A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 3 COMO OCORREU A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 3 COMO OCORREU A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS?"— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 3 COMO OCORREU A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS?

2 A colonização da América do Norte A imigração da América do norte no séc. XVII foi muita intensa e diversificada.

3 Antecedentes A Inglaterra exerceu um controle menos rigoroso sobre suas colônias. Cada uma das 13 colônias possuía seu próprio governo e as pessoas já haviam se acostumado com um certo grau de independência.

4 Divisão Norte e Sul Administração colonial da América inglesa: Região sul – produção de algodão, colonização de exploração, mão-de-obra escrava. Maior dependência da metrópole. Cumprimento do Pacto Colonial. Interesses dos latifundiários em manter o vínculo e fornecer a matéria prima. Região norte – colonização de povoamento, maior independência em relação à metrópole e desenvolvimento das cidades e da pequena indústria. Imigrantes descendentes de puritanos ( protestavam o anglicanismo), mão-de-obra livre.

5 As treze colônias

6 Povoamento Livre Pequenas propriedades Mercado Interno Colônias do Norte Exploração Escrava Latifúndio Exportação Colônias do Sul

7 CONTRADIÇÃO DA GRÃ-BRETANHA Para os Iluministas as experiências da Grã-Bretanha eram de liberdade e difusão de novos comportamentos. Mas, ao mesmo tempo que em seu território as novas ideias emergiam, fora deles o conservadorismo ainda reinava.

8 Comércio Triangular – comércio entre as 13 colônias – concorrência com a metrópole

9 Influência de movimentos externos Iluminismo - Na América, os colonos estavam cada vez mais insatisfeitos com o governo inglês e começaram a manifestar seu apoio às ideias dos filósofos europeus, principalmente em relação à limitação do poder do governo. Revolução Industrial- Após a revolução industrial, o aumento da produção gerou a necessidade de novos mercados consumidores. Por isso, a Grã-Bretanha, tomou medidas para garantir a eficácia das antigas leis de comércio. Para o ultraje dos colonos americanos, o Parlamento inglês criou mais impostos.

10 GUERRA DOS 7 ANOS

11 Guerra dos sete anos, Guerra entre a França e a Inglaterra, que na América foi um confronto pela posse do Canadá. Vitória dos ingleses que se tornaram hegemônicos no comércio ultramarino. Apesar da vitória, resultou em muitos gastos, levando a Grã- Bretanha ao endividamento. Como as colônias americanas haviam se beneficiado com a guerra, o Rei George III e o Parlamento inglês acreditavam que os colonos deveriam ajudar a pagar as dívidas oriundas das guerras.

12 Leis Intoleráveis – Lei do Selo – Lei do Chá, 1773, revolta popular – Lei do Açúcar

13 Lei do Chá, 1773, revolta popular

14 Causa imediata Festa do Chá em Boston - O Parlamento inglês impôs restrições ao comércio de chá das colônias norte-americanas. Em 1773, um grupo de colonos disfarçados de indígenas jogou centenas de baús de chá nas águas do Porto de Boston. Os britânicos ficaram ultrajados com este protesto e consideraram a como sendo um ato criminoso, no qual os colonos destruíram uma propriedade valiosa e desafiaram a lei britânica. Consequências: organização do 1ºcongresso da Filadélfia.

15 1 CONGRESSO Colonos do norte reivindicam : participação política na administração da colônia; Negociação dos impostos que estavam sendo cobrados. Metrópole não aceita e intensifica a cobrança das Leis.

16 Lei do Selo – 1765, taxava toda circulação de documentos, jornais, livros, anúncios, cartas de baralho. Colonos reagiram e convocaram o Congresso da Lei do Selo – Nova York: Boicote a Grã-Bretanha. Diminuíram as exportações inglesas Setores industriais ingleses pressionaram e o Governo suspende a taxa.

17 2 CONGRESSO Insatisfação dos colonos; Falta de negociação por parte da Metrópole leva a Guerra de Independência. Lealdade ao rei. Os colonos pediram a suspensão das "Leis Intoleráveis" e firmaram uma Declaração dos Direitos dos Colonos, no qual pediram a supressão das limitações ao comércio e à indústria, bem como dos impostos abusivos.comércioindústria O rei reagiu, pedindo aos colonos que se submetessem; estes, porém, não se curvaram diante da coroa inglesa. O extremar das posições levou à criação de milícias, à constituição de depósitos de munições e a um aumento contínuo de tensão que iria acabar em guerra.milíciasmuniçõesguerra

18 Independência Thomas Jefferson escreveu um documento que explicava as razões para a declaração da independência norte-americana. O texto iniciava com uma reafirmação das ideias de John Locke: Nós afirmamos que estas verdades são evidentes, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador com certos direitos indispensáveis, dentre eles a vida, liberdade e a busca pela felicidade.

19 O conflito Em 1778, a França decidiu ajudar os americanos em sua luta pela independência. Posteriormente, Espanha e a Holanda também contribuíram à causa americana, fornecendo armas, dinheiro e tropas. Com esta ajuda de outros países, os americanos conseguiram prevalecer sobre os britânicos, que se renderem em 1781, marcando efetivamente o fim da Revolução Americana. As negociações de paz entre Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Holanda e Espanha levaram quase dois anos. O Tratado de Paris, assinado em 1783, encerrou oficialmente a guerra. Por este Tratado, a Grã-Bretanha reconheceu a independência de suas colônias.

20 A constituição Na organização da constituição haviam duas tendências em conflito: a republicana e a federalista. Os republicanos propunham que os estados tivessem forte autonomia e o governo central fosse fraco. Já os federalistas, desejavam que os estados tivessem pouca autonomia e fossem administrados por um governo central forte. A proposta federalista venceu e a constituição foi aprovada em 1787.

21 INFLUÊNCIAS O movimento de independência dos Estados Unidos da América inaugurou a falência do regime colonial na América e influenciou com seus ideias o crescimento da maior revolução já vista na História Ocidental, a Revolução Francesa.


Carregar ppt "CAPÍTULO 3 COMO OCORREU A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google