A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula de revisão – Parte II Regionalização do Espaço Brasileiro Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula de revisão – Parte II Regionalização do Espaço Brasileiro Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz."— Transcrição da apresentação:

1 Aula de revisão – Parte II Regionalização do Espaço Brasileiro Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz

2 O século XX e a dialética da produção do espaço e da produção de idéias

3 Novos cenários Cenário: profundas mudanças pós II Guerra: - fase monopolista do capitalismo - controle da economia pelos Estados - nova geopolítica mundial - modernização da agricultura - emergência de um mercado mundial Insatisfação com a chamada Geografia Tradicional, empírica e descritiva

4 Uma Geografia Neopositivista Influência do chamado Círculo de Viena Aumento da carga de cientificismo em relação ao positivismo clássico ou tradicional Método científico das ciências naturais

5 A nova Geografia...as características que melhor atestam a denominação de novo naquela Geografia emergente nos anos sessenta foram a preocupação com a utilização de um arsenal de técnicas matemático-estatísticas e a busca de um corpo de teorias para a Geografia... (Camargo & Reis Jr, 2004: 357)

6 A nova Geografia e o IBGE Conforme apontam Camargo e Reis Jr (2004): Dotada do arsenal teórico- quantificador, a Nova Geografia tornou-se uma ciência mais pragmática e mais valorizada pelos órgãos públicos, ficando fácil entender porque o IBGE rapidamente a endossou e foi o seu grande centro difusor (p. 360)

7 A totalidade Brasil no movimento da totalidade-mundo a maior integração do território nacional a urbanização galopante a industrialização seletiva a modernização da agricultura e...a manutenção de uma estrutura social perversa

8 A urbanização brasileira Fonte: IBGE (2010).

9 Fonte: RUIZ (2004). Disponível em _cedeplar.pdf

10 O novo rural Fonte: GIRARDI (2008).

11 Brasil: Índice de Desigualdade Social Fonte: POCHMANN & AMORIM (2003).

12 A Geografia Crítica Outra vertente do movimento de renovação Nova postura frente à realidade social e à ordem constituída Crítica ao empirismo exacerbado Pluralidade metodológica (Moraes, 1997)

13 Geografia e região A pseudo homogeneização da realidade e o fim das diferenciações espaciais O abandono do planejamento regional e seu impacto sobre a Geografia Regional A multiplicidade e repetição dos estudos regionais O debate regional e a unidade da Geografia (Lencioni, 1999)

14 Referências Bibliográficas CAMARGO, José Carlos & REIS JR., Dante F. da C. Considerações a respeito da Geografia Neopositivista no Brasil. Rio Claro, Revista Geografia, v. 29: 3, 2004, pp LENCIONI, Sandra. Região e Geografia. A noção de região no pensamento geográfico. In: CARLOS, Ana Fani A. (org). Novos Caminhos da Geografia, SP: Contexto, 1999, pp MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia – pequena história crítica. 15ª ed.São Paulo: Hucitec, POCHMAN, M. & AMORIM, (Orgs). Atlas da exclusão social no Brasil, 2003.


Carregar ppt "Aula de revisão – Parte II Regionalização do Espaço Brasileiro Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google