A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ERA VARGAS (1930-1945). Conciliação de interesses com as oligarquias e militares O governo de Getúlio contou com o apoio da Igreja Católica; Criação do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ERA VARGAS (1930-1945). Conciliação de interesses com as oligarquias e militares O governo de Getúlio contou com o apoio da Igreja Católica; Criação do."— Transcrição da apresentação:

1 ERA VARGAS ( )

2 Conciliação de interesses com as oligarquias e militares O governo de Getúlio contou com o apoio da Igreja Católica; Criação do Código Eleitoral de Centralização de poder Governo Provisório ( )

3 Revolução Constitucionalista 1932 Paulistas, indignados com a perda do controle político, contestam o rompimento constitucional O movimento representou uma tentativa de afastamento de Getúlio do poder O movimento acabou não contando com o apoio de outros estados, fracassando.

4 Constituição de 1934 Sistema Eleitoral: voto secreto, instituição do voto feminino, eleições diretas para todos os cargos do governo; Economia: nacionalização de empresas, nacionalização do subsolo brasileiro, controle da entrada de imigrantes; Política: abertura para atuação dos sindicatos, abolição do cargo de vice presidente, justiça do trabalho; Legislação Trabalhista; Ensino público primário obrigatório.

5 Governo Constitucional (1934-7) Vargas se esforça na manutenção do estável quadro político; Formação da AIB (Ação Integralista Brasileira): organização política de orientação fascista, que tem como líder a imagem de Plínio Salgado. Formação da ANL (Aliança Nacional Libertadora): pró nacionalismo, suspensão dos pagamentos da dívida externa, garantia dos direitos de expressão política, reforma agrária, e tinham como líder do movimento Luís Carlos Prestes;

6 Intentona Comunista 1935 Organizado pelo PCB (ilegal), liderado por Luís Carlos Prestes e Olga Benário Tinha por objetivo a instauração de uma revolução de caráter socialista, além da deposição de Getúlio. Acabou sendo um elemento importante para o golpe que levou a um regime ditatorial comandado por Getúlio Plano Cohen

7 Estado Novo( ) Constituição de 1937: Outorgada Apelidada de Polaca por ser inspirada na constituição fascista polonesa. Concentra os poderes executivo e legislativo nas mãos do Presidente da República; Estabelece eleições indiretas para presidente, que terá mandato de seis anos; Admite a pena de morte; Retira do trabalhador o direito de greve; Permitia ao governo expurgar funcionários que se opusessem ao regime; Previu a realização de um plebiscito para referendá-la, o que nunca ocorreu.

8 Características do Estado Novo Criação do SENAI ( Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); Criação do Conselho Nacional do Petróleo Investimentos no setor militar com a compra de armas. Criação do DASP (Departamento de Administração do Serviço Público) Política de incentivo a substituição de importações Criação da CSN ( Companhia Siderúrgica Nacional) Descoberta de petróleo na Bahia em 1939 Construção da imagem de Getúlio como o protetor dos trabalhadores Vinculação dos sindicatos ao Estado Proibição de greves

9 Pelego- figura comum durante o Estado Novo. Representavam os dirigentes sindicais que defendiam os interesses próprios e do Estado, agindo como amortecedores dos atritos. Consolidação das leis trabalhistas- CLT (1943) DIP- Departamento de Imprensa e Propaganda A Hora do Brasil

10

11 Política Externa Com a eclosão da 2ª Guerra Mundial ( ) os EUA adotam uma postura mais intervencionista na América Latina, a fim de garantir apoio durante o conflito. Em 1942 o Brasil entra na 2ª Guerra ao lado dos Aliados após o afundamento de navios mercantes por submarinos alemães. A volta dos pracinhas da FEB ao Brasil em 1945, provocou um grande entusiasmo popular, contribuindo para acelerar as pressões pela democratização do país.

12 O fim do Estado Novo Paradoxo entre a postura ditatorial de Vargas e o apoio externo, durante a 2ª Guerra às democracias liberais. Pressionado Getúlio estabelece eleições para o final de 1945 e compromete-se a não se candidatar apoiando Dutra como candidato oficial do governo Queremismo Deposição de Getúlio Vargas


Carregar ppt "ERA VARGAS (1930-1945). Conciliação de interesses com as oligarquias e militares O governo de Getúlio contou com o apoio da Igreja Católica; Criação do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google