A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sócrates Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sócrates Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin."— Transcrição da apresentação:

1 Sócrates Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin

2 DESCRIÇÃO Filósofo grego Nasceu em Atenas em 470 a.C. e morreu em 399 a.C.. Filho de Sofrônico(escultor) e Fenáreta (parteira). Sócrates recebeu uma educação tradicional, estudando a obra de Homero(Ailíada e a Odisséia), ginástica, música e gramática.

3 Aprendeu a arte do pai mas dedicou-se a meditação e a filosofia. Casou-se com Xântipe(bastante mais nova do que ele e temperamento bastante difícil). Teve três filhos(Lamproles,Sphoronicus e Menexenus). Preocupou-se pouco com sua família.

4 Sempre foi modelo de bom cidadão. Foi convidado para o senado dos Quinhentos; Mas manteve-se afastado da vida pública e da política pois contestavam com seu temperamento crítico. A elite começa a encerar Sócrates como: Um inimigo público e um agitador em potencial.

5 Sócrates atrai a atenção de muitos jovens, em função de suas idéias inovadoras. Assim a elite grega com medo de uma mudança na sociedade, começam a encarar Sócrates como um inimigo público.

6 Sócrates não é bem aceito por parte da aristocracia grega. Pois defendia algumas ideias contrarias ao funcionamento da aristocracia grega. Afirmava que crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos.

7 Então Sócrates é preso. E em júri de cinqüenta pessoas, foi acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega.

8 Em sua cela Sócrates foi condenado à morte: E teve de ingerir cicuta (uma planta venenosa), em 399 a.C. Teve que esperar por mais de um mês a morte dentro de seu cárcere. Durante esse tempo Criton preparou uma fuga e a propôs ao mestre este porém recusou.

9 Suas palavras finais foram: Devemos um galo a Esculápio Dizendo que o deus da medicina havia o livrado do mal da vida com o dom da morte. Morreu com 71 anos de idade em Atenas, Grécia.

10 Não sou nem Ateniense, nem Grego. Mas sim um cidadão do mundo. Sócrates

11 Sócrates não deixou escrito seus pensamentos. As fontes primárias sobre ele são: os autores Xenofonte, Aristófanes e Platão. Platão era um de seus discípulos.

12 Seu objetivo era formar cidadãos sábios, honestos e temperados. Diferentemente dos sofistas que: Formavam verdadeiros egoístas, capazes apenas de acometer uns contra os outros escravizar o próximo.

13 Em vários livros de Platão, Sócrates aparece como personagem.(Eutifron, Critão, Frédon). Diante da tirania popular Sócrates aparecia como chefe de uma aristocracia intelectual.

14 Sócrates Interesses: A essência da natureza da alma humana. Buscar a verdade e combater os Sofistas.

15 Postura de Sócrates Que a mente do homem era algo de maior importância, para se estudar. O valor da vida era ser viver de forma coerente com o que se pensa e com o que se faz Acreditar estar sempre em busca

16 Sócrates tinha como Método o objeto da Ciência! Ele dizia que o objeto da ciência não era o sensível (o particular, o individuo); Mas sim o inteligível A essência da Coisa!

17 Seu método de transmissão de conhecimento e sabedoria era o diálogo. Fazia perguntas que conduziam o discípulo ao conhecimento da verdade.

18 Nesta idéia Sócrates adotava o diálogo que se revestia em dupla forma: A do adversário (em confrontar) A de um discípulo (ao instruir)

19 Método usado em suas conversas com os cidadãos, que consistia em: Facilitar a parturição de idéias. Comparada a profissão materna, trazia a luz, as idéias,que já existiam em seus interlocutores. Maiêutica

20 Papeis na Maiêutica Quem pergunta – – Não afirma nada – – Não duela com o outro – – Busca a contradição – – Auxilia o outro a criar verdade universais – – Deve ficar mais atento no que é dito pelo outro – – Não induz as respostas Quem responde – – Busca respostas mais universais – – É levado a refletir sobre aquilo que diz – – Não duela com o outro – – Cria novas ideias – – Produz pensamentos autênticos – – Descarta o aparente e busca o essencial

21 Ironia Quando questionado a responder aquilo que sabe, Sócrates afirmava Só sei que nada sei. Tal frase demostrava a ignorância socrática e também fazia com que o outro fosse o responsável a criar novas ideias

22 Só sei que nada sei Conhece-te a ti mesmo

23 AS ETAPAS DO SABER SERIAM: Ignorar sua ignorância; Conhecer sua ignorância ; Ignorar seu saber e conhecer seu saber.

24 Para Sócrates: Ciência = Virtude = Para ele fazendo-se o bem encontra-se a felicidade. Para isso as pessoas deveriam desenvolver a virtude. Felicidade;

25 Para ele a virtude da alma é a sabedoria que aproxima de Deus. A sabedoria tem a ver com a humildade intelectual e não com a quantidade do saber.

26 Os limites humanos são segundo Sócrates: Ter consciência da condição humana. Não ser mais do que é para os homens serem.

27 Alguns pensamentos de Sócrates Aquele que quer mudar o mundo deve mudar primeiro a si mesmo A inveja é o câncer da alma Transforme as pedras que você tropeça nas pedras de sua escada

28 Fontes pesquisadas FONTES


Carregar ppt "Sócrates Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google