A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo"— Transcrição da apresentação:

1 BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo

2 I TESSALONICENSES Gálatas provavelmente foi a primeira epístola escrita por Paulo, e I aos Tessalonicensses foi a segunda. Paulo visitou Tessalônica, capital da Macedônia, em sua segunda viagem missionária

3 Na Carta, Paulo trata da Vida Cristã – A ação de Deus sobre a vida do seu povo.
O dever de trabalhar _ Paulo repreende aqueles que não querem trabalhar, cita o seu exemplo e de seus companheiros. (3.10) O fim do mundo = O futuro está nas mãos de Deus e não depende das forças do mal

4 I e II TESSALONICENSES 1 e 2Ts são bastante semelhantes em linguagem, sugerindo que Paulo escreveu a segunda carta algumas semanas após a primeira. A volta do Senhor é de importância central em ambas as cartas. 1Ts revela que alguns tessalonicenses estavam perplexos com a morte de pessoas amadas e temendo perder a volta do Senhor Jesus. Em 2Ts, surge um problema diferente, relacionado à volta do Senhor. Tanto em 1Ts como em 2Ts (1.4-7), está claro que os crentes sofreram algumas perseguições e opressão— da mesma forma que Paulo e Silas.

5 A volta de Cristo ocorreria no tempo que Paulo chama de “Dia do Senhor” (5.2;II Ts 2.1). Neste dia haverá uma ressurreição dos justos, para herdar a salvação na presença do Senhor (4.16; 5.10) e dos impios, para serem eternamente separados de Cristo (II Ts 1.9. O fim será precedido por uma disseminada apostasia e pela aparição do “homem” da iniquidade (II Ts 2.3. Uma vez que esta pessoa não tinha aparecido, aqueles da congregação que estavam dizendo que o “Dia do Senhor” já havia chegado estavam errados.

6 I e II Timóteo O trabalho para o qual Paulo nomeou Timóteo envolveu sérias dificuldades, e ele achou necessário escrever uma carta de instrução a seu jovem colaborador que enfrentava problemas. Na carta, ele ensinou Timóteo como combater os falsos mestres, como ordenar o culto da igreja, como escolher os líderes da igreja e como lidar prudentemente com as diferentes classe na igreja. Timóteo deveria ensinar a fé apostólica e levar uma vida exemplar o tempo todo.

7 II Timóteo Até podemos determinar, Paulo foi libertado da prisão romana pouco depois de At ter sido escrito e empenhou-se em viagens missionárias, viajando até a Espanha. Durante a era das perseguições iniciadas por Nero em 64 dC, Paulo foi preso de novo, provavelmente em Trôade (4.13), e levado pra Roma.

8 As circunstâncias de sua segunda prisão foram bastante diferentes daqueles de seu primeiro encarceramento. Anteriormente, ele estava em sua própria casa alugada e podia receber visitantes livremente, mas agora estava confinado a uma masmorra e os amigos quase não conseguiam vê-lo. Antes, ele esperava ser solto, mas agora ele esperava a morte (4.6-8). Ao escrever esta carta, somente Lucas estava com Paulo (4.11), tendo todos os outros partidos por vários motivos.

9 Embora Paulo seja conciso e direto, ele também é meigo, caloroso e carinhoso. 2Tm revela emoções de Paulo mais do que seu intelecto, pois seu coração estava falando. Conseqüentemente, a carta não era uma produção literária ordenada bem planejada, mas sim uma nota pessoal contendo a última vontade e o testamento do apóstolo.

10 Para Paulo, o evangelho contém mais do que declarações e proposições: é Cristo (1.8). As bênçãos espirituais, como a graça, a misericórdia, a paz e mesmo a vida em si, residem nele e derivam dele (1.1-2,9-10,13,16,18; 2.1). Jesus veio para a terra como homem (2.8) para ser nosso Salvador (1.10; 2.10; 3.15) e foi ressuscitado (2.8) logo após sua morte. Ele é fiel àqueles que o seguem (1.12; ; ,22) e coerente com seu propósito (2.12,13). Ele também concede a compreensão espiritual (2.7). Cristo aparecerá em sua segunda vinda como o juiz justo (4.1,8; 4.14,16).

11 O ES deu a Timóteo um dom e Paulo o exortou a usá-lo ativamente (1. 6)
O ES deu a Timóteo um dom e Paulo o exortou a usá-lo ativamente (1.6). Além disso, o ES concede poder, amor e moderação (1.7). O ES que em nós habita nos permite ser fiéis ao evangelho confiado a nós e garantir sua pureza (1.13,14).


Carregar ppt "BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google