A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quarta-frota americana: possível ameaça à soberania do Brasil e à Amazônia azul com a recente descoberta do petróleo na região do pré-sal Ana Gabriele.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quarta-frota americana: possível ameaça à soberania do Brasil e à Amazônia azul com a recente descoberta do petróleo na região do pré-sal Ana Gabriele."— Transcrição da apresentação:

1 Quarta-frota americana: possível ameaça à soberania do Brasil e à Amazônia azul com a recente descoberta do petróleo na região do pré-sal Ana Gabriele Geraldo Orientador Prof. Marcelo Buzetto 2009

2 NATUREZA DA POLÍTICA EXTERNA ESTADUNIDENSE Doutrina Monroe: a América para os Americanos – James Monroe 1823 Simón Bolívar e o Congresso do Panamá: 1826 Política do Big-Stick - Theodore Roosevelt: corolário da Doutrina Monroe Planos de expansão continental e marítima Intervenções durante todo o século XX: século do Imperialismo ex: (Haiti, Nicarágua, Cuba, México, etc.) Conceitos de Soberania e Imperialismo

3 ONDA PROGRESSISTA NA AMÉRICA LATINA – A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DOS RECURSOS NATURAIS NA GEOPOLÍTICA LATINO AMERICANA Riqueza do continente:biodiversidade, energia recursos hídricos, minerais, água potável, etc. AL: região estrategicamente importante por sua geopolítica para os EUA Consolidação de um bloco regional independente (ALBA, UNASUL, etc.) Países buscam a emancipação da estrutura capitalista usando princípios de autodeterminação fomentando iniciativas progressistas.

4 PRÉ-SAL A AMAZÔNIA AZUL, O PRÉ-SAL E A DEPENDÊNCIA DOS EUA POR PETRÓLEO Amazônia Azul: uma extensão de cerca de 4,5 milhões de metros quadrados- 200 milhas de Mar Territorial Pré-sal: 800 quilômetros abaixo do leito do mar, entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina numa profundidade de 7 mil metros Pode conter bilhões de barris: pode chegar ao nível da Arábia Saudita Estados Unidos: maior consumidor mundial de petróleo, maior importador e altamente dependente das exportações da América Latina.

5 QUARTA FROTA A QUARTA FROTA: SUA HISTÓRIA, SEUS OBJETIVOS E SUA REATIVAÇÃO EUA: 6 frotas navais; A Quarta frota responsável pela USSOUTHCOM: abrange o Caribe, América do Sul, América Central e águas próximas. A origem da Quarta Frota: IIGG (1943) para esforços de guerra dos Aliados e patrulhamento no Atlântico Sul. Reativação em 2008 e objetivos declarados pelos EUA (pacíficos) Objetivos segundo chefes de Estados AL: ameaça à soberania e a integridade dos países (instrumento bélico poderoso).

6 Em virtude da importância estratégica e da enorme fonte de riquezas que o país abriga se no futuro a soberania do Brasil for ameaçada, o país terá força suficiente para mantê-la e cuidar do patrimônio nacional e da integridade territorial? CONCLUSÃO O Brasil deve investir em Defesa para garantir seus interesses, pois é necessário dispor de meios com capacidade de exercer a vigilância e a defesa das águas jurisdicionais e se precaver de uma possível ameaça. O recurso do petróleo deve ser usado para corrigir as distorções existentes e reverter este capital a melhorias na infraestrutura, saúde, educação e combate a pobreza.

7 OBRIGADO! Ana Gabriele Geraldo Orientador Prof. Marcelo Buzetto 2009


Carregar ppt "Quarta-frota americana: possível ameaça à soberania do Brasil e à Amazônia azul com a recente descoberta do petróleo na região do pré-sal Ana Gabriele."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google