A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento e do Departamento de Ciências Sociais da Unijuí – RS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento e do Departamento de Ciências Sociais da Unijuí – RS."— Transcrição da apresentação:

1 DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento e do Departamento de Ciências Sociais da Unijuí – RS Home page:

2 FONTE DE PESQUISA Livro: Sobre a Democracia. UnB, 2001;
Autor: Robert Dahl; Parte: III – A Verdadeira Democracia; Capítulos: 08 a 11 Páginas: 95 a 158;

3 A VERDADEIRA DEMOCRACIA
O que significa dizer que um país é democraticamente governado? Quando um país passa de um governo não-democrático para um governo democrático, os arranjos democráticos iniciais aos poucos se tornam práticas e, em seu devido tempo, tornam-se instituições.

4 Uma democracia em grande escala exige
Funcionários eleitos Eleições livres, justas e freqüentes Liberdade de expressão Fontes de informação diversificadas Autonomia para as associações Cidadania inclusiva

5 As eleições para os legislativos chegaram bem cedo
– na Inglaterra, já no começo do séc. XIII, nos Estados Unidos, durante o período colonial, nos séculos XVII e XVIII.

6 O jovem aristocrata francês Alex de Tocqueville
visitou os Estados Unidos em 1830. Referiu-se aos Estados Unidos como uma democracia. Naquele país, dizia ele, o povo era soberano, “a sociedade se governava por si mesma”.

7 O “sufrágio universal” de Maryland
Excluía a maioria dos afro-americanos quanto ao direito ao voto. - mulheres; - a muitos homens por não ser alfabetizados ou ter propriedades.

8 As mulheres só puderam votar depois da
Segunda Guerra Mundial. O governo “democrático” era um governo apenas de homens

9 Democracia Poliarquica – deriva de palavras gregas que
significam “muitos” e “governo”, assim, “o governo de muitos” se distingue do governo de um, a monarquia. E do governo de poucos, a oligarquia ou a aristocracia.

10 O Voto Secreto No final do século XIX, o voto secreto começou a
substituir a mão erguida em público. O segredo se tornou o padrão geral: um país em que ele é amplamente violado seria considerado desprovido de eleições livres e justas.

11 A democracia inventada pelos gregos era primária
Uma democracia de assembléia ou de câmara de vereadores, eles não criaram a democracia representativa como hoje a entendemos.

12 Quanto menor a unidade democrática, maior
seu potencial para a participação do cidadão e menor a necessidade de que os cidadãos deleguem as decisões do governo a representantes.

13 Governo Representativo
Num governo representativo muitas vezes os cidadãos delegam imensa autoridade arbitrária para decisões de importância extraordinária. Não delegam autoridade apenas a seus representantes eleitos, mas num trajeto ainda mais indireto e tortuoso, a autoridade é delegada a administradores burocratas.

14 Até os menores países democráticos exigem
governos municipais. Por menor que seja o país, ele precisará de uma série de associações e organizações independentes.

15 Acadêmicas: Idioni Amaral
Denise Schmitt Paz; Professor: Dejalma Cremonese; Disciplina: Ciência Política e Teoria do Estado;


Carregar ppt "DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento e do Departamento de Ciências Sociais da Unijuí – RS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google