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PublicouMatheushenrique Lucas Alterado mais de 10 anos atrás
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Aprofundando o acontecimento de Damasco
At 26, 9-18
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Porta da Cidade de Damasco
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At 26,9-11: problemas de crítica histórica;
At 26,12-13: a luz (cf. 2Cor 4,6): aplica a si o que aprendeu do Antigo Testamento
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De onde o Senhor, em Damasco, fez Paulo sair?
Para que direção o levou esse acontecimento fundamental? Como se deu essa passagem em sua vida (do não conhecimento ao conhecimento, das trevas à luz)?
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Ruínas da Cidade de Dasmasco
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De onde o Senhor o tomou? Fl 3,4
Circuncidado ao oitavo dia; da estirpe de Israel; da tribo de Benjamim; hebreu, filho de hebreus; fariseu quanto à lei; zeloso perseguidor; irrepreensível na observância da lei! Vive uma intensa experiência de adesão religiosa que é muito rica; Os cristãos o questionavam precisamente na raiz de suas convicções mais profundas: no lugar da lei, Cristo!
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No centro de sua vida estava ele mesmo: sua posse, sua verdade.
Exteriormente irrepreensível. Interiormente vive a experiência da posse (cf. Fl 2,6); Não a auto-justificação, mas a graça: assim se pode descrever sua ‘conversão’; É um drama sutil: ele entende que no lugar de Deus há um ídolo: ele mesmo.
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Conversão de Paulo
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Para onde foi levado? Primeiro: a um total desapego: Fl 3,7-8; Houve nele uma revelação do ser de Jesus que o fez mudar de atitudes e de idéias, quanto ao que é servir a Deus; Gl 1,15: no instante em que Deus o faz entender que errou completamente com relação a Ele, que se colocou no Seu lugar, também lhe confia seu mistério de salvação universal;
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O violento se torna misericordioso.
O escuro se torna claro. O violento se torna misericordioso.
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Como aconteceu essa passagem?
Sem esforço seu. Tudo lhe foi dado. E para que ele fosse sinal do Deus misericordioso. Nada é resultado de seu esforço (como na observância da lei). A iniciativa de Deus antecipa a busca humana (cf. Gl 1,15). Trata-se de um encontro (1Cor 15,8) e não de uma conquista.
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Reler 1Tm 1,15ss: o pecado fundamental: não reconhecer-se como dom de Deus, como fruto do seu amor. A posse ciosa, mesmo de coisas boas, faz o homem não dar a Deus o lugar que lhe cabe e o fanatismo faz rejeitar a bondade de Deus sobre si mesmo.
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Portanto, a conversão de Paulo pode ser descrita mais adequadamente como REVELAÇÃO E ILUMINAÇÃO.
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Créditos Coordenação geral da Produção: Irmã Bernadete Boff, fsp Texto: Padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Arte do power point: Irmã Matilde Aparecida Alves, fsp Irmã Ivonete Kurten,fsp Bianca Russo Fotos: Arquivo Paulinas – Proibida a reprodução e cópia de imagens - Direitos reservados
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