A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 09 1 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !. AULA 09 2 CAPÍTULO IV.2.2 – SÓCRATES (469 A.C. – 399 A.C.) O meio de se alcançar a Ética e o Conhecimento:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 09 1 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !. AULA 09 2 CAPÍTULO IV.2.2 – SÓCRATES (469 A.C. – 399 A.C.) O meio de se alcançar a Ética e o Conhecimento:"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 09 1 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

2 AULA 09 2 CAPÍTULO IV.2.2 – SÓCRATES (469 A.C. – 399 A.C.) O meio de se alcançar a Ética e o Conhecimento: o Método Socrático. Pré-requisito do Método Socrático – A abertura Mental. Quanto mais conscientes nós estivermos da nossa ignorância, mais abertos estamos para procurar a Verdade. Aqueles que conseguem reconhecer a sua ignorância são, por isso mesmo, aqueles que estão mais perto da Sabedoria. 2 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

3 AULA 09 3 Método Socrático Propriamente Dito – o Diálogo Dirigido. No diálogo, os amantes da Verdade, podem encontrar os significados profundos de virtude, temperança, coragem, justiça, piedade,... Com a sucessão de perguntas adequadas e dirigidas, a reflexão pessoal para encontrar as respostas, e o uso de exemplos concretos, as controvérsias se suavizam e se chega a idéias mais verdadeiras. Os interlocutores reexaminam as suas próprias idéias; questionam os seus dogmas (pretensas verdades não racionalmente comprovadas) e são levados a abandonar as suas crenças e opiniões inconsistentes. Os interlocutores expontaneamente substituem as idéias e opiniões inadequadas por novas idéias; opiniões e conceitos mais claros e mais próximos da verdade. (A Verdade absoluta final, no entanto, não pode ser atingida.) 3 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

4 AULA 09 4 A Essência do Método Socrático A maior parte daqueles que se julgam sábios, nem sequer se apercebem da sua ignorância. Pelo contrário, Sócrates se dizia saber que não sabia nada e, por isso, estava em melhores condições para procurar o conhecimento, partindo da máxima antiga conhece-te a ti mesmo. O método socrático leva a profundas reflexões pessoais e a uma crescente descoberta de verdades interiores. É um método de auto-conhecimento. 4 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

5 AULA 09 5 As Virtudes e o Conhecimento Todas as virtudes se reduzem a uma única realidade = o conhecimento. A virtude é conhecimento. Portanto tem uma existência objetiva. (Para os sofistas, ao contrário, a virtude era aquilo que cada indivíduo desejava que fosse.) Segundo Sócrates o mal é sempre produto da ignorância. O que leva o homem a agir mal ou agir bem é ponderar os resultados que advirão das suas ações. Saber este a que chama arte do comedimento (Prudência) e que, forçosamente, se fundamenta também no conhecimento; assim, aquele que erra, erra por ignorância. 5 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

6 AULA 09 6 Ponderar os resultados que advirão das ações, é o conhecimento do bem. Sem conhecimento não é possível a realização da vida boa. Desta forma, a virtude é o conhecimento do bem; do que é bom para o homem. Desta forma, o Conhecimento; a Virtude é útil ao homem. É um absurdo conhecer o bem e fazer o mal. Decorre daí, que o mal é resultado da ignorância. Progredir é o resultado esperado de qualquer aprendizagem. A Virtude (aretê) não pode ser ensinada de modo formal A virtude tem que ser descoberta e encontrada na mente de cada um. A tarefa é descobrir a essência de todas as virtudes particulares. 6 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

7 AULA 09 7 Conhece-te a ti mesmo, gravado no Templo de Delfos é a primeira espécie de Sabedoria e o único caminho que leva à virtude. Para Sócrates, uma vida não examinada, não questionada, não merece ser vivida. Embora não seja possível transmitir de modo eficaz a Verdade, através do uso de uma técnica tradicional, é possível e desejável dizer aos homens que eles devem procurar encontrá-la. Neste sentido, o auto-exame diário proposto por Pitágoras é potencialmente útil. A virtude é uma só. A virtude é conhecimento. É impossível conhecer em profundidade uma virtude, sem com isto, conhecer as demais. 7 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

8 AULA 09 8 É preferível sofrer o mal do que praticar o mal. (O caráter corrosivo e subversivo do Método Socrático que ensina a pensar de modo independente e não aceitar informações tradicionais e impostas como verdades, foi o que conduziu Sócrates à condenação a morte.) A TÍTULO DE CONCLUSÃO DA ÉTICA SOCRÁTICA Conseguirmos reconhecer a nossa profunda ignorância, é o primeiro passo para nos tornarmos mais sábios. Através do diálogo, da reflexão e da exploração de nosso universo interior é que alcançamos o conhecimento e a sabedoria. Tais descobertas tem caráter essencialmente individual. Podem ser tutoriadas, mas dependem na verdade, do buscador e da sua abertura a novos pensamentos. 8 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

9 AULA 09 9 Todas as virtudes tem uma só essência e se baseiam num só princípio, o Conhecimento. Conhecendo-se em profundidade uma dada virtude particular e sua essência, automaticamente se passa a conhecer o essencial de todas as demais. O mal resulta em não saber avaliar os resultados das ações. É sempre fruto da Ignorância. A virtude é o conhecimento daquilo que é bom para o homem. A virtude é útil ao homem. Uma vida virtuosa torna o homem feliz. É preferível sofrer o mal, do que praticar o mal. 9 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !


Carregar ppt "AULA 09 1 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !. AULA 09 2 CAPÍTULO IV.2.2 – SÓCRATES (469 A.C. – 399 A.C.) O meio de se alcançar a Ética e o Conhecimento:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google