A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 01 – O território brasileiro Prof. Raphael Barbosa Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 01 – O território brasileiro Prof. Raphael Barbosa Ramos."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 01 – O território brasileiro Prof. Raphael Barbosa Ramos

2 Cap.01 - Formação do território brasileiro

3 Extensão do território O Brasil é o 5º maior país do mundo em extensão territorial com cerca de km 2. Toda essa extensão é resultado de um longo processo de conquistas de terras, iniciado pelos portugueses em 1500.

4 Os Limites territoriais Os atuais limites do nosso território começaram a ser definidos já em 1494, com o Tratado de Tordesilhas. Por meio desse acordo, portugueses e espanhóis dividiram entre si as terras já descobertas e as que viessem a ser conquistadas por suas expedições ultramarinas a partir de então.

5

6 Capitanias Hereditárias Para garantir o poder sobre as terras ocupadas e protegê-las de outros conquistadores, como franceses e holandeses, além dos próprios espanhóis, a coroa portuguesa dividiu o território em capitanias hereditárias, lotes de terras doadas pelo Rei de Portugal a pessoas de sua confiança.

7

8 Expansão territorial O território inicialmente dominado pelos portugueses teve uma grande expansão, ultrapassando a linha de Tordesilhas. Muitos fatores contribuíram para a ocupação do território desde o século XVI, entre os quais se destacam: Atuação dos Bandeirantes O Papel dos Jesuítas Exploração econômica do território.

9 Bandeirantes

10 Jesuítas

11 Exploração econômica do território

12 Cap.02 – Localização do território brasileiro

13 Onde está o Brasil? Hemisférios: O Brasil possui 93% de suas terras no hemisfério sul e está inteiramente no Hemisfério Oeste. Zonas Térmicas: Possui a maior parte das suas terras na zona tropical. O Brasil e os Continentes: O Brasil integra a América do Sul, sendo o 3º maior país do continente americano. Possui grande extensão latitudinal (Norte-Sul) e Longitudinal (Leste-Oeste).

14

15 Fuso Horário: Por estar inteiramente no Hemisfério Oeste, possui horas atrasadas em relação a Londres (Hora Mundial). Em nosso país existem ao todo 4 fusos: Ilhas da costa atlântica (-2 GMT); Brasilia (Hora oficial) (-3 GMT); Oeste do Brasil (-4 GMT) Acre (-5 GMT).

16

17 Tarefa: Responder questões da Apostila p. 230 e 231

18 Cap.03 - Organização e regionalização Prof. Raphael Barbosa Ramos

19 Organização do Estado Brasileiro No Brasil, há um total de municípios, distribuídos em 26 estados e o Distrito Federal. O Estado brasileiro está organizado em três poderes: Executivo (Presidente, Governadores e Prefeitos – Executam projetos e leis de interesse popular); Legislativo (Deputados Estaduais e Federais, Senadores e Vereadores – Criam leis e fiscalizam as ações do executivo) e o Judiciário (Juízes – julgar a constitucionalidade das leis e controlar sua execução).

20

21 Região Corresponde a um agrupamento de áreas com características semelhantes. Podemos regionalizar bairros, cidades, estados e países.

22 Por que regionalizar? Além de servir para descentralizar a administração e, assim, planejar melhor as ações governamentais, a regionalização também facilita a reunião de informações e a realização de estudos sobre determinado território.

23 O IBGE já realizou diversas regionalizações do território brasileiro, com o objetivo de facilitar seu trabalho de pesquisa e permitir uma organização mais eficiente das informações, utilizadas por governantes em suas decisões políticas.

24 Divisão regional do Brasil Entre as várias formas de divisão territorial brasileira, destacam-se: Divisão Político-administrativa (IBGE) Divisão Geoeconômica

25 Divisão Político-administrativa (IBGE) Divide o nosso país em 5 grandes regiões, também chamada de macrorregiões, sendo a mais utilizada em nosso país. Para dividir o Brasil em 5 regiões, o IBGE agrupou os estados de acordo com uma combinação de aspectos naturais sociais e econômicos. Nesse tempo o nosso país se modificou e com ele o mapa também, vejam:

26

27 As Regiões são: 1 – Norte – AM, AP, AC, PA, TO, RO e RR; 2 – Nordeste – BA, PE, CE, PB, MA, RN, AL, SE e PI; 3 – Sudeste – SP, RJ, MG e ES; 4 – Centro-Oeste – MS, MT, GO e DF; 5 – Sul – PR, SC e RS.

28 Divisão geoeconômica (Complexos Regional) Outra divisão conhecida e utilizada em nosso país, que separa o Brasil em 3 grandes complexos regionais. Essa divisão foi proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger em 1967, considerando as diferentes formações históricas e econômicas das regiões sem se ater as delimitações das fronteiras políticas interestaduais, não havendo a preocupação em colocar os estados inteiros num mesmo complexo.

29

30 As Regiões são: 1 – Amazônia – AM, AP, AC, PA, TO, RR, RO, norte de MT e Oeste do MA. 2 – Nordeste – PB, PI, CE, BA, RN, SE, AL, PE, leste do MA, e norte de MG. 3 – Centro-Sul – RS, PR, SC, MS, GO, DF, SP, RJ, ES, Grande parte de MG, e sul do MT.

31 Políticas regionais no Brasil Com o objetivo de diminuir as desigualdades socioeconômicas existentes entre as regiões brasileiras e estimular o desenvolvimento regional, foram criadas instituições governamentais, são elas: - SUDENE - SUDESUL - SUDAM - SUDECO

32

33 Tarefa: Responder questões da Apostila p. 238 e 239.

34 Referências: Apostila Sistema UNO (7º ano) Livro Didático Projeto Araribá (Geografia – 7º ano). Imagens: Google Imagens Recurso Multimídia Sistema UNO Montagem: Prof. Raphael Barbosa Ramos


Carregar ppt "Unidade 01 – O território brasileiro Prof. Raphael Barbosa Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google