A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP"— Transcrição da apresentação:

1

2 D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
Falando da presença da Palavra de Deus na vida e missão da Igreja: uma nova linguagem e uma nova compreensão a Igreja respirava esta inspiração bíblica: Sínodo dos Bispos (A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja) V Conferência de Aparecida (Documento de Aparecida 99 a) Verbum Domini, ns. 1, 3 e 73... DGAE – (44-55; ) “Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”.

3 Já era o espírito da DV n. 21:
“toda a pregação da Igreja, como a própria religião cristã, seja alimentada e regida pela Sagrada Escritura”.

4 “Precisamos com coragem :
Entender, construir e assumir ‘uma viva e eficaz animação bíblica da pastoral. ... Já aprendemos a fazer bem, graças a Deus, mas precisamos aprender a fazer juntos. Isto é divino, porque Deus está presente.” (Dom Jacinto)

5 A PALAVRA DE DEUS É VIVA E EFICAZ
1º Congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral Goiânia, GO, 08 a 11 de outubro de 2011

6 Julga os pensamentos e as intenções do coração” (Hebreus 4,12).
“Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes, até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração” (Hebreus 4,12).

7 Falar de “Pastoral na vida da Igreja: uma nova compreensão de Pastoral num mundo em mudança” é resgatar e atualizar a dinâmica da pastoral para que ela seja “viva e eficaz”. Viva para responder aos anseios, às buscas, às necessidades dos homens e das mulheres de hoje.

8 Eficaz porque o homem e a mulher modernos já não suportam algo que não tem significado e nem se sente atraído a aquilo que não é eficaz.

9 A Bíblia – enquanto contém a Palavra de Deus, viva e eficaz: nutre a VOCACÃO, a FORMACÃO, a ESPIRITUALIDADE e a MISSÃO de todo o discípulo missionário, logo de toda a sua ação evangelizadora.

10 A Palavra é a experiência vivida pelo povo de Israel
A Palavra contem as propostas de Deus e respostas do povo às ações de Deus. Deus envia seu Filho como Palavra Viva e Eficaz, para realizar suas promessas. A Palavra de Deus é Jesus: caminho, verdade e vida.

11 O papa Bento XVI lembra que o encontro com Jesus é o ponto de partida fundamental da experiência cristã. A ABP levará a um maior conhecimento da pessoa de Cristo, Revelador do Pai e plenitude da Revelação Divina” (VD 73)

12 Dinamizando a Animação Bíblica da Pastoral :

13 a)Conversão pessoal e pastoral;

14 b) Que a Iniciação à Vida Cristã formando verdadeiros discípulos missionários, seja alimentada e dinamizada pela Palavra de Deus;

15 c) Que as famílias e as comunidades se congreguem ao redor da Palavra de Deus
e, à sua luz, reforcem as suas relações de vida e comunhão;

16 d) Que todas as iniciativas em nossa Igreja partam da Palavra de Deus,
por ela se iluminem, se alimentem e se avaliem;

17 -e) Que todas as Igrejas Particulares invistam na Formação bíblica dos leigos e leigas e na formação bíblica– pastoral dos seminaristas e dos presbíteros;

18 f) Que a leitura das SE, nos converta ao acolhimento, à convivência fraterna e à colaboração mútua de todos os cristãos promovendo um verdadeiro ecumenismo;

19 g) Que nós convertidos pela Palavra de Deus, sejamos agentes transformadores da sociedade, a favor dos mais necessitados, tendo em vista o Reino de Deus que também é nosso.

20 A exemplo de Maria: continuemos a seguir os passos de Jesus.

21 Para que Cristo Jesus seja tudo em todos.


Carregar ppt "D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google