A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX Profº Paulo Henrique.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX Profº Paulo Henrique."— Transcrição da apresentação:

1 OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX Profº Paulo Henrique

2 A CONQUISTA DO OESTE DESTINO MANIFESTO - Eles haviam sido escolhidos por Deus para ocupar todas as terras entre o Atlântico e o Pacífico. Lei do Povoamento – 1862 O governo oferecia por uma pequena quantia, um lote familiar a quem se dispusesse a cultivá-lo.

3 CAUSAS DA CONQUISTA DO OESTE Crescimento da população; A necessidade de novas áreas onde se pudesse plantar e explorar minerais; Área para acomodar os novos moradores.

4 EXPANSÃO DAS FRONTEIRAS DOS EUA 1- Expropriação de terras indígenas

5 2- Anexação de território de outros países a) Compra de territórios- O governo norte-americano comprou terras na América pertencentes a outros países europeus como a França, Espanha e território russo. b) Guerra contra o México- Da guerra resultou a anexação do Texas, da Califórnia, de Nevada, do Arizona, de Utha e do Novo México, num total de 2 milhões de quilômetros quadrado, metade do território mexicano na época.

6 3- A corrida do ouro A descoberta de ouro na Califórnia acelerou ainda mais a ocupação populacional do Oeste.

7 4- A construção de estradas de ferro Com a descoberta de ouro e para escoar os produtos da região, foram construídas as primeiras estradas de ferro ligando o Oeste ao Leste.

8 A GUERRA CIVIL NORTE- AMERICANA

9 CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO CENTRO-NORTE Trabalho livre; Pequena propriedade; As indústrias prosperavam vendendo para o mercado interno boa parte da produção.

10 CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO SUL Trabalho escravo; Grandes propriedades – Plantation Produção para o mercado externo.

11 CAUSA IMEDIATA DA GUERRA DE SECESSÃO Foi eleito para presidente dos EUA Abraham Lincoln, que era nortista, protecionista e abolicionista.

12 INÍCIO DO CONFLITO Descontentes com o resultado das eleições, sete estados do sul decidiram separar-se da União. Estes Estados fundaram os Estados Confederados da América, presidido por Jefferson Davis.

13 SITUAÇÃO INICIAL DO CONFLITO No princípio da guerra, os exércitos do sul obtiveram vitórias. Mas, ao longo do conflito, as forças do Norte foram impondo sua superioridade militar.

14 AÇÃO DO PRESIDENTE LINCOLN QUE FACILITOU A VITÓRIA DO NORTE Declarou abolida a escravidão. Com isso conseguiu o apoio dos negros escravizados do sul. Depois de três anos de guerra, o sul reconheceu sua derrota.

15 INTERVENCIONISMO DOS EUA DOUTRINA MONROE 1823– A América para os americanos

16 Política do Big Stick ou Grande Porrete – 1901 a 1909

17 EMENDA PLAT

18 FIM Profº Paulo Henrique Matos de Jesus


Carregar ppt "OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX Profº Paulo Henrique."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google