A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

N. MAQUIAVEL (1469-1527) Prof. Cleber Pessoa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "N. MAQUIAVEL (1469-1527) Prof. Cleber Pessoa."— Transcrição da apresentação:

1 N. MAQUIAVEL ( ) Prof. Cleber Pessoa

2 Com Maquiavel, novidades importantes no pensamento político:
Introduz o vocábulo ESTADO; nova classificação das formas de governo - assunto tratado nos dois livros: O Príncipe; Os Comentários sobre a Primeira Década de Tito Lívio A novidade na classificação de Maquiavel: “Todos os Estados que existem e já existiram são e foram sempre MONARQUIAS e REPÚBLICAS”. (substitui a tripartição clássica)

3 MAQUIAVEL: a Teoria das Formas de Governo
A tripartição clássica de Aristóteles: Monarquia/Aristocracia/Democracia(+):boas; Tirania/Oligarquia/Democracia(-): más. A CLASSIFICAÇÃO DE MAQUIAVEL: Monarquias (principados): governo de um só; Repúblicas: Aristocráticas: divisão do poder entre o Príncipe e a Aristocracia; Democráticas: divisão do poder entre Príncipe, Aristocracia e Povo.

4 MAQUIAVEL A “veritá effetuale” (verdade efetiva): a realidade política da época de Maquiavel Europa Moderna: Inglaterra, França e Espanha (formados gradualmente depois da dissolução do Império Romano); A Itália de Maquiavel: fragmentada, dominada por povos estrangeiros, e formada por repúblicas como as de Gênova, Veneza, Florença...

5 MAQUIAVEL O campo de reflexão de Maquiavel: não foi o das cidades gregas, mas o da “REPÚBLICA ROMANA”: Defesa do “GOVERNO MISTO”: república compósita, complexa, formada por diversas partes que mantêm relações de concórdia contrastantes entre si.

6 Maquiavel e a obra “O Príncipe”:
Obra dedicada aos principados Principados hereditários (sucessão constitucional); Principados novos: conquistas (alguém que ainda não era príncipe). Ex.: Francisco Sforza, em Milão. As formas de conquista: “virtù” X fortuna força X consentimento

7 Maquiavel: as formas de governo
Além de negar a clássica “tripartição aristotélica”, Maquiavel não faz a distinção (como tb. fez Aristóteles) entre formas “boas” e “más” de governo. O Príncipe tirano (per scelera) é como os demais (ex defectu tituli): ???? - o critério para distinguir a boa política da má não é a MORAL, é o seu ÊXITO (os fins justificam os meios, p EdUnB, 1982.)

8 A crítica de Maquiavel às formas clássicas de governo de Políbio
POLÍBIO segue literalmente a teoria de Aristóteles: Boas: Monarquia, Aristocracia e Democracia; Más: Tirania, Oligarquia e Oclocracia (democ. negativa). A crítica de Maquiavel: as 3 formas boas porque não podem durar; as 3 outras pelo princípio de corrupção que contêm”

9 A crítica de Maquiavel às formas clássicas de governo de POLÍBIO
MAQUIAVEL criticou também a teoria dos ciclos (anaciclose) de Políbio:

10 Maquiavel: elogio ao “Governo Misto”
O objetivo de Maquiavel ao elogiar o “Governo Misto” é exaltar a constituição da “República Romana” – como tinha feito Políbio. República Romana:

11 MAQUIAVEL E O GOVERNO MISTO
Ao defender o “Governo Misto”, Maquiavel antecipa a noção de ‘sociedade civil’: “A saúde dos Estados reside não na harmonia forçada, mas sim na luta, no conflito, no antagonismo”.

12 MAQUIAVEL e MAX WEBER O estadista de Maquiavel: homem de “VIRTÙ”
*Sua ética: “ética dos fins últimos” ou “ética da convicção”. O estadista para Max Weber: o “chefe/líder carismático” (estadista moderno) *Sua ética: “ética da convicção” + a “ética da responsabilidade”


Carregar ppt "N. MAQUIAVEL (1469-1527) Prof. Cleber Pessoa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google