitos indiretos: Guerra do Vietnã: Após a conquista de sua independência, o país fica dividido em Vietnã do Norte – socialista, e Vietnã do Sul – capitalista. Haveria uma eleição para se poder unificar o país, mas antes que ela ocorresse o Vietnã do Sul – capitalista - invade o Vietnã do Norte – socialista – pois no Sul, havia um grande movimento socialista chamado de Frente de Libertação Nacional, que possuía um braço armado, conhecido por vietgongues. Os Estados Unidos entram na guerra para ajudar o Vietnã do Sul, mas tendo que enfrentar os vietcongues, que utilizavam a tática da guerrilha no Sul, e o exercito do Vietnã do Norte, os Estados Unidos foram derrotados, ficando o país unificado sob um governo socialista.

6 O MUNDO NO PÓS-GUERRA DESTAQUE:Disputa Indireta: Outros conflitos: Descolonização da África: Em praticamente todos os países africanos, onde eram colocadas etnias diferentes em um mesmo território, houve interferência dos Estados Unidos e da URSS ou China nos conflitos étnicos. América Latina: Em praticamente todos os países da América Latina a URSS tentou fortalecer movimentos socialistas, enquanto os Estados Unidos, por meio da CIA, financiava campanhas de políticos pró americanos ou então fomentar golpes militares quando algum governo pró socialista chegava ao poder através dos votos.

7 REVOLUÇÃO CHINESA DESTAQUE:Relação entre Revolução Chinesa e Revolução Russa Partido Nacionalista - KUOMINTANG: Partido que lutou pela proclamação da república na China, e que após esta conquista passou a governar o país. PCC (Partido Comunista Chinês: Liderado por MAO TSÉ-TUNG, apoiava o KUOMINTANG na luta pela proclamação da república na China, mas após esta conquista passou a ser perseguido pelos capitalistas (KUOMINTANG), como no caso do MASSAGRE DE XANGAI onde tropas do KUOMINTNG massacraram milhares de pessoas ligadas ao PCC. Para escapar da perseguição, MAO TSÉ- TUNG, se refugiou nas montanhas e organizou a LONGA MARCHA, em que soldados socialistas percorriam o território chinês enfrentando as tropas capitalistas. Em 1949, MAO TSÉ-TUNG consegue derrotar os capitalistas e proclama a REPÚBLICA POPULAR DA CHINA – SOCIALISTA. Obs. MAO TSÉ-TUNG, pela sua liderança, passa a ser conhecido como o GRANDE TIMONEIRO.

8 REVOLUÇÃO CHINESA DESTAQUE: REVOLUÇÃO CULTURAL: Para esconder o fracasso do GRANDE SALTO PARA FRENTE (Plano de desenvolvimento elaborado pelo governo socialista), MAO TSÉ-TUNG cria a revolução dentro da revolução, onde os velhos administradores foram trocados por pessoas mais jovens e ficou proibida qualquer contato com a cultura ocidental ou capitalistas (livros, música etc).

9 DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E DA ÁFRICA DESTAQUE:FATORES QUE CONTRIBUÍRAM: A GUERRA FRIA, pois tanto Estados Unidos, quanto URSS queriam aumentar a sua área de influência, para isto as colônias tinham que se tornar livres. ONU, pois ela tinha sido criada para lutar pela igualdade e liberdade de todos os povos da Terra. Também por ser controlada pelos Estados Unidos e pela URSS. ENFRAQUECIMENTO DAS METRÓPOLES EUROPÉIAS, em função da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. LUTA DOS POVOS COLONIZADOS, que queriam e lutavam pela sua independência. OPINIÃO PÚBLICA MUNDIAL, que passou a apoiar o fim do colonialismo/imperialismo.

10 DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E DA ÁFRICA DESTAQUE:VIAS DE LIBERTAÇÃO: VIA PACÍFICA: onde as metrópoles concediam a independência política, interessadas em manter a dependência econômica de suas antigas colônias. VIA ARMADA: onde as antigas colônias só conseguiam sua independência por meio de conflitos armados com suas metrópoles. OBS. Se discute muito se as independências da África e da Ásia foram conquistadas pelos povos colonizados ou se ela foi concedida pelos países europeus. Na realidade foram as duas, pois se não houvesse um movimento disposto a lutar pela independência, as metrópoles não abririam mão de suas colônias. Em contrapartida, mesmo aqueles países que conseguiram sua independência por meio da VIA ARMADA, acabavam se tornando dependentes economicamente de uma grande potência em função da necessidade de se reestruturar após a luta pela independência.

11 EM BUSCA DA AUTODETERMINAÇÃO DESTAQUE: LÍDER: MAHATMA GANDHI INDEPENDÊNCIA DA ÍNDIA GANDHI ganhou destaque mundial por ter conseguido a independência da Índia utilizando-se de duas estratégicas: NÃO- VIOLÊNCIA e a DESOBEDIÊNCIA CIVIL. NÃO-VIOLÊNCIA, por mais que os ingleses pudessem maltratar o povo indiano, GANDHI, proibia o uso de violência ou o uso de armas. Mesmo para defender a própria vida. DESOBEDIÊNCIA CIVIL, dentre várias medidas desta estratégia, as mais conhecidas eram a de não se pagar impostos aos ingleses, não comprar nenhum produto inglês, e descumprir as leis impostas pelos ingleses.

12 EM BUSCA DA AUTODETERMINAÇÃO DESTAQUE:INDEPENDÊNCIA DA ÍNDIA GANDHI ganhou o apoio mundial para a independência da Índia pela utilização de suas estratégias, pois o ser humano tem a tendência de ficar do lado do mais fraco. DIVISÃO DA ÍNDIA: após a independência a Índia teve seu território dividido em dois, dando origem a Índia e ao Paquistão. Esta divisão se deu por motivos religiosos, pois na Índia conviviam uma maioria de hindus, com uma minoria de muçulmana. A Índia ficou para os hindus, e o Paquistão para os muçulmanos. Com isso, GANDHI, impediu que ocorresse uma guerra civil na Índia, o que poderia possibilitar que interesses capitalistas e socialistas ficassem cada um de um lado, fazendo a Índia entrar no esquema deconflitos indiretos da Guerra Fria.

13 EM BUSCA DA AUTODETERMINAÇÃO DESTAQUE:FIM DO IMPÉRIO COLONIAL PORTUGUÊS PORTUGAL era governado por um Regime Totalitário, sendo assim, não se importava com os interesses de independência de suas colônias. Qualquer movimento neste sentido era sufocado com o uso da violência. As colônias portuguesas foram as últimas a conseguirem suas independências, e isso só se tornou possível quando o Regime Totalitário português chegou ao fim por meio da Revolução dos Cravos. CONFERÊNCIA DE BANGUNG: reunião dos novos países (Ásia e África), para juntos se colocarem como neutros em relação a GUERRA FRIA (capitalismo x socialismo). Mas posteriormente, o termo TERCEIRO MUNDO passa a ser utilizado para designar os países pobres (Ásia, África e América Latina).

14 OS ESTADOS UNIDOS APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL DESTAQUE: O MACARTHISMO foi uma violenta onda anticomunista nos Estados Unidos. Este movimento perseguia qualquer um que levantasse questionamentos sobre o capitalismo. Muitos foram acusados de serem simpatizantes do comunismo, principalmente artistas, intelectuais e funcionários do governo. A QUESTÃO RACIAL diferente do que acontece no Brasil, a questão racial nos Estados Unidos e tratada de forma direta. Lógico que depois de muita luta, principalmente de figuras como MARTIN LUTHER KING, que se inspirava nas idéias de NÃO- VIOLÊNCIA de MAHATMA GANDHI, e do presidente JOHN F. KENNEDY, que lutaram para a aprovação da LEI DOS DIREITOS CIVIS nos Estados Unidos. OBS. Importante relacionar este conteúdo com a questão das cotas para negros na universidades brasileiras. Por que a maior potência do mundo pode encarar essa situação de frente e adotar este tipo de medida, o Brasil não?!

15 OS ESTADOS UNIDOS APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL DESTAQUE: PRECONCEITO RACIAL – idéia pré-concebida sobre determinada raça. Opinião adotada sem exame, somente imposta pelo meio, pela educação, ou formada a partir da aparência. DISCRIMINAÇÃO RACIAL – tratamento diferenciado, PARA PIOR, dado a pessoa de outra raça. SEGREGAÇÃO RACIAL – discriminação racial acompanhada de separação espacial.

16 OS ESTADOS UNIDOS APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL DESTAQUE: ECONOMIA – os Estados Unidos conseguiram, após a Segunda Guerra Mundial, transformar boa parte de suas indústria bélica (indústria de armas) em indústria de bens de consumo (carros, tv, etc), dando emprego aos soldados que voltavam da guerra. Para conseguir ter mercado para todos os seus produtos era importante para os Estados Unidos ter uma grande área de influência no mundo, por isso, a Guerra Fria. Também contou para isso a utilização do cinema, da televisão etc (meios de comunicação de massa), para divulgar seus produtos e seus valores. (Ver indústria cultural, sociedade de consumo, cultura de massa, reificação e alienação – página 25).


Carregar ppt "ORIENTAÇÕES DE ESTUDO – AVALIAÇÃO MENSAL CONTEÚDO:- O MUNDO NO PÓS-GUERRA - A REVOLUÇÃO CHINESA - A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA E DA ÁFRICA - EM BUSCA DA AUTODETERMINAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google