A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Aprofundando o acontecimento de Damasco At 26, 9-18.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Aprofundando o acontecimento de Damasco At 26, 9-18."— Transcrição da apresentação:

1 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Aprofundando o acontecimento de Damasco At 26, 9-18

2 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Porta da Cidade de Damasco

3 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira At 26,9-11: problemas de crítica histórica; At 26,12-13: a luz (cf. 2Cor 4,6): aplica a si o que aprendeu do Antigo Testamento

4 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira

5 De onde o Senhor, em Damasco, fez Paulo sair? Para que direção o levou esse acontecimento fundamental? Como se deu essa passagem em sua vida (do não conhecimento ao conhecimento, das trevas à luz)?

6 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Ruínas da Cidade de Dasmasco

7 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira De onde o Senhor o tomou? Fl 3,4 Circuncidado ao oitavo dia; da estirpe de Israel; da tribo de Benjamim; hebreu, filho de hebreus; fariseu quanto à lei; zeloso perseguidor; irrepreensível na observância da lei! Vive uma intensa experiência de adesão religiosa que é muito rica; Os cristãos o questionavam precisamente na raiz de suas convicções mais profundas: no lugar da lei, Cristo!

8 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira No centro de sua vida estava ele mesmo: sua posse, sua verdade. Exteriormente irrepreensível. Interiormente vive a experiência da posse (cf. Fl 2,6); Não a auto-justificação, mas a graça: assim se pode descrever sua conversão; É um drama sutil: ele entende que no lugar de Deus há um ídolo: ele mesmo.

9 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Conversão de Paulo

10 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Para onde foi levado? Primeiro: a um total desapego: Fl 3,7-8; Houve nele uma revelação do ser de Jesus que o fez mudar de atitudes e de idéias, quanto ao que é servir a Deus; Gl 1,15: no instante em que Deus o faz entender que errou completamente com relação a Ele, que se colocou no Seu lugar, também lhe confia seu mistério de salvação universal;

11 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira O escuro se torna claro. O violento se torna misericordioso.

12 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Como aconteceu essa passagem? Sem esforço seu. Tudo lhe foi dado. E para que ele fosse sinal do Deus misericordioso. Nada é resultado de seu esforço (como na observância da lei). A iniciativa de Deus antecipa a busca humana (cf. Gl 1,15). Trata-se de um encontro (1Cor 15,8) e não de uma conquista.

13 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Reler 1Tm 1,15ss: o pecado fundamental: não reconhecer-se como dom de Deus, como fruto do seu amor. A posse ciosa, mesmo de coisas boas, faz o homem não dar a Deus o lugar que lhe cabe e o fanatismo faz rejeitar a bondade de Deus sobre si mesmo.

14 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Portanto, a conversão de Paulo pode ser descrita mais adequadamente como REVELAÇÃO E ILUMINAÇÃO.

15 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Créditos Coordenação geral da Produção: Irmã Bernadete Boff, fsp Texto: Padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Arte do power point: Irmã Matilde Aparecida Alves, fsp Irmã Ivonete Kurten,fsp Bianca Russo Fotos: Arquivo Paulinas – Proibida a reprodução e cópia de imagens - Direitos reservados


Carregar ppt "Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Aprofundando o acontecimento de Damasco At 26, 9-18."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google