A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANA CAROLINA KOENTOPP FELIPE WODTKE SOYANE FRAGA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANA CAROLINA KOENTOPP FELIPE WODTKE SOYANE FRAGA."— Transcrição da apresentação:

1 ANA CAROLINA KOENTOPP FELIPE WODTKE SOYANE FRAGA

2 RICARDO FEIJÓ Graduado em física e mestre e doutor em Economia pela USP. Autor de variados artigos científicos publicados em revistas especializadas em filosofia e pensamento econômico.

3 O que é cientificidade? Doutrina dos que consideram os conhecimentos científicos definitivo; filosofia que nega a importancia dos problemas inacessíveis aos métodos científicos.

4 O que é o Positivismo? Sistema filosófico de Augusto Comte, filósofo francês; que limita o conhecimento ao método experimental. Dicionário Brasileiro Ilustrado Editora: Edigraf

5 Entre os séculos XIX E XX as filosofias das ciências passaram a ser criticadas,à medida que a ciencia entrava em crise devido a deficiência do sistema clássico.

6 Principais Filósofos -Ernest Mach( ) -Jules Henri Poincaré( ) -Pierre Duhem( ) -Rudolf Carnap( )

7

8 O Círculo de Viena Era um grupo de debate, onde eram discutidos e analisadas as sentenças do conheciemento com o propósito de torna-las claras e não ambiguas. Participaram eminentes pensadores como: Hempel e Carnap.

9 Positivismo Lógico A ideologia positivista diz que é necessário identificar um significado especial das teorias científicas para separá-las das não científicas, analisando-as em sua totalidade, sem levar em conta suas particularidades. Fazendo uso das sentenças com significado; Sendo estas sintéticas e analíticas.

10 Confirmacionismo De acordo com o confirmacionismo, o principal critério de veracidade de uma teoria é dada através de uma série de testes, mas isso não prova que tal teoria seja uma verdade absoluta.

11 Empirismo Lógico É a substituição do positivismo lógico, cuja distinção especial é o deslocamento da ênfase na avaliação de sentenças particulares das teorias científicas, para avaliação das teorias em sua totalidade.

12 Explicações dedutivas: seguem o modelo hipotético-dedutivo ou o modelo de cobertura; Explicações Probabilísticas: os resultados são tidos como apenas prováveis; Explicações Funcionais: a que cada um tem em vista ( maximizar lucros, utilidades, poder…) Explicação Genética: uma sequencia de fatos ocorridos durante a história, que explicam o presente, mas que não são capazes de prever o futuro. Explicação Científicas

13 Explanans & Explanandum Explanans: Um conjunto de sentenças que explicam os eventos observados utilizando hipóteses teóricas e enunciados descritivos de como ocorrem os eventos. Explanandum : Sentenças descritivas do fenômenos observados, que afirmam a maneira em que o fato empírico se processará.

14 Vídeo : ijhjY

15 REVENDO 1.O que é Cientificismo? 2.O que é positivismo? 3.O que foi o Círculo de Viena? 4.O que é sentença sintética? 5.O que é sentença analítica? 6.O que foi o Confirmacionismo?


Carregar ppt "ANA CAROLINA KOENTOPP FELIPE WODTKE SOYANE FRAGA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google