A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FONTES DE ENERGIA NO BRASIL Disciplina: Geografia Professora: Taís.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FONTES DE ENERGIA NO BRASIL Disciplina: Geografia Professora: Taís."— Transcrição da apresentação:

1 FONTES DE ENERGIA NO BRASIL Disciplina: Geografia Professora: Taís

2 Hidrografia brasileira: O que são bacias hidrográficas? O que são bacias hidrográficas? São um conjunto de áreas que direcionam a água para um determinado local. Sua formação ocorre a partir de desníveis no terreno que as direcionam das terras mais altas para as mais baixas. Estas áreas são limitadas pelo divisor de águas, curso que direciona o fluxo para um outro sentido.

3 Classificação das bacias: Exorréicas, quando as águas drenam direto para o mar; Exorréicas, quando as águas drenam direto para o mar; Endorréicas, quando as águas se perdem nas depressões; Endorréicas, quando as águas se perdem nas depressões; Arréicas, quando as águas acham-se privadas do escoamento superficial. Arréicas, quando as águas acham-se privadas do escoamento superficial. Criptorréica, quando o rio se infiltra no solo Criptorréica, quando o rio se infiltra no solo

4 Bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul:

5 Principais municípios do estado:

6 Hidrografia do Rio Grande do Sul:

7 Características gerais: No Rio Grande do Sul, as bacias hidrográficas diferem basicamente em duas variáveis, Os cursos dagua podem correr para o oceano Atlântico ou para o rio Uruguai.

8 Usinas hidrelétricas do Rio Grande do Sul:

9 Combustíveis fósseis: Petróleo: Petróleo: A primeira perfuração no Brasil foi em Nossas principais reservas encontram-se nos estados do RJ, PR, SC, RS. Já os principais produtores são RJ, ES, RN,AM e Recôncavo Bahiano.

10 Extração do petróleo: A Petrobras foi criada em 1953 (período de políticas nacionalistas). A Petrobras foi criada em 1953 (período de políticas nacionalistas). Até o final da década de 70 a produção era feita em bacias sedimentares. Até o final da década de 70 a produção era feita em bacias sedimentares. Em função das crises do petróleo as pesquisas se intensificaram nas plataformas continentais na década de 80. Em função das crises do petróleo as pesquisas se intensificaram nas plataformas continentais na década de 80.

11 Bacia sedimentar e plataforma continental, imagens:

12 Carvão mineral: As maiores reservas encontram-se no sul do Brasil. Principalmente no Vale do Tubarão – Criciuma/ Lauro Muller/ Urussanga e Siderópolis. As demais reservas estão localizadas nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.

13 Mapa de Santa Catarina – Vale do Tubarão:

14 Gás natural: Fonte principal Rio de Janeiro, Fonte principal Rio de Janeiro, Fontes menos importantes: Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Espírito Santo, Ceará e Paraná. Fontes menos importantes: Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Espírito Santo, Ceará e Paraná. A partir de 1999 o Brasil inicia a importação de gás da Bolívia através do gasoduto Brasil/ Bolívia. A partir de 1999 o Brasil inicia a importação de gás da Bolívia através do gasoduto Brasil/ Bolívia.

15 Gasoduto Brasil Bolívia:

16 Reservas de gás do Brasil:

17 Justificativa para a importação: Limites das reservas brasileiras, Limites das reservas brasileiras, Possibilidade de parcerias comerciais com a Bolívia Possibilidade de parcerias comerciais com a Bolívia Integração energética dentro da América Latina, Integração energética dentro da América Latina, Auto suficiência na produção de gás argentina, Auto suficiência na produção de gás argentina,

18 Energia nuclear: Iniciam em 1973 (regime militar no Brasil), os primeiros projetos para construção de usinas nucleares. Iniciam em 1973 (regime militar no Brasil), os primeiros projetos para construção de usinas nucleares. Para construção da usina de Angra I, busca-se tecnologia americana. Para construção da usina de Angra I, busca-se tecnologia americana. Já para construção de Angra II, a parceria é alemã. Já para construção de Angra II, a parceria é alemã. Apesar da intensificação nas pesquisas, o Brasil ainda caminha na utilização de energia nuclear. Apesar da intensificação nas pesquisas, o Brasil ainda caminha na utilização de energia nuclear.

19 Imagens das Usinas:

20 Características das Usinas: Angra I encontra-se em operação desde 1982 e fornece ao sistema elétrico brasileiro uma potência de 657 MW. Angra I encontra-se em operação desde 1982 e fornece ao sistema elétrico brasileiro uma potência de 657 MW. Angra II, após longos períodos de paralização nas obras, inicia sua geração entregando ao sistema elétrico mais 1300 MW, o dobro de Angra 1. Angra II, após longos períodos de paralização nas obras, inicia sua geração entregando ao sistema elétrico mais 1300 MW, o dobro de Angra 1. As obras de Angra III estão paradas mas podem ser retomadas a qualquer momento. As obras de Angra III estão paradas mas podem ser retomadas a qualquer momento.

21 Álcool no Brasil: Esta produção recebe estímulo após as crises mundiais do petróleo, choques do petróleo, Esta produção recebe estímulo após as crises mundiais do petróleo, choques do petróleo, Sua utilização varia conforme a porcentagem misturada a gasolina, Sua utilização varia conforme a porcentagem misturada a gasolina, Álcool anitro – misturado a gasolina, Álcool anitro – misturado a gasolina, Álcool hidratado – utilização pura, Álcool hidratado – utilização pura, O ápice da utilização deste combustível no sistema automotivo brasileiro foi em 1985, quando 95% dos carros do país eram movidos a álcool, O ápice da utilização deste combustível no sistema automotivo brasileiro foi em 1985, quando 95% dos carros do país eram movidos a álcool, Porém atualmente com a estabilização do petróleo e com a utilização de combustíveis alternativos os produtores preferem investir na comercialização do açucar. Porém atualmente com a estabilização do petróleo e com a utilização de combustíveis alternativos os produtores preferem investir na comercialização do açucar.

22 Xisto e folhelho: Pouco conhecido, este combustível é oriundo das rochas que contem betume, material que produz os mesmos derivados do petróleo a partir de um processo bastante dispendioso, Pouco conhecido, este combustível é oriundo das rochas que contem betume, material que produz os mesmos derivados do petróleo a partir de um processo bastante dispendioso, A única usina que possui esta tecnologia é mantida pela Petrobras e é conhecida como Petrosix. Localiza-se em São Matheus do Sul no Paraná. A única usina que possui esta tecnologia é mantida pela Petrobras e é conhecida como Petrosix. Localiza-se em São Matheus do Sul no Paraná. O gasto na transformação do produto, justifica a sua não utilização. O gasto na transformação do produto, justifica a sua não utilização.

23 Fontes de energia no Brasil:

24 Fim.


Carregar ppt "FONTES DE ENERGIA NO BRASIL Disciplina: Geografia Professora: Taís."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google