A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É ÉTICA? Ética vem do grego ethiké, e que abarca dois ramos de definição. Filosoficamente quer dizer costume (um bom costume). O verbete ethíké.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É ÉTICA? Ética vem do grego ethiké, e que abarca dois ramos de definição. Filosoficamente quer dizer costume (um bom costume). O verbete ethíké."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É ÉTICA? Ética vem do grego ethiké, e que abarca dois ramos de definição. Filosoficamente quer dizer costume (um bom costume). O verbete ethíké deriva de ethikós, algo realizado de acordo com o éthos, conforme a moral ou bons costumes. Éthos designa a morada humana. Éthos aqui funciona como um paradigma de caráter, modo correto de ser, os valores de um ser.

2 Os gregos falavam de ética
como a procura de uma vida moralmente boa. Segundo Immanuel Kant, a ética fundamenta-se no dever moral o que significa um ato motivado somente por um dever moral.

3 Ética e Moral A ética é parte da filosofia. Considera concepções de fundo acerca da vida, do universo, do ser humano e de seu destino, de valores que orientam pessoas e sociedades. A moral é parte da vida concreta. Trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores culturalmente estabelecidos.

4 Ética e Moral Os indivíduos se defrontam com a necessidade de pautar seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mais dignas. Normas aceitas intimamente e reconhecidas como obrigatórias. Nestes casos, dizemos que o homem age moralmente.

5 Ética e Moral Decidir e agir numa situação concreta é um problema prático-moral. Investigar o modo pelo qual a responsabilidade moral se relaciona com a liberdade e com o determinismo ao qual nossos atos estão sujeitos é um problema teórico, cujo estudo é de competência da ética.

6 Ética Todos os povos tem sua ética, ou seu ethos.
Há ainda a ética como um sistema, em um sentido prescritivo ou normativo. Conjunto de preceitos que estabelecem e justificam valores e deveres. Desde os mais genéricos como “ética cristã” como os mais específicos como “ética profissional”.

7 Ética Sentimos necessidade de uma reflexão ética mais profunda quando nos defrontamos com DILEMAS, situações de conflito. A ética não é moral, não pode ser reduzida a um conjunto de normas e prescrições. Ética e moral se relacionam, como ciência específica e seu objeto.

8 Moral A história nos apresenta uma sucessão de morais, que correspondem às diferentes sociedades que se sucedem no tempo. O progresso histórico social cria as condições necessárias para o progresso moral.

9 Ética Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom.
Moore GE. Princípios Éticos. São Paulo: Abril Cultural, 1975:4 A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sí mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano. Clotet J. Una introducción al tema de la ética. Psico 1986;12(1)84-92.

10 Moral Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas. "a Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas." Augusto Comte ( ),


Carregar ppt "O QUE É ÉTICA? Ética vem do grego ethiké, e que abarca dois ramos de definição. Filosoficamente quer dizer costume (um bom costume). O verbete ethíké."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google