A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP Falando da presença da Palavra de Deus na vida e missão da Igreja: uma nova linguagem e uma nova compreensão a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP Falando da presença da Palavra de Deus na vida e missão da Igreja: uma nova linguagem e uma nova compreensão a."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP Falando da presença da Palavra de Deus na vida e missão da Igreja: uma nova linguagem e uma nova compreensão a Igreja respirava esta inspiração bíblica: Sínodo dos Bispos (A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja) V Conferência de Aparecida (Documento de Aparecida 99 a) Verbum Domini, ns. 1, 3 e DGAE – (44-55; ) Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral.

4 Já era o espírito da DV n. 21: toda a pregação da Igreja, como a própria religião cristã, seja alimentada e regida pela Sagrada Escritura.

5 Precisamos com coragem : Entender, construir e assumir uma viva e eficaz animação bíblica da pastoral.... Já aprendemos a fazer bem, graças a Deus, mas precisamos aprender a fazer juntos. Isto é divino, porque Deus está presente. (Dom Jacinto)

6 1 º Congresso Brasileiro de Anima ç ão B í blica da Pastoral Goiânia, GO, 08 a 11 de outubro de 2011

7 Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes, até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração (Hebreus 4,12).

8 Falar de Pastoral na vida da Igreja: uma nova compreensão de Pastoral num mundo em mudança é resgatar e atualizar a dinâmica da pastoral para que ela seja viva e eficaz. Viva para responder aos anseios, às buscas, às necessidades dos homens e das mulheres de hoje.

9 Eficaz porque o homem e a mulher modernos já não suportam algo que não tem significado e nem se sente atraído a aquilo que não é eficaz.

10 A Bíblia – enquanto contém a Palavra de Deus, viva e eficaz: nutre a VOCACÃO, a FORMACÃO, a ESPIRITUALIDADE e a MISSÃO de todo o discípulo missionário, logo de toda a sua ação evangelizadora.

11 A Palavra é a experiência vivida pelo povo de Israel A Palavra contem as propostas de Deus e respostas do povo às ações de Deus. Deus envia seu Filho como Palavra Viva e Eficaz, para realizar suas promessas. A Palavra de Deus é Jesus: caminho, verdade e vida.

12 O papa Bento XVI lembra que o encontro com Jesus é o ponto de partida fundamental da experiência cristã. A ABP levará a um maior conhecimento da pessoa de Cristo, Revelador do Pai e plenitude da Revelação Divina (VD 73)

13 Dinamizando a Animação Bíblica da Pastoral :

14

15 b) Que a Iniciação à Vida Cristã formando verdadeiros discípulos missionários, seja alimentada e dinamizada pela Palavra de Deus ;

16 c) Que as famílias e as comunidades se congreguem ao redor da Palavra de Deus e, à sua luz, reforcem as suas relações de vida e comunhão;

17 d) Que todas as iniciativas em nossa Igreja partam da Palavra de Deus, por ela se iluminem, se alimentem e se avaliem;

18 - e) Que todas as Igrejas Particulares invistam na Formação bíblica dos leigos e leigas e na formação bíblica– pastoral dos seminaristas e dos presbíteros;

19

20 g) Que nós convertidos pela Palavra de Deus, sejamos agentes transformadores da sociedade, a favor dos mais necessitados, tendo em vista o Reino de Deus que também é nosso.

21 A exemplo de Maria: continuemos a seguir os passos de Jesus.

22


Carregar ppt "D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP Falando da presença da Palavra de Deus na vida e missão da Igreja: uma nova linguagem e uma nova compreensão a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google