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CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX

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Apresentação em tema: "CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX"— Transcrição da apresentação:

1 Vestibular1 – www.vestibular1.com.br
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX A crítica feita por Kant à metafísica na Crítica da razão pura provoca o aparecimento de duas linhas divergentes entre os filósofos a ele posteriores: de uma lado os materialistas (Feuerbach) e os positivistas (Comte); e de outro os idealistas (Fichte, Schelling e Hegel). Vestibular1 –

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2. O cientificismo Séc XVIII – Revolução Industrial Nova mentalidade A ciência é considerada o único conhecimento possível e o método das ciências naturais o único válido. A ciência ou a razão técnico-científica é o novo deus da modernidade. 3. Comte e a lei dos três estados Augusto Comte ( ) Vestibular1 –

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Segundo ele a humanidade teria passado por três estados: a) o teológico: mentalidade mítica- os fenômenos resultam da ação dos deuses. b) o metafísico: contexto da razão filosófica em que se busca explicar a origem e o destino do universo. c) o positivo: contexto do aparecimento da ciência – a maturidade do espírito humano. Positivo: o real, a certeza, o preciso. Vestibular1 –

4 O positivismo leva às últimas conseqüências o papel reservado à razão de descobrir o as relações constantes e necessárias entre os fenômenos (leis invariáveis- determinismo). Quanto aos fenômenos humanos, essa visão expulsa deles a noção de liberdade. Qual o papel reservado à filosofia? Sistematizar as ciências. “O positivismo é o suicídio da filosofia” García Morente

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A sociologia, ciência soberana Comte reconhece que a matemática desde a Antiguidade teria atingido o estado positivo e a considera instrumento das outras ciências. Classificação cronológica das ciências: astronomia, física, química, fisiologia (biologia) e “física social” (sociologia). Esta é a mais complexa e concreta... Comte se diz o fundador da sociologia, usa os modelos da biologia para explicar a sociedade como um organismo coletivo – organicismo. Vestibular1 –

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Entusiasmado pela teoria frenológica de Gall, Comte afirma que apenas uma elite teria capacidade de desenvolver a parte frontal do cérebro, sede da faculdade superior, e conclui que a maioria dos seres humanos devem ser moldados e dirigidos a fim de garantir “o progresso dentro da ordem”. A sociologia de Comte gira em torno de núcleos constantes: a família, o trabalho, a pátria, a religião. Apesar da visão conservadora, Comte não desejava voltar ao passado nem eliminar o progresso. Vestibular1 –

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“Nenhum grande progresso pode efetivamente se realizar se não tende finalmente para a evidente consolidação da ordem”. O conceito de ciência comteano é a de um saber acabado. A religião da humanidade A rígida construção teórica comteana culmina com a concepção da religião positiva (atribui-se isto à deterioração da sua saúde mental). Vestibular1 –

8 Prof. Verdenal - ”O exame da religião positiva põe-nos, mais uma vez, diante das ambiguidades comteanas: trata-se de uma racionalização do sagrado ou de uma sacralização do racional?”. Segundo Lolita O. Benoit “ a ideologia religiosa esteve presente desde os escritos na forma ainda obscura do poder espiritual moderno, e finalmente no Curso de filosofia positiva, obra principal de Comte, foi pensada como imanente à sociologia” Comte pretendia refundar o poder espiritual em princípios não-teológicos – Igreja Positivista.

9 O positivismo no Brasil
O positivismo exerceu grande influência no pensamento latino-americano. 1876- Sociedade Positivista do Brasil 1881 – Igreja e Apostolado Positivista do Brasil, no Rio de Janeiro (Miguel Lemos e Teixeira Mendes) Luís Pereira Barreto e Benjamim Constant. Os adeptos do positivismo eram jovens da pequeno-burguesia comercial pertencentes às cidades em crescimento X aristocracia rural.


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