A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ONU CRIA ISRAEL 1948 GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DIÁSPORA DO POVO PALESTINO 1948- 49.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ONU CRIA ISRAEL 1948 GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DIÁSPORA DO POVO PALESTINO 1948- 49."— Transcrição da apresentação:

1 ONU CRIA ISRAEL 1948 GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DIÁSPORA DO POVO PALESTINO

2 ISRAEL X EGITO JORDÂNIA IRAQUE ARÁBIA SAUDITA

3 FAIXA DE GAZA(EGITO) CISJORDANIA(JORDANIA)

4 JERUSALÉM DIVIDIDA OCIDENTAL (ISRAEL)ORIENTAL(JORDANIA)

5 A Cisjordânia e a Faixa de Gaza tornaram-se duas unidades geográficas distintas com o resultado da Linha de Armistício de 1949, que separou o novo Estado judaico de Israel de outras partes da chamada Palestina. De 1948 a 1967, a Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, era governada pela Jordânia. Durante o período, a Faixa de Gaza esteve sob administração militar do Egito. Na época da Guerra Árabe-Israelense, Israel tomou o controle da parte ocidental de Jerusalém, enquanto a Jordânia assumiu o lado leste, incluindo a cidade velha, que abriga monumentos importantes para as religiões judaica, cristã e muçulmana.

6 No dia 5 de junho de 1967, Israel atacou o Egito, a Síria e a Jordânia. O episódio, conhecido como a Guerra dos Seis Dias, terminou no dia 10 de junho, com a vitória israelense e a conquista do Sinai, da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, das Colinas de Golã e da zona oriental de Jerusalém.

7 PENÍNSULA DO SINAI(ISRAEL) COLINAS DE GOLAN (ISRAEL) CISJORDÂNIA (ISRAEL) JERUSALÉM (REUNIFICADA POR ISRAEL)

8 Período 1973 Área do conflito Oriente Médio Protagonistas Israel, Egito e Síria. NÃO HOUVE MUDANÇA NO MAPA DA REGIÃO 1ª CRISE DE ENERGIA: BUSCAM-SE FONTES ALTERNATIVAS OPEP USA O PETRÓLEO COMO ARMA POLÍTICA

9 FIM DA MONARQUIA NO IRÃ E INSTAURAÇÃO DA REPÚBLICA TEOCRÁTICA IRANIANA QUE EXIGE, ATRAVÉS DA ALTA DO PETRÓLEO, RECONHECIMENTO INTERNACIONAL PARA SUA NOVA REALIDADE POLÍTICA.

10 1979-ACORDO DE CAMP DAVID ISRAEL DEVOLVE A PENÍNSULA DO SINAI EGITO RECONHECE A SOBERANIA DE ISRAEL

11 TERRITÓRIO SOBERANO SOB ADMINISTRAÇÃO DA NAÇÃO PALESTINA EM QUE ÁREAS CRIAR O ESTADO PALESTINO? EM TERRITÓRIOS OCUPADOS POR ISRAEL NA GUERRA DOS SEIS DIAS, EM 1967, (A FAIXA DE GAZA E CISJORDÂNIA)

12 FORMAS DE PRESSÃO PALESTINA AL FATAH GRUPO TERRORISTA QUE DEU ORIGEM À OLP(ORGANIZAÇÃO PELA LIBERTAÇÃO DA PALESTINA). OLP GRUPO INICIALMENTE TERRORISTA EM TERRITÓRIO DE ISRAEL TREINAMENTOS NA LÍBIA SETEMBRO NEGRO(OLIMPÍADAS DE MONIQUE)

13 FORMAS DE PRESSÃO PALESTINA ONU RECONHECE A OLP COMO REPRESENTAN- TE DO POVO PALESTINO INTIFADA (REBELIÃO POPULAR NA FAIXA DE GAZA CONTRA A OCUPAÇÃO DE COLONOS JUDEUS)

14 ANP (AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA) REPRESENTADA POR YASSER ARAFAT. ACORDO DE OSLO I:1993-DETERMINOU: AUTONOMIA RELATIVA À ANP, NA FAIXA DE GAZA JERICÓ(CISJORDÂNIA). COMPROMETE-SE PELO FIM DO TERRORISMO EM ISRAEL (DIFÍCIL CUMPRIMENTO JÁ QUE ARAFAT NÃO TEM INFLUÊNCIA SOBRE TODOS OS GRUPOS POLÍTICOS TERRORISTAS PALESTINOS).

15 ACORDO DE OSLO II: 1995 A ANP OBTÉM MAIS UMA ÁREA PARA SUA ADMINISTRAÇÃO:HEBRON (NA CISJORDÂNIA). CONSEQUENCIAS: REVOLTAS DE ISRAELENSES (JUDEUS ORTODOXOS) CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PALESTINA; ASSASSINATO DE ITZHAK RABIN (1º MINISTRO DE ISRAEL)

16 ACORDO DE WHY PLANTATION-1998 AEROPORTO NA FAIXA DE GAZA DESOCUPAÇÃO DAS TROPAS DE ISRAEL NAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO DA ANP, NA CISJORDÂNIA (JERICÓ E HEBRON). 3% ADMINISTRAÇÃO PALESTINA 27%ADMINISTRAÇÃO ISRAEL-PALESTINA 70%ADMINISTRAÇÃO DE ISRAEL

17 2000 NOVA INTIFADA ACORDO DE PAZ: MAPA DO CAMINHO ISRAEL DESOCUPOU A FAIXA DE GAZA E SE COMPROMETEU DESOCUPAR PARCIALMENTE A CISJORDÂNIA.

18


Carregar ppt "ONU CRIA ISRAEL 1948 GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DIÁSPORA DO POVO PALESTINO 1948- 49."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google