A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão para o PRP 8 ano Prof. José Victor GayLussac.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão para o PRP 8 ano Prof. José Victor GayLussac."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão para o PRP 8 ano Prof. José Victor GayLussac

2 América Latina Problemas: Violência; Produção e comercialização de drogas; desigualdades socioeconômicas; discriminação étnica e cultural; Todos esses fatores fragilizam as possibilidades de instituição de um território democrático que assegure os Direitos do Homem e do Cidadão.

3 Cuba governada pelo Partido Comunista Cubano; ingressou recentemente no "Período Especial", o que significa crise na estatização geral da economia e o influxo de subsídios soviéticos; O estado Cubano tem no turismo a principal fonte para obtenção de divisas e está buscando atrair capital estrangeiro para sociedades em empreendimentos hoteleiros. produção de cana-de-açúcar e de tabaco com vistas ao mercado externo

4 Problemas econômicos cubanos Causas: Fim da ajuda econômica por conta do fim da URSS; O embargo imposto pelos EUA impedindo alguns países de comercializarem com Cuba; A escassez de recursos naturais em Cuba, em especial o petróleo, compromete o futuro cubano, caso não haja imediatamente a suspensão do embargo econômico promovido pela EUA. Setores mais afetados: Energia, indústria.

5 Canal do Panamá Construído pelos EUA, que passaram a usufruir de importantes vantagens econômicas e estratégicas após sua construção, interligando os oceanos Atlântico e Pacífico. A zona do canal polariza a economia do país, pois o comércio, os transportes e os serviços representam grande parte da renda panamenha. A utilização do canal representa uma economia de milhares de quilômetros de viagem para os navios.

6 Haiti Ocupa parte da ilha de Hispaniola, no mar do Caribe, e faz fronteira com a República Dominicana; Os violentos confrontos que ocorreram no país em 2004 estão associados um golpe de Estado; O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o pior de toda a América.

7 América do Sul Economias pouco diversificadas, geralmente primárias exportadoras. São países pobres, tendo a Argentina, Brasil e Chile como países em desenvolvimento.

8 Bolívia País andino com parte do território na Amazônia. No início do século XX, perdeu o Acre para o Brasil. Sua economia gira em torno da produção de coca e da exportação de gás natural.

9 Gasoduto Bolívia-Brasil Razões para a expansão da malha nacional de dutos nos anos 90: a flutuação dos preços do petróleo no mercado internacional estimula a diversificação da matriz energética no Brasil pela exploração das reservas de gás natural do país e da Bolívia; as grandes distâncias para transporte da energia hidroelétrica da Amazônia e a redução dos investimentos em grandes usinas hidroelétricas nas proximidades dos centros econômicos do país contribuem para a diversificação da matriz energética brasileira; a crise do setor elétrico impulsionou o uso do gás natural como alternativa às principais fontes de energia utilizadas na matriz energética brasileira: derivados de petróleo, hidroeletricidade e carvão.

10 Importância do Gasoduto Bolívia-Brasil O gasoduto Bolívia-Brasil constitui parte da malha energética ligando uma área produtora de gás natural na Bolívia a importantes centros consumidores de energia no Brasil.

11 Colômbia: Problemas internos e externos Em relação à crise de governabilidade na Colômbia ligada a fatores paramilitares e/ou econômicos dos narcotraficantes, pode-se destacar: - Imensos lucros ilegais obtidos com a produção transformação, circulação e consumo da droga, em escala internacional. - O financiamento ao contrabando, principalmente de armas. - A concentração da propriedade rural (os narcotraficantes apropriaram-se de 4,3% da terra cultivável na Colômbia). O governo brasileiro quer fiscalizar as fronteiras na Amazônia (Lei do Abate)brasileira para evitar uma intervenção militar externa dos EUA.

12 Bolívia 2005: o líder cocalero Evo Morales é eleito o novo presidente, com apoio político e financeiro do venezuelano Hugo Chávez, assumindo o poder em 2006 Tornou-se o primeiro presidente de origem indígena do país. Como forte opositor à erradicação do cultivo da coca defendida pelos Estados Unidos, Evo Morales diverge, frontalmente, do sistema socioeconômico capitalista. Dentre os pontos mais polêmicos da plataforma política desenvolvida por Morales, destacam-se: - A nacionalização de indústrias estratégicas e dos recursos naturais (exploração: gás natural - Petrobras) - A redução dos preços de produtos para o consumo de massa. - A saúde e educação gratuitas para toda a população. - O aumento dos impostos para as classes média-alta e alta.


Carregar ppt "Revisão para o PRP 8 ano Prof. José Victor GayLussac."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google