A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEFINIÇÃO: [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca [...]. MESGRAVIS,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEFINIÇÃO: [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca [...]. MESGRAVIS,"— Transcrição da apresentação:

1 DEFINIÇÃO: [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca [...]. MESGRAVIS, Laima. A colonização da África e da Ásia: a expansão do imperialismo europeu no século XIX. São Paulo: Atual, p.4. (História geral em documentos). IMPERIALISMO

2 O Imperialismo No século XIX, as potências capitalistas, como EUA, Europa e Japão, entraram em uma disputa por colônias ou áreas de influência na Ásia, África, América Latina e Oceania. Esse fenômeno é chamado de imperialismo ou neocolonialismo (para diferenciar do colonialismo europeu dos séculos XVI e XVII).

3 O principais fatores do imperialismo praticado no século XIX pelas grades potências foram: a busca por mercados produtores de matérias- primas (carvão, ferro, cobre, etc.); ampliação do mercado consumidor; Status: os governos das grandes potências apoiavam a conquista de terras e povos em outros continentes e depois usavam essas ações imperialistas para se autopromover e despertar o orgulho nacional entre os cidadãos; locais para investimento de capitais; mão-de-obra mais barata.

4 Justificativas: Darwinismo social; Missão Civilizatória/Fardo do Homem Branco; A presença da Igreja.

5

6 Tipos de controle: Colônias – Domínio total do colonizador sobre o colonizado. Ex: Índia, Argélia, Congo e África do Sul. Protetorados – Envolve acordos com o país dominado. Os governos são exercidos pelas elites locais, porém sofrem intensa influência das potências imperialistas que constroem, inclusive, bases militares nessas áreas. Ex: Marrocos. Áreas de influência – Não há um governo plenamente controlado pelas grandes potências. Há pouca ou nenhuma presença militar nessas áreas. Ex: China e Japão.

7 O imperialismo na África Conferência de Berlim ( ) Definia a partilha da África em áreas de domínio europeu. Além disso, estabelecia: o estabelecimento de fronteiras artificiais; o livre comércio na bacia do Congo e do Níger; regras e critérios para anexação de territórios. Ex: A posse de um território seria reconhecida mediante o estabelecimento de um protetorado ou de algum tipo de autoridade sobre ele.

8

9 O imperialismo norte-americano Alvos básicos: América Central e Ásia Doutrina Monroe (América para os americanos) Corolário Roosevelt (Presidente Theodore Roosevelt) Política do Big Stick (grande porrete) Intervenções militares na América Latina. Diplomacia do dólar Exemplos: CUBA (1898) auxílio na guerra de independência contra a ESP. Emenda Platt (constituição cubana) – direito de intervenção na ilha Baía de Guantánamo (área de 117 km na ilha)

10 PANAMÁ (1903): Estímulo ao movimento separatista em relação à Colômbia. Direito de conclusão das obras do canal interoceânico do país. Exploração do Canal do Panamá livre durante todo o século XX. NICARÁGUA: Intervenção militar no país de 1909 a 1933

11

12 A POLÍTICA DO BIG STICK: A América não é dos americanos? Claro que é! Mas vocês são sul-americanos...

13 Conseqüências do Neocolonialismo: Desestruturação de sistemas produtivos locais. Fome endêmica, miséria crônica. Submissão econômica das regiões dominadas. Agravamento de conflitos regionais. Desenvolvimento de nações industrializadas. Disputas imperialistas. I Guerra Mundial


Carregar ppt "DEFINIÇÃO: [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca [...]. MESGRAVIS,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google