A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1AULA 02 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !. 2AULA 02 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! LEIS Idealmente Regras mais fundamentais para o atingimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1AULA 02 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !. 2AULA 02 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! LEIS Idealmente Regras mais fundamentais para o atingimento."— Transcrição da apresentação:

1 1AULA 02 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

2 2AULA 02 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! LEIS Idealmente Regras mais fundamentais para o atingimento do bem comum. Legisladores não representativos ( Ditadura, Estados invasores..) Representam interesses estranhos, eventualmente nem morais, nem éticos. Legisladores representativos (ou a própria comunidade) Regras mais fundamentais da moral da nação. Todas são morais ( mas não necessariamente éticas.) Legisladores acima do padrão da população em termos éticos. Tendência à leis éticas (mas não necessariamente morais).

3 3AULA 02 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! As leis cerceiam a liberdade individual em troca (a princípio) de garantir um maior bem estar.

4 4AULA 02 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! EPIQUÉIA Justiça / Ética superior que se sobrepõe às leis e a moral. Graças a ela, se torna lícito ao homem, (frente à sua consciência) agir contrariamente às mesmas. Exemplos: Rigor exagerado de uma dada lei ; Caráter insuportável; Choque da lei com valores profundos do indivíduo ; Dificuldade extrema de cumprir a lei em plenitude; Caráter estranho à vida e à sobrevivência; etc... Ou seja, agir conforme a Ética e não à moral. Neste caso é muitíssimo oportuno: Trocar idéias com pais; avós; amigos respeitáveis, cultos, íntegros; experientes, sábios, inteligentes...

5 5AULA 02 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! A Epiquéia sempre está voltada para o bem maior. (Ter certeza que não está cometendo um delito por interesses excusos) Segui-la não redunda necessariamente no perdão das penalidades impostas pelos legisladores. Exemplo clássico: Jesus Desta forma, Cuidado!

6 6AULA 02 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! Avaliação dos comportamentos Para efetuar a avaliação proposta, aceitamos que a moral é o conjunto de costumes, variáveis com o período histórico, a localização geográfica do povo que a pratica e o tamanho da comunidade considerada (família, tribo, etnia, nação..). Também para efetuar tal avaliação, tivemos como base o princípio fundamental da Ética: O essencial da ética (comportamento adequado) é fazer o bem. Prof. Rosala Garzuze Surge assim automaticamente a questão: O que é bem ?

7 7 Desta forma é oportuno o uso de um princípio auxiliar com melhor detalhamento: Consideremos então, o ético como Procurar fazer ao outro o que gostaríamos que fosse feito a nós mesmos. Jesus Este é um Princípio moral / religioso, mas também ético. Porque? AULA 027 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

8 8 É um Princípio – desta forma pode orientar todos os comportamentos particulares. É um princípio de fácil justificativa racional. Desta forma se ajusta à conceituação efetuada anteriormente. AULA 028 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

9 9 Justificativa Racional do Princípio: Faça ao outro o que gostaria que fosse feito a você. Jesus Pelo emprego da Lógica: Argumentação Dedutiva ( Raciocínio Dedutivo) Premissa 1 – Pessoas normais – racionalmente orientadas e sadias - almejam o bem para si mesmos. Premissa 2 - Concepção do que é bem é claramente variável de um indivíduo para outro. Conclusão 1 – A concepção individual de bem (dentro da normalidade) consiste naquilo que é almejado. Premissas acarretam logicamente na conclusão ? Raciocínio VÁLIDO. Premissas verdadeiras ? Conclusão VERDADEIRA. AULA 029 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

10 10 Dedução seguinte: Conclusão 1 = Premissa 3 – A concepção individual de bem (dentro da normalidade) consiste naquilo que é almejado. Premissa 4 - O essencial da ética (comportamento individual adequado) é fazer o bem (a princípio ao outro). [ Prof. Rosala Garzuze] Conclusão 2 – (Um modo de exprimir) o essencial da ética é fazer ao outro o que é almejado pelo próprio indivíduo. [ Jesus ] Premissas acarretam logicamente na conclusão ? Raciocínio VÁLIDO. Premissas verdadeiras ? Conclusão VERDADEIRA. C.Q.D. Desta forma temos uma das justificativas lógicas para não julgar, condenar o outro. Por que? AULA 0210 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

11 11 A concepção individual de bem é variável (convicções, reflexões, cultura...) Desta forma, Indivíduos diferentes seguindo um mesmo princípio ético (sendo éticos) podem ter comportamentos diferentes frente a uma dada questão. AULA 0211 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !

12 12 Análise Acessória: Por meio da observação da natureza humana : Raciocínio indutivo. A observação da natureza humana, efetuada sob a luz das teorias evolucionárias deixa claro o traço marcante do ser humano em ser útil e amado pelos seus próximos. Por que? Desta forma, esta observação é uma das justificativas para a consideração de fazer o bem ao outro. AULA 0212 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !


Carregar ppt "1AULA 02 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO !. 2AULA 02 ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA BEM VINDO ! LEIS Idealmente Regras mais fundamentais para o atingimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google