A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Um missionário que escreve cartas às suas Igrejas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Um missionário que escreve cartas às suas Igrejas."— Transcrição da apresentação:

1 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Um missionário que escreve cartas às suas Igrejas

2 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira O grande carisma de Paulo é ser missionário. Depois de ter fundado as florescentes comunidades cristãs no mundo helenístico, ele não as deixou privadas de assistência, mas as acompanhou com a sua guia pastoral: a preocupação por todas as Igrejas representa, como ele mesmo afirmava, a sua preocupação quotidiana (2Cor 11,28).

3 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira E para manter os contatos com essas comunidades, para ajudá-las a resolver os seus problemas e para rendê-las mais eficazes no seu testemunho ao mundo circunstante, Paulo se tornou escritor: as suas cartas nasceram da missão e em vista da missão.

4 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Paulo conhecia o bom funcionamento do correio do império romano e soube fazer deste meio, um instrumento de evangelização. Foi assim, sem saber e sem querer, o primeiro grande escritor do Novo Testamento.

5 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira As Cartas foram escritas em função da situação concreta das comunidades. O Apóstolo acompanhava o crescimento das mesmas, com todos os seus problemas e dificuldades. Por isso, também a sua leitura hoje deve levar em conta a situação específica da comunidade à qual foi destinada cada uma delas.

6 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira O seu modo de ser missionário também é diferente da mentalidade grega da época. Paulo trabalhava e ganhava o seu sustento com o próprio trabalho. E era um trabalho manual. Para as elites abastecidas de bens e culturalmente favorecidas, o único trabalho que dignificava o ser humano era o trabalho intelectual.

7 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Numa sociedade onde em algumas grandes cidades até dois terços da população era escrava, Paulo encontrou seu lugar social entre os trabalhadores empobrecidos, ainda que pudesse fazer valer seus direitos de Apóstolo e fundador de comunidades (1Cor 9,1- 18; 2Cor 11,7-12).

8 Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Créditos Coordenação geral da Produção: Irmã Bernadete Boff, fsp Texto: Padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Arte do power point: Irmã Matilde Aparecida Alves, fsp Irmã Ivonete Kurten,fsp Bianca Russo Fotos: Arquivo Paulinas – Proibida a reprodução e cópia de imagens - Direitos reservados


Carregar ppt "Texto: padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Um missionário que escreve cartas às suas Igrejas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google