A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo 09 – América do Norte Prof. Raphael Barbosa Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo 09 – América do Norte Prof. Raphael Barbosa Ramos."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 09 – América do Norte Prof. Raphael Barbosa Ramos

2 Cap.02 – EUA: a Conquista da Hegemonia política e econômica

3 Formação territorial Os primeiros colonizadores chegaram à costa atlântica da América do Norte no século XVI. De início, os espanhóis se estabeleceram apenas no sudeste e sudoeste e o primeiro núcleo de povoamento surgiria apenas em A região teve colonização de holandeses e posteriormente de ingleses.

4 Foram formadas pelos ingleses 13 colônias contínuas, que posteriormente formaram os EUA. Os processos de colonização e as relações que os colonos mantinham com a Inglaterra não eram iguais nas Treze Colônias. Nas regiões que atualmente correspondem ao norte e ao centro da Costa Leste desenvolveram-se colônias de povoamento, baseadas em pequenas e médias propriedades agrícolas policultoras e no trabalho livre e assalariado, com produção voltada para o mercado interno.

5 No Sul das Treze Colônias, estabeleceu-se as colônias de exploração, baseadas nas grandes propriedades agrícolas monocultoras e no trabalho escravo, com produção voltada para o mercado externo.

6 Inglaterra e França foram os principais rivais na disputa colonial a partir do século XVI, envolvendo-se em conflitos como a Guerra dos Sete Anos e os ingleses saíram vitoriosos estabelecendo seus domínios sobre territórios franceses. Com a guerra, os ingleses contraíram dívidas fazendo com que as colônias da América do Norte arcassem com impostos mais altos gerando revoltas e desejos de independência.

7 Em 4 de Julho de 1776, as treze colônias declararam-se livres do domínio inglês e promulgaram a Declaração de independência, escrita por Thomas Jefferson. Os ingleses não aceitaram e a luta dos colonos continuou até 1781, quando os ingleses depuseram as armas. Em 1783, os ingleses reconheceram a independência dos EUA, com a assinatura do Tratado de Paris, cedendo o território a oeste do rio Mississipi.

8

9 Expansão territorial e Imperialismo Após a independência, a população partiu para a conquista do Oeste, motivada pela Doutrina do Destino Manifesto. Segundo essa teoria, os estadunidenses eram escolhidos por Deus para se apropriar das terras entre o Oceano Atlântico e o Pacífico. Durante essa expansão, as populações nativas sofreram abusos e foram dizimadas.

10 Essa expansão contou com a participação de muitos europeus, para isso, o governo oferecia posse definitiva de propriedades agrícolas. Esse crescimento também deu-se: pela compra de terras da França, por Tratados com a Inglaterra e por Guerras com o México. Atualmente, o território dos EUA está dividido em 50 estados, dois deles estão fora do continente, são eles: Alasca e Havaí.

11

12 Doutrina Monroe Política de expansão externa, com o intuito de ampliar sua influência sobre as outras regiões. Editada por James Monroe, Presidente dos EUA ( ) com ideais intervencionistas. Os EUA deixavam claro para os países europeus que qualquer tentativa de recolonizar a América seria considerada uma ofensa aos EUA e respondida como uma agressão ao povo americano.

13

14 Guerra da Secessão (1861 – 1865) Após as independência dos EUA, as divergências entre as porções Norte e Sul se acentuaram. No Sul, a sociedade agrícola detinha o poder político e eram contra a abolição da escravidão. No Norte, os donos das indústrias detinham o poder econômico e desejavam o fim da escravidão.

15 Em 1860, Abraham Lincoln foi eleito Presidente dos EUA pelo partido republicano, representando a sociedade do norte. Os plantadores do sul viram que o poder político lhes fugia das mãos e a alternativa encontrada era separar-se da União, ou seja, do Norte. No final de 1860, 11 estados separatistas criaram os Estados Confederados da América.

16 O Norte não aceitou a separação porque isso representava o desmembramento do território conquistado a oeste e a porção sul fornecia matérias-primas importantes à indústria. A Guerra teve início em 1861 e durou 4 anos, com a vitória dos nortistas. Após essa guerra, os EUA entraram em uma fase de desenvolvimento econômico alcançando o patamar das maiores potências europeias.

17 O desenvolvimento econômico dos EUA se apoiou em um vasto território, fontes de energia, recursos naturais, desenvolvimento de uma rede de transporte e tecnologias modernas durante a 2ª Revolução Industrial.

18 O século XX e a conquista da liderança geopolítica mundial A política imperialista dos EUA na América Latina torna-se evidente no início do século XX. Em 1901, o governo de Theodore Roosevelt lançou a política do big stick, tal política consistia na preservação da influência dos EUA no continente americano com a remoção de qualquer obstáculo aos seus interesses econômicos e políticos por meio de intervenções militares.

19 Durante as duas grandes guerras mundiais, as velhas potências europeias destruíram umas as outras, enquanto os EUA tornavam-se o mais importante país do planeta. No final da 2ª Guerra Mundial, os EUA haviam acrescentado ao poder econômico um poder militar conquistando a liderança geopolítica e econômica do planeta. Em 1947, o presidente Harry Truman lançou as bases da Guerra Fria, conhecida como DoutrinaTruman.

20

21 Com a Doutrina Truman, os EUA deixava claro que as forças armadas estariam mobilizadas para intervir em qualquer país que se encontrasse sob ameaça externa ou interna do comunismo. A Partir da convenção de Bretton Woods, realizada em 1944, o Dólar transformou- se em moeda de transação internacional. Os EUA passaram a desenvolver um papel decisivo em grandes instituições como: ONU, Banco Mundial e o FMI.

22 A influência dos EUA é basicamente pela imposição, pela força bélica e também pela presença de bases militares em vários locais do mundo. Após 11 de Setembro de 2001, o país promoveu mudanças na sua doutrina geopolítica (Doutrina Bush). Essa doutrina pregava a chamada Guerra Preventiva que defendia o ataque a qualquer país que ofereça uma ameaça potencial aos seus interesses.

23

24 Atividade 01 Responder questões da Apostila p. 29 a 34.

25 Cap. 03 – O espaço econômico dos EUA

26 Os EUA são os maiores produtores e consumidores mundiais de mercadorias e serviços. Lideram o ranking de importação de mercadorias (15% do total mundial). Os EUA são os maiores investidores de outros países, principalmente na América. É o maior exportador agrícola e de serviços no mundo. Possuem pesados investimentos em tecnologia e é líder no desenvolvimento de produtos ligados a terceira revolução industrial.

27 Espaço agrário Atualmente as propriedades agrícolas absorvem menos de 3% da PEA dos EUA, no entanto, uma série de fatores contribuem para assegurar a elevada competitividade dos produtos agrícolas americanos no mercado mundial e sua liderança nas exportações internacionais, são eles:

28 Alto grau de mecanização nas colheitas; Intensa utilização de insumos e cultivo de transgênicos; Elevados subsídios oferecidos pelo governo aos agricultores; Barreiras protecionistas à importação de produtos agrícolas.

29

30 Os cinturões agropecuários Por volta de 1914, começou a se estruturar nos EUA a especialização agrícola por zonas do território, conhecidas como Cinturões (Belts), extensas áreas onde predomina o cultivo de um produto principal e nas quais se desenvolve uma moderna agricultura comercial. No zoneamento agrícola foram levados em conta vários fatores, como:

31 Clima e o solo; Proximidade ao mercado consumidor; Oferta de mão-de-obra; Infraestrutura de armazenamento; Facilidade de escoamento; Localização das indústrias de transformação; Introdução de novos produtos.

32

33 Regiões geoeconômicas Nordeste: A região de industrialização mais antiga, é conhecida como Manufacturing belt (Cinturão da Manufatura) devido a grande concentração de fábricas, Predominam as indústrias química, automobilística, metalúrgica, siderúrgica e eletrônica. Fatores que contribuíram para o desenvolvimento das indústrias nessa área: Existência de reservas minerais; vias de circulação de pessoas, mercadorias existentes e disponibilidade de recursos hídricos. Predominam também o cultivo de hortaliças e a pecuária leiteira nos arredores das principais cidades, a Dairy Belt.

34 Planícies Centrais: É conhecida como celeiro agrícola dos EUA, com destaque para a produção de Trigo, conhecida por Wheat Belt (Cinturão do Trigo) e o Corn Belt (Cinturão do Milho) e o Cotton Belt (Cinturão do Algodão). A Agricultura é altamente mecanizada e emprega pouca mão-de-obra. A Região também possui indústrias, destacando-se as Indústrias químicas, siderúrgicas e automobilísticas.

35 Sul: Desenvolve-se a Fruticultura (Fruit Belt), com destaque para a produção de laranja, na Flórida Na exploração de recursos naturais, merece destaque a extração de Petróleo. Principais indústrias da região: Petroquímica, têxtil e alimentícia formam uma área de industrialização recente (Sun Belt – Cinturão do Sol). A Industrialização dessa região é fruto de uma política governamental.

36 Costa do pacífico: As atividades econômicas são praticadas em uma estreito faixa de terra situada entre o litoral do oceano pacífico e a cadeia da costa. Desenvolve a fruticultura irrigada e a extração de petróleo, a região detém um rico parque industrial, conhecida como Vale do Silício aonde estão situadas as indústrias de alta tecnologia, a maioria de informática, telecomunicações, armamentos e de aeroespacial. Há uma nova industrialização americano no México, apenas montadoras atraídas pela mão- de-obra barata e abundante, as indústrias maquiadoras.

37 Oeste: Destacam-se a pecuária bovina de corte, o cultivo irrigado de frutas e hortaliças e a extração de minérios. A Agricultura é comercial, destinada a abastecer os mercados interno e externo, praticada em médias grandes propriedades, com pouca mão-de-obra e muito investimento em tecnologia. A industrialização é restrita, sendo a agropecuária o destaque econômico da região.

38

39 Atividade 02 Responder questões da Apostila p. 43 a 48.

40 Referências Apostila Sistema UNO (Módulo 09) Imagens: Google Imagens Recurso Multimídia Sistema UNO Vídeos: Montagem: Prof. Raphael Barbosa Ramos


Carregar ppt "Módulo 09 – América do Norte Prof. Raphael Barbosa Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google