A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A VOCAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A VOCAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 A VOCAÇÃO

2 A Vocação PONTO DE PARTIDA A vocação é uma realidade fundamental, dela depende a felicidade humana. Da consciência da mesma depende o saber porque estamos na vida e como devemos estar. Não é, portanto, um problema neutro, mas um assunto vital.

3 TUDO QUANTO EXISTE É RESPOSTA A UM CHAMAMENTO
A Palavra Vocação TUDO QUANTO EXISTE É RESPOSTA A UM CHAMAMENTO A palavra «vocação» (do verbo latino «vocare» = chamar) é uma das palavras carregadas de densidade e conteúdo. Ela diz que na origem de tudo está «Alguém» que «chama», que o universo tem uma finalidade, que nada nem ninguém existe à toa, que a vida tem um sentido, que a pessoa humana tem uma missão a realizar. Diz-nos igualmente que tudo é fruto de um pensamento amoroso; e diz-nos também que a existência é fruto de um «chamamento», a vida consiste numa «resposta».

4 O que é a Vocação? A Vocação é um chamamento de Deus e tem como finalidade a realização plena da pessoa humana. É um gesto gracioso de Deus que visa a plena humanização do Homem. É um dom, é graça, é uma eleição cuidadosa, apontando para construção do Reino de Deus. É um chamamento para fazer algo, para cumprir uma missão. Toda pessoa é vocacionada, é eleita por Deus.

5 Todos são chamados...

6 O que é a Vocação? No Evangelho há um contínuo convite a seguir Jesus Cristo. Vem e segue-Me. (Mt 9,9; Mc 8,34; Lc 18,22; Jo 8,12). VEM - CHAMADO: é um convite pessoal dirigido por Deus a cada pessoa. SEGUE-ME - MISSÃO: é o seguimento da prática de Jesus. É uma iniciativa gratuita, proposta que parte de Deus (dimensão teológica). Impulso interior de cada pessoa onde conscientemente responde ao plano de amor de Deus (dimensão antropológica).

7 DISTINÇÃO Para compreendermos em profundidade o significado da vocação, temos de fazer uma distinção entre: VOCAÇÃO FUNDAMENTAL VOCAÇÃO ESPECÍFICA

8

9 VOCAÇÃO FUNDAMENTAL: Entendemos por vocação fundamental o chamamento de cada pessoa: à vida, a ser Filho de Deus, a ser Cristão, a ser Igreja. A tomar consciência de que todos somos irmãos e fazemos parte do Reino de Deus. Pela revelação sabemos que todos os homens foram chamados por Deus à santidade (Gn 1,26; 2,7; lPe 1,15-16). É um chamamento a desenvolver plenamente todas as nossas potencialidades. Todas as vocações específicas derivam desta vocação fundamental. Pelo Baptismo todos somos chamados à Santidade. A Pastoral Vocacional deveria ser a Pastoral da Vocação Fundamental, sob a qual é possível descobrir a Vocação Específica.

10 A VIDA COMO «VOCAÇÃO» UM APELO À SANTIDADE
A Igreja é comunidade de crentes chamados à «juventude da santidade», à vocação universal à santidade. São necessários «pais» e «mães» abertos à vida e ao dom da vida; Esposos e esposas que testemunhem e celebrem a beleza do amor humano abençoado por Deus; pessoas capazes de diálogo e de «caridade cultural», para a transmissão da mensagem cristã, mediante as linguagens da nossa sociedade; profissionais e pessoas simples, capazes de imprimir a transparência da verdade e a intensidade da caridade cristã ao compromisso na vida civil e às relações de trabalho e de amizade; mulheres que redescubram na fé cristã a possibilidade de viver plenamente o seu génio feminino; presbíteros de coração grande, como o do Bom Pastor; diáconos permanentes que anunciem a Palavra e a liberdade do serviço aos mais pobres; apóstolos consagrados capazes de se imergirem no mundo e na história com coração contemplativo, e místicos tão familiarizados com o mistério de Deus, que saibam celebrar a experiência do divino e apontar Deus presente no vivo da acção.

11 B) VOCAÇÃO ESPECÍFICA:
Entendemos por vocação específica a maneira própria de como cada pessoa realiza a sua vocação fundamental, como leigo, sacerdote ou religioso. As vocações específicas são três: LAICAL - RELIGIOSA E SACERDOTAL

12 COMO É QUE DEUS CHAMA? Pela comunidade
Pelas necessidades do mundo e da Igreja Pessoalmente e pelo nome Através de mediadores Pelos valores que nos atraem


Carregar ppt "A VOCAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google