A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Crise do Antigo Regime A INDEPENDÊNCIA DOS EUA(1775-1783)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Crise do Antigo Regime A INDEPENDÊNCIA DOS EUA(1775-1783)"— Transcrição da apresentação:

1 A Crise do Antigo Regime A INDEPENDÊNCIA DOS EUA( )

2 A Crise do Antigo Regime A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente EUA); Quando: Antecedentes/causas: – EUA até o século XVIII tinha relativa autonomia em relação a Inglaterra (auto-governo e negligência salutar) – Colônias do Norte: povoamento – manufaturas – trabalho livre – Colônias do Sul: exploração – latifúndio agroexportador – escravismo

3 A Crise do Antigo Regime A INDEPENDÊNCIA DOS EUA AS 13 COLÔNIAS INGLESAS NA AMÉRICA:

4 A Crise do Antigo Regime A INDEPENDÊNCIA DOS EUA – Guerra dos 7 anos (1756 – 1763): colonos americanos do norte* X colonos franceses (Canadá); controle do comércio de peles e pesca; vitória da ING (anexação do CAN e Antilhas); Suspensão da autonomia; aumento de impostos – Revolução Industrial (ING): necessidade de ampliação de mercados – Restrições mercantilistas aos colonos americanos (imposição do Pacto Colonial): Lei do Açúcar (1764): Lei do Selo (1765):

5 A Crise do Antigo Regime A INDEPENDÊNCIA DOS EUA controle de manufaturas/ monopólio de comércio; Lei do Chá (1773) Bostons Tea Party (Festa do Chá de Boston)

6 A Crise do Antigo Regime A INDEPENDÊNCIA DOS EUA – Revolta por representatividade – Difusão de ideais iluministas (liberdade econômica, liberdade política, igualdade jurídica...) Leis Intoleráveis (1774): intervenção inglesa no porto de Boston, pagamento de indenização. A separação dos americanos: – 1774: I CONGRESSO DA FILADÉLFIA: Protesto contra as leis intoleráveis Fim das tarifas e restrições mercantilistas; – 1775: início da Guerra de Independência: Tropas inglesas ocupam Lexington e Concordia

7 A Crise do Antigo Regime A INDEPENDÊNCIA DOS EUA – 1776: II CONGRESSO DA FILADÉLFIA: declaração de independência (Thomas Jefferson) com influência explícita do iluminismo de J. Locke. – Apoio da FRA, HOL, e ESP aos americanos. – Vitória dos EUA em 1783 (Tratado de Paris).

8 A Crise do Antigo Regime A INDEPENDÊNCIA DOS EUA – A I Constituição Americana (1787): República federativa, divisão de poderes, direito a liberdade, igualdade jurídica, propriedade e prosperidade, voto censitário. Índios, negros e mulheres sem direitos constitucionais. Importância do movimento: – Influenciou os demais movimentos de libertação na América, ocorridos no início do século XIX. – Primeiro movimento que se inspirou no iluminismo e triunfou.

9 A Crise do Antigo Regime A INDEPENDÊNCIA DOS EUA FIM Profº Paulo Henrique Matos de Jesus


Carregar ppt "A Crise do Antigo Regime A INDEPENDÊNCIA DOS EUA(1775-1783)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google