A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ELITISMO COMPETITIVO DE WEBER

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ELITISMO COMPETITIVO DE WEBER"— Transcrição da apresentação:

1 O ELITISMO COMPETITIVO DE WEBER
Disciplina TEORIA POLÍTICA II para o Curso de Relações Internacionais e TEORIA POLÍTICA III para o Curso de Ciências Sociais – UFSC Prof. Juliana Grigoli

2 Para Weber a vida política moderna e industrial:
Aula 3 Weber, ao contrário de vários autores do início e meados do século XIX, foi um intelectual que tinha uma visão mais sombria do futuro – desenvolvimento da humanidade e das ações políticas. Para Weber a vida política moderna e industrial: Pouco espaço para a participação democrática e o desenvolvimento coletivo. Instabilidade política. Democracia – meio de escolher pessoas encarregadas da tomada de decisões e de colocar alguns limites a seus excessos. Modelo de democracia de Weber – elitismo competitivo.

3 Entendidos como os ideais da individualidade e da diferença social.
Aula 3 Estava preocupado com as condições de liberdade individual e com os princípios do liberalismo. Entendidos como os ideais da individualidade e da diferença social. Estava preocupado com o destino dos valores liberais alemão. Encontro de um equilíbrio entre as forças sociais da época Força X direito; o poder X lei; governo especializado X soberania popular. Para o autor, a forma mais adequada de compreender esses debate era a luz das tendências sociais dominantes. Debate entre liberalismo e socialismo.

4 Constituem num dos desafios mais coerentes e atraentes ao marxismo.
Aula 3 As reflexões de Weber sobre essas questões implicaram em revisões das doutrinas liberais. Essas revisões tiveram uma influência central no desenvolvimento da teoria política e social no mundo anglo-americano. Constituem num dos desafios mais coerentes e atraentes ao marxismo. Pergunta central para entender a construção teórica de Weber:

5 Debate entre Weber e Marx
Aula 3 Qual é o sentido do liberalismo em um mundo cada vez mais dominado pela rivalidade entre capitalismo e socialismo? Onde há um florescimento de organizações de grande escala? Onde está o indivíduo? Debate entre Weber e Marx Weber concordou com algumas concepções de Marx, mas nunca endossou as idéias política de Marx. Aceitava a idéia de lutas de classes como algo que acontece em vários momentos da história. No entanto, rejeitava a tese:

6 Para Weber – classe significa:
Aula 3 Que os conflitos de classes são o principal motor do desenvolvimento histórico. Para Weber, o conceito de classe social é importante para entender as relações econômicas fundadas nas relações de produção. Que o surgimento do capitalismo envolveu uma massa de trabalhadores sem propriedade – venda da força de trabalho aos donos do capital. Mas rejeita a teoria da mais-valia E retira o componente – exploração – do debate. Para Weber – classe significa: Agregados de indivíduos que partilham de uma mesma condição, conjunto de “chances na vida”.

7 As classes não são grupos, mas podem se organizar para ações grupais.
Aula 3 Nesse sentido, As classes não são grupos, mas podem se organizar para ações grupais. Weber não acreditava na revolução proletária... Em contrapartida, apresentou uma visão mais diversificada dos conflitos sociais nas sociedades capitalistas. Para explicar os conflitos sociais, Weber utilizou outros conceitos e categorias de análise: Partidos políticos. Estados-nação.

8 Weber viu o capitalismo como um fenômeno das sociedades ocidentais.
Aula 3 Weber viu o capitalismo como um fenômeno das sociedades ocidentais. Incorporando valores e modos de atividades distintos de outras civilizações. O aspecto mais importante desta “ocidentalidade” é: Racionalidade – da produção capitalista, e da ciência + tecnologia. Dessa forma: Racionalização é um fenômeno que permeia cada uma das principais instituições da sociedade capitalista.

9 Encontramos uma dimensão diferenciada de análise:
Aula 3 Encontramos uma dimensão diferenciada de análise: Número cada vez maior de esferas de atividade. Definido por procedimentos científicos. Tendência a especialização. Submetidos ciência e a tecnologia. Consequências da racionalização: Erosão dos sistemas de crenças....sentido da vida. Crenças religiosas X conhecimento científico, novo conceito de bem comum.

10 Esse processo é conhecido em Weber como “desencanto do mundo”.
Aula 3 Esse processo é conhecido em Weber como “desencanto do mundo”. Então..... As conseqüências são: Perda de unidade.... Enfraquecimento do coletivo..... “Apoteose do individualismo”. Não existe uma verdade única......o que há? Individualidade – julgar e decidir quais são os seus valores. “Esse é o destino de uma época que comeu da árvore do conhecimento”.

11 Mecanismo para promover: A competição dos valores.
Aula 3 Quais são os valores? valores em competição.... Nesse sentido, a moralidade política só pode ser defendida em bases processuais. Mecanismo para promover: A competição dos valores. Liberdade de escolha. Democracia, portanto, é um componente essencial das estruturas institucionais para atingir este fim. Cultura política liberal.

12 A burocratização é o suporte dessa racionalização.
Aula 3 A burocratização é o suporte dessa racionalização. É o que organiza as grandes instituições... Estado, partidos políticos, universidades, sindicatos, hospitais, etc... Entretanto, Weber acreditava no controle dessa tendência, isto é, a burocracia não pode transcender a própria instituição. Senão.....ela passa a exercer uma relação de dominação, no terreno da política. Reprime a liberdade social e individual.

13 A questão principal é: como organizar a vida de uma sociedade moderna?
Aula 3 Para Weber, a centralização da administração é uma tendência da modernidade. A questão principal é: como organizar a vida de uma sociedade moderna? Quais são as possibilidades......modelos ? Democracia direta X democracia representativa Definição de Estado moderno em Weber: enfatizou dois elementos distintivos de sua história: A territorialidade e a violência.

14 Envolve também a defesa da propriedade privada.
Aula 3 “ a força não é um meio normal ou o único meio do Estado, mas a força é um meio específico do Estado.... O Estado é uma relação de homens dominando homens, uma relação apoiada por meio do usa da violência de forma legítima.” O Estado mantém a ordem e a obediência dentro de um território específico. Envolve também a defesa da propriedade privada. Estado e suas instituições detém o monopólio da coerção. Crise ocorre quando há a erosão desse monopólio.

15 Pautada em justificativas e na legalidade.
Aula 3 O Estado baseia-se no monopólio da coerção física, que é exercida de forma legitimada. Pautada em justificativas e na legalidade. A obediência social se dá pela virtude da legalidade ... Funda-se na autoridade legal... No código de leis. A frente de todas as instituições encontram-se o aparato administrativo dirigidos por funcionários administrativos especializados.....e as leis baseadas no conceito de cidadania. O Estado não é um efeito do capitalismo. Ajudou a promover o desenvolvimento do capitalismo.

16 Apoteose da burocracia e da especialização.
Aula 3 Para Weber a burocracia é uma “gaiola de aço”, que a população está destinada a viver. Esse é o preço que a sociedade paga por viver na modernidade – economia capitalista e tecnicamente desenvolvida. À medida que a vida econômica e política se torna mais complexa e diferenciada, a administração burocrática se torna mais crítica. Apoteose da burocracia e da especialização. A sensação que temos ao ler Weber é: O Estado burocrático governaria sozinho.

17 Uma economia direcionada para o capitalismo.
Aula 3 Weber advoga: Uma economia direcionada para o capitalismo. Governo parlamentar – competição de valores. Sistema competitivo de partidos – deve ocupar uma posição importante no processo. Os partidos políticos são, para Weber, essenciais para se compreender o sentido de participação na modernidade. E a divisão dos cidadãos com direito ao voto. Cidadãos ativos. Cidadãos passivos.

18 Participação se dá de duas formas:
Aula 3 Participação se dá de duas formas: Cidadão ativo – aquele que se envolve na política. Cidadão passivo – é o que se limita a escolha de representantes nas eleições. Se por um lado os partidos políticos significam uma forma de participação política mais ampliada... Por outro significa também uma forma de arregimentar pessoas para atividades voltadas para o sucesso eleitoral, e elaboração de estratégias competitivas.

19 Burocratização é um processo altamente complexo, que envolve:
Aula 3 O avanço da burocratização gera a diminuição da autonomia política.unciona como um mercado Burocratização é um processo altamente complexo, que envolve: Certo grau de democratização. Escolha de líderes políticos. Quem são os eleitores? Massa sem definição política. Democracia? Um campo de testes de líderes em potencial. Segue a lógica competitiva do mercado.

20 Nesse sentido só há uma escolha a fazer:
Aula 3 Nesse sentido só há uma escolha a fazer: “entre a democracia com liderança, com uma máquina – partido, ou uma democracia sem liderança – formada de políticos profissionais sem vocação”.


Carregar ppt "O ELITISMO COMPETITIVO DE WEBER"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google