A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GUERRA FRIA GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA Criação da ONU Enfraquecimento da Europa Guerra Fria Sentimento nacionalista Difusão das idéias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GUERRA FRIA GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA Criação da ONU Enfraquecimento da Europa Guerra Fria Sentimento nacionalista Difusão das idéias."— Transcrição da apresentação:

1

2 A GUERRA FRIA

3 GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA Criação da ONU Enfraquecimento da Europa Guerra Fria Sentimento nacionalista Difusão das idéias liberais Difusão das idéias socialistas

4 GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA

5 GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA Movimentos armados contra o colonizador Guerras civis Negociações GANA (Kwame Nkrumah) Primeira colônia independente da África negra. ANGOLA (Agostinho Neto) MPLA (URSS, China e Cuba) x UNITA (EUA e África do Sul) Violenta guerra civil que terminou em MOÇAMBIQUE (Samora Machel) FRELIMO (socialista) x RENAMO (capitalista) Violenta guerra civil concluída em 1992

6 GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA Desobediência civil Boicotes Não cooperação Greves

7 GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA

8 GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO ASIÁTICA

9 GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO ASIÁTICA ÍNDIA Mahatma Gandhi Resistência Pacífica Não violência Desobediência civil. Ex.: Marcha do Sal (1930) HINDUS E MUÇULMANOS 1885: Congresso Nacional Indiano. 1886: Partido do Congresso. 1906: Liga Muçulmana.

10 GUERRA FRIA PARTILHA TERRITORIAL DA ÍNDIA

11 GUERRA FRIA

12 DESCOLONIZAÇÃO ASIÁTICA INDOCHINA Invasão japonesa (1941 – 1945) Ocupação francesa (1946 – 1954) Guerra com os EUA (1961 – 1973/75) VIETNÃ DO NORTE (socialista) X VIETNÃ DO SUL (capitalista) No Vietnã do Sul é formada uma guerrilha (vietcongs) que vão lutar contra o governo do Sul e se aliar ao governo do Vietnã do Norte.

13 GUERRA FRIA VIETNÃ

14 GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA CONFERÊNCIA DE BANDUNG Indonésia (1955). Cooperação econômica e cultural. Imperialismo e racismo são crimes. Conflito Norte-Sul. Países não alinhados. Terceiro mundismo.

15 GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA

16 GUERRA FRIA "A verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e eles pareciam invencíveis. Mas, no final, sempre caem. Pense nisso...sempre...". (Mahatma Gandhi) Sobre o domínio inglês na Índia é CORRETO afirmar que: (01) os britânicos se instalaram na Índia a partir do século XVI, abrindo postos comerciais através da Cia. das Índias Orientais que, no início do século XIX, controlava o comércio e substituía antigos hábitos culturais por novos. (02) os indianos eram tratados como iguais pelos britânicos, que valorizavam a cultura destes, considerando-a superior à européia. (04) uma das estratégias de manutenção do controle sobre a Índia foi colocá-la sob administração direta da Coroa Britânica. (08) a Coroa Britânica promoveu a construção de estradas de ferro, o que favoreceu muito as indústrias artesanais indianas. (16) Mahatma Gandhi defendia a resistência ao domínio britânico de forma pacífica, através do boicote a produtos ingleses e do não pagamento de impostos.

17 GUERRA FRIA Terminada a Primeira Guerra Mundial, o Partido do Congresso Nacional Indiano, tendo como um dos seus principais líderes Mahatma Gandhi, empreendeu uma luta pela libertação de seu povo do poderio inglês. Esse movimento caracteriza-se pela prática da assim chamada desobediência civil. Dentre as regras definidas por Gandhi para os membros do movimento pela emancipação da Índia, constam: Seus membros devem ser pequenos se querem ser eficientes. Os membros devem conhecer-se bem. Cada corpo escolherá o seu chefe. Há algo que deve ser comum a todos os membros: fé implícita em Deus.

18 GUERRA FRIA Essa forma de atuação política voltou à cena nos Estados Unidos, algumas décadas mais tarde, sob a liderança de Martin Luther King. Isso fica claro no trecho de um de seus discursos, reproduzido abaixo: "Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo, (...) pois a injustiça em qualquer lugar é uma ameaça para a justiça em todos os lugares. Estamos presos numa rede de reciprocidade, da qual não se pode escapar, ligados por um mesmo e único destino: o da humanidade." Sobre o assunto, é correto afirmar:

19 GUERRA FRIA (01) A essência desses movimentos foi a resistência não passiva e não violenta. (02) A desobediência civil consiste na negação das leis e do próprio Estado. (04) Um dos pressupostos da desobediência civil na Índia foi a negação das tradições ancestrais. (08) A desobediência civil nos Estados Unidos prefigura movimentos terroristas contra o governo, o qual é entendido como um instrumento a serviço dos brancos. (16) A desobediência civil na Índia organizou-se em sociedades secretas. (32) O movimento em favor da ampliação dos direitos dos negros, liderado por Martin Luther King, não abdicou dos princípios democráticos.


Carregar ppt "A GUERRA FRIA GUERRA FRIA DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA Criação da ONU Enfraquecimento da Europa Guerra Fria Sentimento nacionalista Difusão das idéias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google