A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA 14/05/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA 14/05/2011."— Transcrição da apresentação:

1 EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA 14/05/2011

2 As primeiras colônias Os primeiros colonizadores chegaram à costa atlântica da América do Norte no século XVI. No nordeste, foi introduzida a policultura em pequenas e médias propriedades e a criação de gado leiteiro. Instalaram colônias de povoamento, voltadas para o mercado interno, mas que geravam excedentes, comercializados com a Europa e a África. Na porção sul-sudeste do território estabeleceram-se as colônias de exploração, apoiadas nas plantations.

3 A conquista da independência Inglaterra e França foram os principais rivais na disputa colonial a partir do século XVI. Guerra dos Sete Anos Vitória dos ingleses Apesar da vitória, a Inglaterra teve grandes prejuízos. Elevação dos impostos sobre as colônias da América do Norte Inúmeras revoltas entre os colonos Em 4 de julho de 1776, as Treze Colônias promulgaram a Declaração de Independência.

4 Politicas Imperialistas Destino Manifesto- uma justificativa ideológica que defendia serem os americanos( os brancos) um povo eleito,a quem Deus havia confiado a missão de ocupar os territórios situados entre os oceanos Atlântico e Pacifico e torná-los civilizados; Doutrina Monroe- Criada pelo presidente James Monroe (1823), A America para os americanos era o lema que nenhuma potencia européia poderia retomar suas antigas colônias.

5 Politicas Imperialistas Corolario Polk- Criada pelo presidente James Polk, assegurava que qualquer território poderia ser incorporado pelos EUA, caso fosse decisão de seus habitantes e do governo americano; Big Stick- fale baixo e carregue um grande porrete assim você vai longe; Doutrina de contenção- criada durante a Guerra Fria com o objetivo de conter a expansão do socialismo

6 A Guerra de Secessão ( ) As diferenças entre os colonos do nordeste e os do sul haviam sido abrandadas no decorrer do processo de independência. A vitória de Abraham Lincoln em 1860 fez com que os plantadores do sul se separassem da União, elaborando suas próprias leis. No fim de 1860 e começo de 1861, 11 estados separatistas formaram os Estados Confederados da América. Em 12 de abril de 1861 teve início a Guerra Civil ou Guerra de Secessão, que terminou em abril de 1865, com a vitória dos nortistas.

7 A Guerra de Secessão ( ) Após a Guerra de Secessão, os Estados Unidos entraram numa fase de desenvolvimento econômico que os colocou num patamar superior ao das grandes potências europeias. Essas transformações econômicas foram decisivas para a conquista da liderança mundial que o país mantém até os dias atuais.

8 O século XX e a conquista da liderança geopolítica mundial A política imperialista dos Estados Unidos na América Latina tornou-se explícita no início do século XX. Em 1901, o governo de Theodore Roosevelt lançou a política do Big Stick. Os princípios intervencionistas foram colocados em marcha contra diversos países latino- americanos no decorrer do século XX. Vietnã, 20 de fevereiro de 1967 BETTMAN/CORBIS/LATINSTOCK

9 O século XX e a conquista da liderança geopolítica mundial Intervenções e bases militares dos Estados Unidos a partir de 1990

10 O século XX e a conquista da liderança geopolítica mundial Guerra preventiva Autoridades dos EUA defenderam o direito do ataque preventivo a qualquer país que ameaçasse seus interesses. Afeganistão (2001) Iraque (2003) Controlado na época pelo grupo Talibã, acusado de abrigar a liderança da Al- Qaeda, responsabilizada pelos atentados de 11 de setembro. Acusado de produzir armas de destruição em massa e apoiar grupos terroristas envolvidos no 11 de setembro.

11 O século XX e a conquista da liderança geopolítica mundial Na América Latina, os Estados Unidos priorizaram ao Plano Colômbia. Ajuda financeira e militar ao combate ao narcotráfico e às Farc (Forças Armadas Revolucionárias Colombianas) O Plano Colômbia reforçou a presença militar dos EUA na América Latina.

12 Os dez maiores orçamentos militares do mundo 2007 Total dos dez maiores orçamentos Mundo


Carregar ppt "EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA 14/05/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google