A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Epistolário Paulino O conjunto das Cartas Paulinas compreende um total de treze Cartas que reivindicam a paternidade do Apóstolo Paulo. A ordem em que.

Cópias: 1
INTRODUÇÃO ÀS CARTAS PAULINAS CONTEXTO HISTÓRICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Epistolário Paulino O conjunto das Cartas Paulinas compreende um total de treze Cartas que reivindicam a paternidade do Apóstolo Paulo. A ordem em que."— Transcrição da apresentação:

1 O Epistolário Paulino O conjunto das Cartas Paulinas compreende um total de treze Cartas que reivindicam a paternidade do Apóstolo Paulo. A ordem em que se encontram no cânon bíblico não reflete a data em que foram escritas, mas foram organizadas segundo a sua extensão. Alguns procuram agrupar as Cartas do seguinte modo:

2 a) Cartas maiores: Romanos, 1-2 Coríntios, Gálatas e 1-2 Tessalonicenses. b) Cartas da prisão: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemon. c) Cartas pastorais: 1-2 Timóteo e Tito.

3 Outra classificação pode ser feita a partir da possível autoria das mesmas: Proto-Paulinas: que seguramente são autênticas, isto é, que são de autoria do Apóstolo Paulo, e que são aceitas por todos os estudiosos: Romanos, 1-2 Coríntios, Gálatas, Filipenses, 1 Tessalonicenses e Filemon.

4 Deutero-Paulinas: são aquelas cuja autenticidade não é segura ou é negada por um certo número de estudiosos: Efésios, Colossenses e 2 Tessalonicenses. Trito-Paulinas: 1-2 Timóteo e Tito. Essas dificilmente seriam do Apóstolo Paulo, pois usam uma linguagem diversa e tratam de problemas que existiam nas comunidades no final do I século.

5 Algumas Cartas de Paulo foram perdidas. Em 1Cor. 5,9 já se fala de uma Primeira Carta aos Coríntios. Em Cl. 4,16, Paulo se refere a uma Carta escrita aos cristãos de Laodicéia; E temos ainda a famosa Cartas em lágrimas aos Coríntios (2Cor 2,4).

6 Alguns estudiosos afirmam que a Carta aos Filipenses é um conjunto de vários bilhetes. E também que a 2Cor é um ajuntamento de várias cartas, enviadas em datas diferentes. As Cartas não foram escritas do próprio punho pelo Apóstolo. Ele as ditava (cf. Rm. 16,22) e às vezes assinava (cf. Gl. 6,11). Talvez a carta a Filemon tenha sido o único escrito com sua própria mão.


Carregar ppt "O Epistolário Paulino O conjunto das Cartas Paulinas compreende um total de treze Cartas que reivindicam a paternidade do Apóstolo Paulo. A ordem em que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google