A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA Aula 09/06/10 Ciências da Natureza I 1º Período de Pedagogia Prof. M.Sc. Mauricio F. Magalhães.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA Aula 09/06/10 Ciências da Natureza I 1º Período de Pedagogia Prof. M.Sc. Mauricio F. Magalhães."— Transcrição da apresentação:

1

2 ENERGIA Aula 09/06/10 Ciências da Natureza I 1º Período de Pedagogia Prof. M.Sc. Mauricio F. Magalhães

3 FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS - PETRÓLEO FONTE COMBUSTÍVEL FÓSSIL RESULTANTE DA DECOMPOSIÇÃO ORGÂNICA. USO PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, GASOLINA, DIESEL, PLÁSTICO, BORRACHA SINTÉTICA, CÊRAS, TINTAS, GÁS, ÓLEOS, NAFTA, PARAFINA, QUEROSENE, DIESEL E ASFALTO. VANTAGENS DOMÍNIO DA TECNOLOGIA DE EXPLORAÇÃO, FACILIDADE DE TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO. DESVANTAGENS RECURSO ESGOTÁVEL. LIBERA DIÓXIDO DE CARBONO COM A SUA QUEIMA INCREMENTANDO O EFEITO ESTUFA.

4 REFINO DO PETRÓLEO

5 FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS – GÁS NATURAL FONTE PODE ESTAR ASSOCIADO AO PETRÓLEO OU EM RESERVAS PRÓPRIAS. USO AQUECIMENTO, GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, VEÍCULOS, CALDEIRAS E FORNOS. VANTAGENS PODE SER LÍQUIDO E GASOSO E AINDA É ENCONTRADO EM ABUNDÂNCIA. DESVANTAGENS TAMBÉM É ESGOTÁVEL, SUA DISTRIBUIÇÃO POR GASODUTOS OU NAVIOS METANEIROS MAIS CAROS, INCREMENTA A CHUVA ÁCIDA E O EFEITO ESTUFA.

6 FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS – CARVÃO MINERAL FONTE RESULTA DE FLORESTAS SOTERRADAS E TRANSFORMADAS. PODE ESTAR NO SUBSOLO OU Á CÉU ABERTO EM BACIAS SEDIMENTARES. USO PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, USINAS SIDERÚRGICAS, AQUECIMENTO E MATÉRIA PRIMA PARA FERTILIZANTES. VANTAGENS DOMÍNIO DA TECNOLOGIA, FÁCIL OBTENÇÃO, TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO. DESVANTAGENS FORMAÇÃO DA CHUVA ÁCIDA E INCREMENTO DO EFEITO ESTUFA

7 CARVÃO MINERAL

8 FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS – HIDROELETRICIDADE FONTE ÁGUAS REPRESADAS MOVEM TURBINAS QUE ACIONAM UM GERADOR ELÉTRICO. USO ELETRICIDADE EM GERAL. VANTAGENS NÃO PRODUZ RESÍDUOS POLUENTES. SUA PRODUÇÃO PODE SER CONTROLADA. DESVANTAGENS INUNDAÇÃO DE GRANDES ÁREAS, REMOÇÃO DE POPULAÇÕES, DIFICULDADE NA DISTRIBUIÇÃO, CUSTO ALTO DE IMPLANTAÇÃO E DEPENDÊNCIA DA DISPONIBILIDADE DE ÁGUA.

9 Funcionamento das Usinas

10 Usinas Hidrelétricas Como o Brasil é um país riquíssimo em rios, possui inúmeras usinas hidroelétricas, tais como: Companhia Eletropaulo: fornece energia para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro; Usina Urubupungá: fornece energia para os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais; Furnas Centrais Elétricas: fornecem energia para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; Usina Três Marias: fornece energia para Minas Gerais; Itaipu, que é uma usina binacional construída com os recursos de dois países, Brasil e Paraguai. Utiliza as águas do Rio Paraná na fronteira entre esses dois países. É a maior usina hidroelétrica que se conhece atualmente no Brasil.

11 FONTES DE ENERGIA CONVENCIONAIS – BIOMASSA FONTE MATÉRIA ORGÂNICA DECOMPOSTA EM CALDEIRAS OU EM BIODIGESTORES. USO AQUECIMENTO, PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E PRODUÇÃO DE BIOGÁS. VANTAGENS FONTE NATURAL E RENOVÁVEL, PODE SER CONTROLADA SUA QUEIMA POLUINDO POUCO E FACILIDADE DE UTILIZAÇÃO. DESVANTAGENS PARA GANHAR ESCALA EXIGE UM INVESTIMENTO INICIAL ALTO.

12 BIODIGESTOR

13 FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS - EÓLICA FONTE MOVIMENTO DOS VENTOS SÃO CAPTADOS PELAS HÉLICES QUE ACIONAM AS TURBINAS LIGADAS A UM GERADOR ELÉTRICO. USO ENERGIA ELÉTRICA E MOVIMENTAÇÃO DE MOINHOS. VANTAGENS GRANDE POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA, É UMA FORMA DE ENERGIA LIMPA E PODE SER IMPLANTADA EM PEQUENAS ÁREAS. DESVANTAGENS EXIGE INVESTIMENTOS ALTOS PARA SUA DISRIBUIÇÃO, INTERFERE NAS TRANSMISSÕES DE RÁDIO E TV, PRODUZ POLUIÇÃO SONORA E DEPENDE DO REGIME DE VENTOS.

14 ENERGIA EÓLICA

15 FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS – NUCLEAR FONTE REATORES PRODUZEM ENERGIA PELA FISSÃO DE ÁTOMOS, ESSA ENERGIA ACIONA OS GERADORES ELÉTRICOS. USO ENERGIA ELÉTRICA E BOMBAS ATÔMICAS. VANTAGENS AS USINAS PODEM SER INSTALADAS EM PONTOS ESTRATÉGICOS PARA DISTRIBUIÇÃO E NÃO EMITE POLUENTES QUE INTERFIRAM NA COMUNIDADE LOCAL. DESVANTAGENS DIFICULDADE DE DISPOSIÇÃO E TRATAMENTO DOS RESÍDUOS RADIOATIVOS, CONSTRUÇÃO CARA E DEMORADA E RISCO DE CONTAMINAÇÃO POR ACIDENTES.

16 FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS – SOLAR FONTE O SOL INCIDE EM LÂMINAS OU PAINÉIS CONDUTORES QUE CAPTAM A ENERGIA E GERAM ELETRICIDADE (CÉLULAS FOTOVOLTÁICAS, ESPELHOS REFLETORES OU TORRES. USO AQUECIMENTO E ENERGIA ELÉTRICA. VANTAGENS ENERGIA LIMPA, NÃO NECESSITA DE TURBINAS E GERADORES E PODE SER INSTALADA NO PRÓPRIO LOCAL DE UTILIZAÇÃO. DESVANTAGENS ALTO CUSTO.

17 Células Fotovoltáicas

18 FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS – MAREMOTRIZ FONTE DESLOCAMENTO DE MASSAS DE ÁGUA OCEÂNICAS APROVEITANDO A SAZONALIDADE DAS MARÉS, A ÁGUA CIRCULA POR TURBINAS DE FLUXO REVERSÍVEL QUE ACIONAM GERADORES PRODUZINDO ENERGIA ELÉTRICA. USO ENERGIA ELÉTRICA VANTAGENS ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL COM PRODUÇÃO DIÁRIA GARANTIDA. DESVANTAGENS NECESSIDADE DE OCUPAÇÃO DE ÁREAS COSTEIRAS MUITO VALORIZADAS E ESCALA DE DISTRIBIUIÇÃO.

19 FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS – ONDAS FONTE ONDAS OCEÂNICAS QUE ATRAVESSAM BARRAGENS FLUTUANTES, NA OSCILAÇÃO ESSES DISPOSITIVOS ALIMENTAM GERADORES QUE PRODUZEM ENERGIA ELÉTRICA. USO ESCALA EXPERIMENTAL EM PEQUENAS COMUNIDADES COSTEIRAS. VANTAGENS ENERGIA LIMPA E DE DISTRIBUIÇÃO LOCAL. DEVANTAGENS POUCA PRODUÇÃO E DEPENDE DA SAZONALIDADE DAS ONDAS.

20 FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS – GEOTÉRMICA FONTE AFLORAMENTO DE ÁGUA QUENTE DE BOLSÕES DE LAVAS SUBTERRÂNEAS (FONTES TERMAIS E GÊISERES). ESSES VAPORES SÃO CAPTADOS POR TUBULAÇÕES E PASSAM POR TURBINAS GERANDO ENERGIA. USO ENERGIA ELÉTRICA. VANTAGENS ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL. DESVANTAGENS PODEM TER SAZONALIDADE NA PRODUÇÃO.

21 FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS – ÁLCOOL FONTE COMBÚSTIVEL PRODUZIDO PELA FERMENTAÇÃO DA CANA DE AÇÚCAR. USO AUTOMÓVEIS VANTAGENS FONTE RENOVÁVEL E CONTROLE NA PRODUÇÃO. DESVANTAGENS GRANDES ÁREAS PARA PLANTIO, POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E SUA PRODUÇÃO PODE SER LIMITADA POR FATORES CLIMÁTICOS.

22 FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS – BIODIESEL FONTE COMBÚSTIVEL PRODUZIDO POR PLANTAS COMO A MAMONA, DENDÊ (PALMA), GIRASSOL, BABAÇU, AMENDOIM, PINHÃO MANSO E SOJA. (AINDA EM FASE EXPERIMENTAL) USO AUTOMÓVEIS E INDÚSTRIAS VANTAGENS FONTE RENOVÁVEL E CONTROLE NA PRODUÇÃO. DESVANTAGENS GRANDES ÁREAS PARA PLANTIO, POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E SUA PRODUÇÃO PODE SER LIMITADA POR FATORES CLIMÁTICOS.

23 FONTES DE ENERGIA EXÓTICAS CALOR OCEÂNICO FONTE BASEADA NA DIFERENÇA DE TEMPERATURA EM PONTOS DISTINTOS DA MASSA DE ÁGUA OCEÂNICA (CONVERSÃO TERMOELÉTRICA). USO ENERGIA ELÉTRICA. VANTAGENS BAIXO CUSTO, AUTOSUSTENTÁVEL E LIMPA. DESVANTAGENS POUCA POTENCIAL DE GERAÇÃO E GRANDE PARTE DA ENERGIA GERADA É CONSUMIDA NO PRÓPRIO SISTEMA.

24 FONTES DE ENERGIA EXÓTICAS FUSÃO NUCLEAR FONTE CONSISTE NA FUSÃO DE NÚCLEOS ATÔMICOS COM INTENSA PRODUÇÃO DE ENERGIA. USO AINDA NÃO UTILIZADA VANTAGENS GRANDE POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA E SEM RESÍDUOS RADIOATIVOS. DESVANTAGENS AINDA NÃO CONSEGUIMOS CONTROLAR A PRODUÇÃO.

25 FONTES DE ENERGIA EXÓTICAS CÉLULAS OU PILHAS DE COMBUSTÍVEL FONTE CONVERSÃO DE ENERGIA DO HIDROGÊNIO EM ELETRICIDADE (PROCESSO INVERSO AO DA HIDRÓLISE). USO ESTAÇÕES ESPACIAIS, GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E AUTOMÓVEIS (TODAS EXPERIMENTAIS) VANTAGENS POUCA PRODUÇÃO DE POLUENTES E ALTA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. DESVANTAGENS PRODUÇÃO DE ALGUNS POLUENTES COMO ÓXIDOS DE NITROGÊNIO E ENXOFRE E AINDA EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.

26 CÉLULAS OU PILHAS DE COMBUSTÍVEL


Carregar ppt "ENERGIA Aula 09/06/10 Ciências da Natureza I 1º Período de Pedagogia Prof. M.Sc. Mauricio F. Magalhães."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google