A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Cartas Paulinas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Cartas Paulinas."— Transcrição da apresentação:

1 As Cartas Paulinas

2 O conjunto das Cartas Paulinas compreende um total de treze Cartas que reivindicam a paternidade do Apóstolo Paulo. A ordem em que se encontram no cânon bíblico não reflete a data em que foram escritas, mas foram organizadas segundo a sua extensão.

3 b) Cartas da prisão: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemon.
Alguns procuram agrupar as Cartas do seguinte modo: a) Cartas maiores: Romanos, 1-2 Coríntios, Gálatas e 1-2 Tessalonicenses. b) Cartas da prisão: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemon. c) Cartas pastorais: 1-2 Timóteo e Tito

4 Outra classificação pode ser feita a partir da possível autoria das mesmas:
Cartas Proto-Paulinas: que seguramente são autênticas, isto é, que são de autoria do Apóstolo Paulo, e que são aceitas por todos os estudiosos: Romanos, 1-2 Coríntios, Gálatas, Filipenses, 1 Tessalonicenses e Filemon.

5 Cartas Deutero-Paulinas: são aquelas cuja autenticidade não é segura ou é negada por um certo número de estudiosos: Efésios, Colossenses e 2 Tessalonicenses.

6 É certo que algumas Cartas de Paulo foram perdidas
É certo que algumas Cartas de Paulo foram perdidas. Em 1Cor 5,9 já se fala de uma Primeira Carta aos Coríntios. Em Cl 4,16, Paulo se refere a uma Carta escrita aos cristãos de Laodicéia. E temos ainda a famosa “Cartas em lágrimas” aos Coríntios (2Cor 2,4).

7 Trito-Paulinas: 1-2 Timóteo e Tito
Trito-Paulinas: 1-2 Timóteo e Tito. Essas dificilmente seriam do Apóstolo Paulo, pois usam uma linguagem diversa e tratam de problemas que existiam nas comunidades no final do I século.

8 Alguns estudiosos afirmam que a Carta aos Filipenses é um conjunto de vários bilhetes. E também que a 2Cor é um ajuntamento de várias cartas, enviadas em datas diferentes.

9 As Cartas não foram escritas do próprio punho pelo Apóstolo
As Cartas não foram escritas do próprio punho pelo Apóstolo. Ele as ditava (cf. Rm 16,22) e às vezes assinava (cf. Gl 6,11). Talvez a carta a Filemon tenha sido o único escrito com sua própria mão.

10 Créditos Coordenação geral da Produção: Irmã Bernadete Boff, fsp Texto: Padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Arte do power point: Irmã Matilde Aparecida Alves, fsp Irmã Ivonete Kurten,fsp Bianca Russo Fotos: Arquivo Paulinas – Proibida a reprodução e cópia de imagens - Direitos reservados


Carregar ppt "As Cartas Paulinas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google