A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ERA VARGAS. Decadência da economia cafeeira As sucessivas valorizações do café seguidas da crise global do capitalismo acabaram com a base artificial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ERA VARGAS. Decadência da economia cafeeira As sucessivas valorizações do café seguidas da crise global do capitalismo acabaram com a base artificial."— Transcrição da apresentação:

1 ERA VARGAS

2 Decadência da economia cafeeira As sucessivas valorizações do café seguidas da crise global do capitalismo acabaram com a base artificial dos lucros dos cafeicultores; Washington Luís, com o intuito de dar continuidade a uma política que favorecesse os cafeicultores nomeia para presidente, no lugar do sucessor esperado o mineiro Antonio Carlos, o paulista Júlio Prestes

3 Aliança Liberal Antonio Carlos forma a oposição, Aliança Liberal, com Getúlio Vargas para presidente e importante participação de João Pessoa; Mesmo assim Júlio Prestes vence as eleições de 1930.

4 A Revolução de 1930 Assassinado de João Pessoa Os militares, encabeçados por Getúlio Vargas, se aproveitando da frágil situação de Washinton Luís, o depõe para instaurar o governo provisório.

5 Vargas no poder cede concessões aos grupos políticos atuantes mas não se compromete com nenhum deles; O governo de Getúlio contou com o apoio da Igreja Católica; Há uma centralização do poder, com dissolução do legislativo e nomeação de interventores para os governos estaduais; Criação do Código Eleitoral de Governo Provisório ( )

6 Revolução Constitucionalista 1932 A presença dos interventores gerava conturbações no quadro político esquentando a oposição, principalmente paulista; A imprensa tenentista sofria ataques que culminaram na formação do MMDC, resultante do assassinato de quatro jovens;

7 ... A Revolução é deflagrada no estado de São Paulo e acaba sem êxito pela falta de apoio de MG, RS e MT O objetivo da Revolução seria derrubar o governo Federal em nome da superioridade paulista que se firmaria com a constitucionalização do país.

8 Constituição de 1934 Sistema Eleitoral: voto secreto, instituição do voto feminino, eleições diretas para todos os cargos do governo; Economia: nacionalização de empresas, nacionalização do subsolo brasileiro, controle da entrada de imigrantes; Política: abertura para atuação dos sindicatos, abolição do cargo de vice presidente, justiça do trabalho; Legislação Trabalhista; Ensino público primário obrigatório.

9 Governo Constitucional (1934-7) Vargas se esforça na manutenção do estável quadro político; Formação da AIB (Ação Integralista Brasileira): organização política de orientação fascista, que tem como líder a imagem de Plínio Salgado. Formação da ANL (Aliança Nacional Libertadora): pró nacionalismo, suspensão dos pagamentos da dívida externa, garantia dos direitos de expressão política, reforma agrária, e tinham como líder do movimento Luís Carlos Prestes;

10 Intentona Comunista 1935 Repressão por parte do governo às ações da ANL; O governo fecha a ANL, levando a oposição comunista a se organizar no PCB (ilegal) que planeja um golpe; O golpe fracassa por falta de condições e de organização para implementação de um governo revolucionário no país

11 Getúlio caminha para o golpe Após à Intentona o caminho para a repressão a movimentações políticas estava aberto; Estado de sítio decretado pelo governo que se tornaria estado de guerra; Formação da Comissão Nacional de Repressão ao Comunismo, do Tribunal de Segurança Nacional.

12 Plano Cohen Um oficial integralista foi surpreendido datilografando uma carta que descrevia um plano de insurreição comunista. O plano era uma farsa a ser publicada em um boletim integralista mostrando como seria a reação dos integralistas frente a insurreição. A carta foi publicada em jornais e anunciada nas rádios com sendo verdadeira. O Congresso aprova o Estado de Guerra A impossibilidade de se realizar eleições levou Getúlio ao golpe que instauraria no Brasil um regime ditatorial.

13 Estado Novo( ) Constituição de 1937: Outorgada Apelidada de Polaca por ser inspirada na constituição fascista polonesa. Concentra os poderes executivo e legislativo nas mãos do Presidente da República; Estabelece eleições indiretas para presidente, que terá mandato de seis anos; Admite a pena de morte; Retira do trabalhador o direito de greve; Permitia ao governo expurgar funcionários que se opusessem ao regime; Previu a realização de um plebiscito para referendá-la, o que nunca ocorreu.

14 Características do Estado Novo O golpe instaura no Brasil um regime ditatorial e personalista, que contou com o apoio da burocracia civil e militar e da burguesia industrial; Getúlio investe no desenvolvimento da indústria, reforçando a importância de se preparar uma mão-de- obra qualificada, o que fica claro com a criação do SENAI ( Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); Criação do Conselho Nacional do Petróleo Investimentos no setor militar com a compra de armas. Criação do DASP (Departamento de Administração do Serviço Público)

15 Política econômico-financeira Política de incentivo a substituição de importações Nacionalização de bancos e empresas de seguros Criação da CSN ( Companhia Siderúrgica Nacional) Código de Minas(1940)- proibia a participação de estrangeiros na mineração e siderurgia. Descoberta de petróleo na Bahia em 1939.

16 Política trabalhista Construção da imagem de Getúlio como o protetor dos trabalhadores Vinculação dos sindicatos ao Estado Proibição de greves Criação do imposto sindical Pelego- figura comum durante o Estado Novo. Representavam os dirigentes sindicais que defendiam os interesses próprios e do Estado, agindo como amortecedores dos atritos. Consolidação das leis trabalhistas- CLT (1943)

17

18 Controle da opinião pública DIP- Departamento de Imprensa e Propaganda A Hora do Brasil Construção da imagem do Pai dos Pobres

19 Política Externa A crise mundial acentuou o declínio da hegemonia inglesa e a emergência dos EUA. Política de influência ideológica sustentada pela Alemanha Nazista. Getúlio adota uma postura pragmática negociando com quem lhe oferecesse melhores condições. Getúlio reprime definitivamente a ação integralista em 1938 e massacra movimentos nazistas existentes no sul do Brasil. Ou seja, internamente ele afasta a política brasileira de um possível alinhamento ideológico com os nazistas.

20 Com a eclosão da 2ª Guerra Mundial ( ) os EUA adotam uma postura mais intervencionista na América Latina, a fim de garantir apoio durante o conflito. Em 1942 o Brasil entra na 2ª Guerra ao lado dos Aliados após o afundamento de navios mercantes por submarinos alemães. A volta dos pracinhas da FEB ao Brasil em 1945, provocou um grande entusiasmo popular, contribuindo para acelerar as pressões pela democratização do país.

21 O fim do Estado Novo Paradoxo entre a postura ditatorial de Vargas e o apoio externo, durante a 2ª Guerra às democracias liberais. Manifesto dos Mineiros (1943) Os universitários organizados pela UNE mobilizam-se contra a ditadura. Pressionado Getúlio estabelece eleições para o final de 1945 e compromete-se a não se candidatar apoiando Dutra como candidato oficial do governo

22 Formação do Partidos União Democrática Nacional (UDN)- Partido que agrupa a oposição, lança como candidato Eduardo Gomes Partido Social Democrático (PDS)- grupo de apoio ao governo que lança como candidato Eurico Gaspar Dutra. Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)- Tinha por objetivo reunir massas trabalhadoras urbanas sob a bandeira getulista.

23 Queremismo Iniciativa promovida pelos círculos trabalhistas ligados a Getúlio, com o apoio dos comunistas. Os queremistas saíram as ruas defendendo a instalação de uma Assembléia Nacional Constituinte com Getúlio no poder. Só posteriormente deveriam ser realizadas eleições diretas para presidente, nas quais Getúlio deveria concorrer.

24 Deposição de Vargas Getúlio nomeia para um alto cargo de chefe da polícia seu irmão, o truculento Benjamim Vargas, conhecido como Bejo. Forçado a renunciar, Getúlio se retira do poder fazendo uma declaração pública de que concordara com sua saída.


Carregar ppt "ERA VARGAS. Decadência da economia cafeeira As sucessivas valorizações do café seguidas da crise global do capitalismo acabaram com a base artificial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google