A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Filosóficos Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro de 2007

2 Filosofar é como procurar ouro. A gente cava muita terra e encontra pouco ouro. Mas é ouro.

3 O que é Filosofia para você? O que é Filosofia para você? Curiosidade: é possível pensar numa posição incômoda como esta?

4 A palavra FILÓSOFO foi criada por Pitágoras (530 aC).

5 A Filosofia é fruto do pensamento racional, lógico. A Filosofia é fruto do pensamento racional, lógico. O Pensador, de Auguste Rodin

6 Filosofar é perguntar o que,como e por que? É perguntar pelos motivos, razões e causas de todas as coisas.

7 Vivendo, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só a fazer outras maiores perguntas... Natureza da gente não cabe em nenhuma certeza. (João Guimarães Rosa: Grande Sertão: Veredas, Rio de Janeiro: José Olympio, p. 312, 315).

8 Filosofar não é dizer eu acho que... Isso é Achologia. Filosofar não é dizer: Eu tenho a minha filosofia. Filosofar não é viajar em pensamentos desconexos.

9 Philo: amizade. Sophia: sabedoria. Filosofia é a amizade à SABEDORIA.

10 O FILÓSOFO é o eterno amigo, amante da Sabedoria. Sabedoria que é fruto da RAZÃO. Sabedoria: produto do raciocínio lógico. Sabedoria: algo que pode ser ensinado. Sabedoria: não é privilégio de magos. Sabedoria: busca o porquê de todas as coisas.

11 Não se pode ensinar a Filosofia, mas a filosofar (Kant)

12 Símbolos da Filosofia Símbolos da Filosofia Coruja: Ave da deusa Minerva, deusa romana, que equivale à deusa Athena (grega).

13 A deusa Athena é filha predileta do deus dos deuses, Zeus, e da deusa Metis, cujo nome significa "conselheira", e que indica a posse de uma sabedoria prática. Athena não nasceu de parto normal. A deusa Athena é filha predileta do deus dos deuses, Zeus, e da deusa Metis, cujo nome significa "conselheira", e que indica a posse de uma sabedoria prática. Athena não nasceu de parto normal.

14 Zeus engoliu a esposa Metis para se safar do filho que, pensava ele, poderia destroná-lo, aliás como ele próprio fez com seu pai, Cronos. O nascimento de Athena se dá de um modo especial: após uma grande dor de cabeça, Zeus teve sua fronte aberta por um de seus filhos, e daí espirrou Athena, já forte e grande. Zeus engoliu a esposa Metis para se safar do filho que, pensava ele, poderia destroná-lo, aliás como ele próprio fez com seu pai, Cronos. O nascimento de Athena se dá de um modo especial: após uma grande dor de cabeça, Zeus teve sua fronte aberta por um de seus filhos, e daí espirrou Athena, já forte e grande.

15 Coruja: símbolo clássico da Filosofia. Movimento da coruja em 360°. Olhar para todos os ângulos representa a interação entre o objeto e o espectador. A Filosofia vê e une as partes e o todo. Coruja: símbolo clássico da Filosofia. Movimento da coruja em 360°. Olhar para todos os ângulos representa a interação entre o objeto e o espectador. A Filosofia vê e une as partes e o todo.

16

17 Os pré- Socráticos Filósofos da Natureza (Physis): Cosmologia Em busca de uma arque (arché): princípio universal PERÍODOFILÓSOFO a.C. Tales de Mileto: a água como princípio Anaximandro: o apeíron como princípio Anaxímenes: o ar como princípio Pitágoras: os números como princípio Heráclito de Éfeso: filósofo do devir, do dinamismo (fogo) Parmênides de Eléia: filósofo do ser ? Zenão de Eléia: o movimento impossível. A dialética Anaxágoras: homeomerias ou sementes Empédocles: as quatro raízes: fogo, terra, água e ar ? Leucipo: o atomismo Protágoras: o homem como medida de todas as coisas

18 Filósofos pré - Socráticos Pitágoras Tales de MiletoHeráclito

19 Sócrates ( aC) Sócrates ( aC)

20 Platão, discípulo de Sócrates. ( aC) Platão, discípulo de Sócrates. ( aC)

21 Aristóteles, discípulo de Platão. ( aC)

22 A Grande Trindade da Filosofia. Sócrates – Platão – Aristóteles.

23 Escola de Atenas, pintura de Raphaelo Sanzio.

24 Contatos: Prof. Ismar Dias de Matos Celular: (31) Res.(31) Site:www.ismardiasdematos.com.br Blog:www.professorismar.blogspot.com


Carregar ppt "Fundamentos Filosóficos...................................................................... Prof. Ismar Dias de Matos Belo Horizonte, 11 de setembro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google