A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entre o Caribe e os Andes. A América do sul é regionalizada tradicionalmente de tal forma que: - Os territórios cortados pela Cordilheira dos Andes, são.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entre o Caribe e os Andes. A América do sul é regionalizada tradicionalmente de tal forma que: - Os territórios cortados pela Cordilheira dos Andes, são."— Transcrição da apresentação:

1 Entre o Caribe e os Andes

2 A América do sul é regionalizada tradicionalmente de tal forma que: - Os territórios cortados pela Cordilheira dos Andes, são denominados Países andinos. Os territórios drenados pela bacia do Prata, são os países Platinos(Argentina, Uruguai e Paraguai) Entre o Caribe e os Andes

3 Países Andinos

4 Entre o Caribe e os Andes

5 As fronteiras entre a Colômbia e Venezuela - São resultados de um longo trajeto histórico marcado por junções e fragmentações. - No período colonial, a região integrou com os atuais Panamá e Equador, o vice-reinado de Nova Granada.

6 As fronteiras entre a Colômbia e Venezuela -Nos altiplanos colombianos: Possuíam metais preciosos onde abrigavam o mais importante núcleo econômico do Vice-reinado. -A Venezuela: Pobre em metais. Permaneceu marginalizada no início da colonização utilizada somente para captura de índios e pecuária, suprindo as necessidades de outras regiões da Colômbia. - Possuía também produtos agrícolas que eram comercializados nas Antilhas por contrabandistas.

7 As fronteiras entre a Colômbia e Venezuela 2ª metade do século XVIII: Criou-se a capitania geral da Venezuela que passou a ter uma identidade própria. - A pirataria do Caribe adquiria o tabaco, cacau e açúcar valorizando as costas caribenhas. - Aos poucos foi acontecendo esta separação porém, ainda subordinada ao vice-reinado. - A Venezuela nasceu voltada para o Caribe e a Colômbia sempre foi o núcleo de povoamento.

8 A Independência

9 - Da Venezuela( Simon Bolívar), o processo de independência se alastrou e toda a região passou a integrar a Grã- Colômbia. - - Em 1830, a Grã - Colômbia se desfez dando origem aos atuais Estados da Colômbia, Venezuela e Equador. A Independência

10 Colômbia: Café ao narcotráfico - Café: Cultivado em pequenas propriedades entre 800 a 2000 m de altitude. Representa 60% das exportações do país e 14% do mercado mundial. - A Colômbia importa produtos industrializados e alimentos. 70% da população vive nas cidades.

11 Colômbia: Café ao narcotráfico - Possui baixo desenvolvimento tecnológico porém grandes jazidas petrolíferas que alimentam um parque petroquímico em expansão. - A produção agrícola de coca ocupa grande parte das melhores terras onde 80% da droga é consumida pelos E.U.A e Europa. - Guerra Civil: Forças armadas X FARC. 40% do território está sob controle das FARC e o exército da libertação nacional(E.L.N).

12 Colômbia: Café ao narcotráfico A FARC possui em torno de 15 mil soldados paramilitares. Os EUA obrigou o governo colombiano a adotar o plano Colômbia para acabar com o plantio da coca bem como com a guerrilha. Tendo um financiamento de 1,3 bilhão de dólares e equipamentos militares, tal plano entrou em ação. Essa guerra provocou a emigração rural.

13 FARC

14 Venezuela: A economia petroleira - Bacia do Orenoco: Encaixada entre o maciço montanhoso e o planalto das Guianas. Foi a primeira via de invasão hispânica na Venezuela. - O rio Orenoco: Separa a Venezuela em 02 núcleos: - a) Terras altas, despovoadas e florestadas (Sul); b) Maior parte da produção (Norte). - Porção setentrional: Indústrias e comércio. - Bacia de Valência: Açúcar e algodão.

15 A economia petroleira Venezuela: teme que o Brasil incorpore a região despovoada à Amazônia. - Garimpeiros do Brasil invadem o território, provocando incidentes diplomáticos. - 90% dos venezuelanos moram nas cidades. - O petróleo ocupou o lugar da economia nacional. - Até 1958: A Venezuela tinha instabilidade política devido a golpes militares e ditaduras. - Décadas seguintes: Acordos vantajosos, democracia e modernização

16 A economia petroleira : A Venezuela começa a enfraquecer devido à recessão mundial do petróleo(OPEP), dívida externa e privatização de empresas. - Década de 1990: Eleição de Hugo Chaves(1998). - FIM


Carregar ppt "Entre o Caribe e os Andes. A América do sul é regionalizada tradicionalmente de tal forma que: - Os territórios cortados pela Cordilheira dos Andes, são."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google