A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para que a ética? Cap.1 Morais: conjuntos de regra de comportamento, códigos de conduta adotados pelas coletividades. Discursos normativos Ética: disciplina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para que a ética? Cap.1 Morais: conjuntos de regra de comportamento, códigos de conduta adotados pelas coletividades. Discursos normativos Ética: disciplina."— Transcrição da apresentação:

1 Para que a ética? Cap.1 Morais: conjuntos de regra de comportamento, códigos de conduta adotados pelas coletividades. Discursos normativos Ética: disciplina teórica, com caráter abstrato-formal, que estuda a moral. Propósito da ética: libertar os agentes sociais do egoísmo visto que tem externalidades sobre outros. Pressuposto filosófico das teorias éticas: premissa altruísta. Visa à sabedoria e o conhecimento temperado pelo juízo.

2 Para que a ética? Cap.1 Ética empresarial: estuda as morais que pautam as práticas empresariais – morais altruístas e egoístas. Moral macrossocial: abrange a sociedade como um todo e balizam outras morais mesossociais ou microssociais. Ética empresarial ou ética nos negócios – pode-se usar o termo quando se estuda a moral.

3 Para que a ética? Cap.1 A quem se deve lealdade? Ética filosófica
Estabelece princípios universais e constantes para boa conduta Define o bem moral como melhor agir e ser Procurou a fonte das morais nas divindades, na natureza ou no pensamento racional É prescritiva e normativa

4 Para que a ética? Cap.1 Ética científica
Constata o relativismo cultural Adota o relativos para tornar as morais inteligíveis Qualifica o bem e o mal, virtude e vício com base em fundamentos sociais e históricos. Não julga normas. Investiga e explica a razão da pluralidade com caráter histórico.

5 Para que a ética? Cap.1 O que é o supremo bem?
Felicidade, prazer, dever, perfeição, prudência, poder, disciplina mental, conhecimento, autocontrole, graça de Deus, prosperidade, liberdade, igualdade social, realização pessoal, sucesso. As hipóteses reforçam o relativismo cultural e a reflexão teórica não está imune às condicionantes históricas.

6 Para que a ética? Cap.1 A quem se deve lealdade frente aos problemas morais? À organização que trabalha ou ao chefe imediato? Ao colega de trabalho ou ao chefe? À família ou a igreja? A movimento social de causas nobres ou a nossa empresa. A pessoa individual (egoísmo?) ou a humanidade?

7 Para que a ética? Cap.1 Níveis de coletividade e ação altruísta
Amplo (macro): humanidade, civilização, império, nação, religião. Intermediário (meso): etnia, região ou província, classe social, categoria social, público. Restrito (micro): organização, subunidade organizacional, rede informal de poder, família, indivíduo.


Carregar ppt "Para que a ética? Cap.1 Morais: conjuntos de regra de comportamento, códigos de conduta adotados pelas coletividades. Discursos normativos Ética: disciplina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google