A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Djalma Cremonese Aluno: Roberto Alessandro Coradini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Djalma Cremonese Aluno: Roberto Alessandro Coradini."— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Djalma Cremonese Aluno: Roberto Alessandro Coradini DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.

2 CONCEITOS É um regime político autoritário em que os poderes legislativo, executivo e judiciário estão nas mãos de uma única pessoa ou grupo de pessoas que exercem o poder de forma absoluta sobre o povo.

3 O Caudilhismo As ditaduras se apoiavam em teorias caudilhistas, que afirmavam muitas vezes do destino divino do líder, que é encarado como um salvador, cuja missão é libertar seu povo.

4 Ditadura e Tirania Ditadura: Exceção em que uma vez resolvida as instabilidades se cessavam. Tirania: Tendiam a ter o tirano perpétuo no poder.

5 Ditadura e Totalitarismo Todo o sistema ditatorial tem fundamentos totalitários, usados inclusive para conceituar alguns movimentos como Socialismo Stalinista, Fascismo Italiano, e o Nacional- Socialismo Alemão (Nazismo).

6 Principais Ditaduras Ditadura Romana: Quando a República Romana se deparava com uma situação política fora de seu controle, nomeavam um ditador que tinha poderes totais, poderiam promover a guerra e a paz, até o restabelecimento do estado de direito.

7 L0BO: Símbolo usado para ilustrar Senado Romano

8 Principais Ditaduras NAZISMO O golpe para a instalação da ditadura aconteceu à partir das próprias estruturas de governo, onde foram aproveitadas as debilidades de um sistema falho e inseriram-se partidos cujas ideologias não eram democráticas.

9 NAZISMO

10 Ditaduras na América Latina Cuba; Chile; Argentina; Uruguai; Paraguai; Brasil;

11 CONTROLE DE PODER As ditaduras tem como característica básica o controle e a manutenção do poder através do uso da força.

12 Distribuição de Poder Na ditadura as ações de poder emanam unicamente do ditador, sendo que os poderes estão abaixo deste e tecnicamente à sua Vontade.

13 Ditadura e Ideologias A Europa é um dos exemplos mais fortes nas ações de ditadura através de ideologias. O maior exemplo disso é: Stalin; Mussoline; Franco; Hitler;

14 DITADURA E IDEOLOGIAS As manifestações populares eram intensamente combatidas pelo estado.

15 CENSURA Os veículos de comunicação são os primeiros a sofrer repressões dos governos ditatoriais.

16 Ditadura no Brasil Getúlio Vargas : Chegou ao poder através da Revolução de Sob pressão promulgou em 1934 uma Constituição Democrática. Em 1937, alegando uma conspiração comunista, outorga uma nova constituição, aumentando seus poderes e evitando eleições direta. Este fato durou até 1945 e é conhecido como Estado Novo.

17 ESTADO NOVO Durante sua ditadura Vargas teve um intenso apoio popular.

18 Ditadura no Brasil Ditadura Militar : seguiu ao golpe militar de 1964, e foi caracterizada por repressão policial, exílios políticos, estabelecimento de legislação autoritária, uso da máquina estatal, manipulação da opinião pública, entre outros.

19 Ditadura no Brasil Violência foi a marca forte da ditadura

20 Fontes pesquisadas


Carregar ppt "UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Djalma Cremonese Aluno: Roberto Alessandro Coradini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google