A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO DEJALMA CREMONESE JULIANA SCHEIBLER E STADO NOVO CHIAPETTA,MARÇO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO DEJALMA CREMONESE JULIANA SCHEIBLER E STADO NOVO CHIAPETTA,MARÇO."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO DEJALMA CREMONESE JULIANA SCHEIBLER E STADO NOVO CHIAPETTA,MARÇO DE 2008

2 ESTADO NOVO ESTADO NOVO É como ficou conhecido o período da história republicana brasileira que vai 1937 a 1945, quando foi presidente do Brasil Getúlio Vargas. É como ficou conhecido o período da história republicana brasileira que vai 1937 a 1945, quando foi presidente do Brasil Getúlio Vargas.

3 A partir de 1937 o Brasil vive o Estado Novo, um regime autoritário com características do fascismo europeu. A partir de 1937 o Brasil vive o Estado Novo, um regime autoritário com características do fascismo europeu.

4 A censura aos órgãos de imprensa e a propaganda política são alguns dos instrumentos que o Estado Novo usa para cultivar a imagem do seu líder, o presidente Getúlio Vargas. A censura aos órgãos de imprensa e a propaganda política são alguns dos instrumentos que o Estado Novo usa para cultivar a imagem do seu líder, o presidente Getúlio Vargas.

5 Estado Novo

6 Em 1937, quando se aguardavam as eleições presidenciais para janeiro de 1938, descobriu-se a existência de um plano comunista para tomada do poder, o então chamado de Plano Cohen. Em 1937, quando se aguardavam as eleições presidenciais para janeiro de 1938, descobriu-se a existência de um plano comunista para tomada do poder, o então chamado de Plano Cohen.

7 Plano Cohen Foi um documento escrito pelo capitão Olímpio Mourão, na época membro do Serviço Secreto integralista com o intento de simular, para efeitos se estudo, uma revolução comunista no Brasil. Foi um documento escrito pelo capitão Olímpio Mourão, na época membro do Serviço Secreto integralista com o intento de simular, para efeitos se estudo, uma revolução comunista no Brasil.

8 Trecho do Plano Cohen No plano de violência deverão figurar, como já foi dito atrás, os homens a serem eliminados e o pessoal encarregado dessa missão. Todavia, tão importantes quanto estes serão os reféns,... No plano de violência deverão figurar, como já foi dito atrás, os homens a serem eliminados e o pessoal encarregado dessa missão. Todavia, tão importantes quanto estes serão os reféns,...

9 O golpe do estado de 1937 Com o receio de novas revoluções comunistas, foi sem resistência que Vargas deu um golpe de estado e instaurou uma ditadura em 10 de novembro de Com o receio de novas revoluções comunistas, foi sem resistência que Vargas deu um golpe de estado e instaurou uma ditadura em 10 de novembro de 1937.

10 A implantação do Estado Novo e sua política Getúlio Vargas determinou o fechamento do Congresso Nacional e extinção dos partidos políticos. Getúlio Vargas determinou o fechamento do Congresso Nacional e extinção dos partidos políticos.

11 Ele outorgou constituição, que lhe conferia o controle total do poder executivo e permitiria nomear interventores nos estados, aos quais Getúlio deu autonomia na tomada de decisões. Ele outorgou constituição, que lhe conferia o controle total do poder executivo e permitiria nomear interventores nos estados, aos quais Getúlio deu autonomia na tomada de decisões.

12 Esta constituição foi denominada Polaca, a qual previa um novo legislativo, porém nunca se realizaram eleições no Estado Novo. Esta constituição foi denominada Polaca, a qual previa um novo legislativo, porém nunca se realizaram eleições no Estado Novo.

13 Em 1939, Vargas cria o Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, que fica responsável pela censura aos meios de comunicação e divulgação do Estado Novo. Nada que fosse contra o regime poderia ser publicado. Em 1939, Vargas cria o Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, que fica responsável pela censura aos meios de comunicação e divulgação do Estado Novo. Nada que fosse contra o regime poderia ser publicado.

14 Avaliação sócio-política do Estado novo O Estado Novo brasileiro manteve uma política dentro dos ideais positivistas das lideranças gaúchas como a de Júlio Prates de Castilhos, que de forma autoritária redigiu a constituição estadual do RS. O Estado Novo brasileiro manteve uma política dentro dos ideais positivistas das lideranças gaúchas como a de Júlio Prates de Castilhos, que de forma autoritária redigiu a constituição estadual do RS.

15 Vargas continuou à reestruturação do estado e profissionalização do serviço público, criando o DASP e, o IBGE. Vargas continuou à reestruturação do estado e profissionalização do serviço público, criando o DASP e, o IBGE. Aboliu impostos interestaduais, modernizou e ampliou o imposto de renda. Aboliu impostos interestaduais, modernizou e ampliou o imposto de renda.

16 A modernização do Estado Em 1944, surge a Fundação Getúlio Vargas com o objetivo de preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada brasileira. Em 1944, surge a Fundação Getúlio Vargas com o objetivo de preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada brasileira.

17 Foram criados, nesse período, o Ministério da Aeronáutica. Foram criados, nesse período, o Ministério da Aeronáutica. Conselho Nacional do Petróleo que depois daria origem à Petrobrás em Conselho Nacional do Petróleo que depois daria origem à Petrobrás em 1953.

18 Foram criadas ainda a Companhia Siderúrgica Nacional, a Companhia Vale do Rio Doce, a Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco e a Fábrica Nacional de Motores,... Foram criadas ainda a Companhia Siderúrgica Nacional, a Companhia Vale do Rio Doce, a Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco e a Fábrica Nacional de Motores,...

19 Foi criada uma nova moeda nacional, o cruzeiro. Foi criada uma nova moeda nacional, o cruzeiro. Decretou o Código Penal e o Código do Processo Penal e a Consolidação das Leis do Trabalho(CLT). Decretou o Código Penal e o Código do Processo Penal e a Consolidação das Leis do Trabalho(CLT).

20 Criou a carteira de trabalho, a Justiça do Trabalho, o salário mínimo, o FGTS,... Criou a carteira de trabalho, a Justiça do Trabalho, o salário mínimo, o FGTS,... Regulamentou o trabalho de menores, da mulher e o trabalho noturno, fixou a jornada de trabalho em oito horas,... Regulamentou o trabalho de menores, da mulher e o trabalho noturno, fixou a jornada de trabalho em oito horas,...

21 A Segunda Guerra Mundial Depois da conferência dos países sul- americanos, decidiu-se que as nações americanas deveriam romper as relações diplomáticas com os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) Depois da conferência dos países sul- americanos, decidiu-se que as nações americanas deveriam romper as relações diplomáticas com os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão)

22 Logo em seguida, ainda em 1942, submarinos alemães atacaram navios mercantes brasileiros, pondo um fim à neutralidade brasileira.Declarando então Getúlio, guerra à Alemanha e a Itália. Logo em seguida, ainda em 1942, submarinos alemães atacaram navios mercantes brasileiros, pondo um fim à neutralidade brasileira.Declarando então Getúlio, guerra à Alemanha e a Itália.

23 O Brasil cedeu aos EUA as bases militares do Nordeste, que serviram se trampolim para a invasão do Norte da África pelos aliados e a contenção do avanço do exército nazista. O Brasil cedeu aos EUA as bases militares do Nordeste, que serviram se trampolim para a invasão do Norte da África pelos aliados e a contenção do avanço do exército nazista.

24 O exército nazista que comandado pelo general Rommel, tinha o objetivo de chegar ao Oriente Médio e assumir o controle das fontes produtoras de petróleo enquanto as japonesas assumiriam as áreas produtoras de borracha. O exército nazista que comandado pelo general Rommel, tinha o objetivo de chegar ao Oriente Médio e assumir o controle das fontes produtoras de petróleo enquanto as japonesas assumiriam as áreas produtoras de borracha.

25 A partir de 1944 o Brasil passou a desembarcar tropas da FEB na Itália, já ocupada pelo exército nazista. A partir de 1944 o Brasil passou a desembarcar tropas da FEB na Itália, já ocupada pelo exército nazista.

26 No plano político, com a derrota do totalitarismo nazi-fascista e nipônico e a vitória das democracias, o Estado Novo de Vargas estava condenado. No plano político, com a derrota do totalitarismo nazi-fascista e nipônico e a vitória das democracias, o Estado Novo de Vargas estava condenado.

27 Getúlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945, por um movimento militar e, abriu-se no país o processo democrático. Getúlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945, por um movimento militar e, abriu-se no país o processo democrático.

28 Fontes pesquisadas (Brasil). (Brasil). Imagens google. Imagens google.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO DEJALMA CREMONESE JULIANA SCHEIBLER E STADO NOVO CHIAPETTA,MARÇO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google