A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O catequista da iniciação cristã. A vocação do catequista Ser catequista é viver uma vocação característica dentro da Igreja (...), ela é uma realização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O catequista da iniciação cristã. A vocação do catequista Ser catequista é viver uma vocação característica dentro da Igreja (...), ela é uma realização."— Transcrição da apresentação:

1 O catequista da iniciação cristã

2 A vocação do catequista Ser catequista é viver uma vocação característica dentro da Igreja (...), ela é uma realização da vocação do batismo. O núcleo central de um verdadeiro serviço catequético reside nesta tomada de consciência: ele sabe que é Igreja e que atua em nome da Igreja.

3 O catequista é um enviado: I – por Deus, constituído ministro da Palavra pelo poder do Espírito Santo. II – É enviado pela comunidade, pois é em seu nome que ele fala. Integra na comunidade, conhece bem sua história e suas aspirações, sabe animar e coordenar a participação de todos.

4 O catequista é uma pessoa de fé, em busca de profunda espiritualidade (o mistagogo). Deixa-se evangelizar e fala mais pelo exemplo que pela palavra.

5 O Catequista da Iniciação Cristã A priori é importante afirmar que no processo de iniciação Cristã não há destinatários, mas interlocutores. Os catequistas e a comunidade precisam ter consciência da grande finalidade da catequese que procura favorecer a comunhão do convertido com Jesus Cristo (Diretório Geral para Catequese – Congregação para o Clero)

6 O catequista da IC, tendo feito a experiência do encontro com o Mestre, é uma pessoa convertida(...) Entusiasmado no ensino e no testemunho deste amor, o catequista mostra, com ardor, que vive seu ministério catequético como uma vocação(...)

7 O catequista é um instrumento vivo, através do qual Deus se comunica com os homens; é um educador da fé. Não é o catequista repetidor de doutrina, mas um transmissor do Evangelho com a própria vida. (FL 2, 5-11)

8 Avançai mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca (Lc 5,4)

9 Para refletir... 1 – Quais as principais características de um catequista da IC?

10 A catequese deve ser considerada como momento prioritário na evangelização, e as comunidades devem lhe dar seus melhores recursos; cada Igreja particular deve organizar um projeto de IC que integre diversas tarefas educativas, considerando as exigências da nova evangelização.


Carregar ppt "O catequista da iniciação cristã. A vocação do catequista Ser catequista é viver uma vocação característica dentro da Igreja (...), ela é uma realização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google