A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O catequista da iniciação cristã

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O catequista da iniciação cristã"— Transcrição da apresentação:

1 O catequista da iniciação cristã

2 A vocação do catequista
Ser catequista é viver uma vocação característica dentro da Igreja (...), ela é uma realização da vocação do batismo. O núcleo central de um verdadeiro serviço catequético reside nesta tomada de consciência: ele sabe que é Igreja e que atua em nome da Igreja.

3 O catequista é um enviado: I – por Deus, constituído ministro da Palavra pelo poder do Espírito Santo. II – É enviado pela comunidade, pois é em seu nome que ele fala. Integra na comunidade, conhece bem sua história e suas aspirações, sabe animar e coordenar a participação de todos.

4 O catequista é uma pessoa de fé, em busca de profunda espiritualidade (o mistagogo). Deixa-se evangelizar e fala mais pelo exemplo que pela palavra.

5 O Catequista da Iniciação Cristã
A priori é importante afirmar que no processo de iniciação Cristã não há destinatários, mas interlocutores. Os catequistas e a comunidade precisam ter consciência da grande finalidade da catequese que “procura favorecer a comunhão do convertido com Jesus Cristo” (Diretório Geral para Catequese – Congregação para o Clero)

6 O catequista da IC, tendo feito a experiência do encontro com o Mestre, é uma pessoa convertida(...) Entusiasmado no ensino e no testemunho deste amor, o catequista mostra, com ardor, que vive seu ministério catequético como uma vocação(...)

7 O catequista é um instrumento vivo, através do qual Deus se comunica com os homens; é um educador da fé. Não é o catequista repetidor de doutrina, mas um transmissor do Evangelho com a própria vida. (FL 2, 5-11)

8 Avançai mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca (Lc 5,4)

9 Para refletir... 1 – Quais as principais características de um catequista da IC?

10 A catequese deve ser considerada como momento prioritário na evangelização, e as comunidades devem lhe dar seus melhores recursos; cada Igreja particular deve organizar um projeto de IC que integre diversas tarefas educativas, considerando as exigências da nova evangelização.


Carregar ppt "O catequista da iniciação cristã"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google