A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOVOS CATECISMOS 2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOVOS CATECISMOS 2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +"— Transcrição da apresentação:

1 NOVOS CATECISMOS ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +

2 Comparação com os Catecismos anteriores Fase I: Iniciação ao It. Catequético (integração progressiva na comunidade) Fase I: Iniciação ao It. Catequético (integração progressiva na comunidade) Fase II: A vida do discípulo de Cristo (seguir, celebrar, comprometer-se) Fase II: A vida do discípulo de Cristo (seguir, celebrar, comprometer-se) Fase III: Aprofundamento da Fé (1ª Síntese da fé cristã) Fase III: Aprofundamento da Fé (1ª Síntese da fé cristã) 1ª Etapa: Inserção na comunidade 1ª Etapa: Inserção na comunidade 2ª Etapa: A vida da fé (1ª síntese da fé cristã) 2ª Etapa: A vida da fé (1ª síntese da fé cristã)

3 Comparação com os Catecismos anteriores Fase IV: Busca do sentido cristão da vida (Jesus Cristo Amigo/Modelo) Fase IV: Busca do sentido cristão da vida (Jesus Cristo Amigo/Modelo) Fase V: Personalização da fé/Compromisso cristão Fase V: Personalização da fé/Compromisso cristão 3ª Etapa: O sentido cristão da vida (Jesus Cristo, o Grande Amigo) 3ª Etapa: O sentido cristão da vida (Jesus Cristo, o Grande Amigo) 4ª Etapa: O compromisso cristão/ Nova síntese de fé 4ª Etapa: O compromisso cristão/ Nova síntese de fé

4 FESTAS/CELEBRAÇÕES Fase I: Fase I: Pai-Nosso, Perdão, Eucaristia Pai-Nosso, Perdão, Eucaristia Fase II: Fase II: Entrega do N.T., Festa da Palavra Entrega do N.T., Festa da Palavra Fase III: Fase III: Entrega do Credo, Profissão de Fé Entrega do Credo, Profissão de Fé 1ª Etapa: 1ª Etapa: Pai-Nosso, Pai-Nosso, Eucaristia Eucaristia 2ª Etapa: 2ª Etapa: Entrega da Bíblia, Entrega do Credo, Festa da Fé Entrega da Bíblia, Entrega do Credo, Festa da Fé

5 FESTAS/CELEBRAÇÕES Fase IV: Proclamação das Bem- Fase IV: Proclamação das Bem- -Aventuranças, Festa da Vida -Aventuranças, Festa da Vida Fase V: Envio/ Compromisso, Festa do Espírito Santo Fase V: Envio/ Compromisso, Festa do Espírito Santo 3ª Etapa: Bem- 3ª Etapa: Bem- -Aventuranças, Festa da Vida -Aventuranças, Festa da Vida 4ª Etapa: Celebração de Compromisso, Festa do Envio 4ª Etapa: Celebração de Compromisso, Festa do Envio

6 Introdução do Guia do Catequista 1. Destinatários 1. Destinatários 2. Objectivos 2. Objectivos 3. Conteúdos 3. Conteúdos 4. Orientações Pedagógicas 4. Orientações Pedagógicas 5. O Catequista 5. O Catequista 1. O que é a catequese 1. O que é a catequese 2. O sentido da vida na adolescência 2. O sentido da vida na adolescência 3. Destinatários 3. Destinatários 4. Objectivos 4. Objectivos 5. Conteúdos 5. Conteúdos 6. Orientações Ped. 6. Orientações Ped. 7. Entre Catequeses 7. Entre Catequeses 8. Perfil do Catequista 8. Perfil do Catequista 7. O Catecismo e os materiais de apoio 7. O Catecismo e os materiais de apoio

7 CONTEÚDOS 7º ANO CONTEÚDOS 7º ANO Ele Caminha Connosco A Vida - dom de Deus para os outros A Vida - dom de Deus para os outros A Vida como Projecto A Vida como Projecto A Vida Nova (Ress./Espírito) A Vida Nova (Ress./Espírito) Projecto + Tema: Descoberta da Identidade Pessoal A vida como projecto A vida como projecto O Projecto de Jesus O Projecto de Jesus Anúncio de Alegria (a marca do Espírito) Anúncio de Alegria (a marca do Espírito)

8 CONTEÚDOS 8º ANO CONTEÚDOS 8º ANO Somos um Povo A pessoa, ser em relação A pessoa, ser em relação A pessoa de Jesus em relação com o Pai e com os homens A pessoa de Jesus em relação com o Pai e com os homens A Igreja, lugar da comunhão trinitária A Igreja, lugar da comunhão trinitária Somos + Tema: dimensão relacional e comunitária do ser humano Somos seres em relação Somos seres em relação Somos sal e luz Somos sal e luz Somos testemunhas da esperança Somos testemunhas da esperança

9 Estrutura de cada catequese no Guia do Catequista Introdução/ Aprofundamento do Tema Introdução/ Aprofundamento do Tema Objectivos Objectivos Observações Pedagógicas Observações Pedagógicas Material de Apoio Material de Apoio Desenvolvimento da Catequese: 1º e 2º Encontros Desenvolvimento da Catequese: 1º e 2º Encontros Estrutura idêntica à dos Guias anteriores. Estrutura idêntica à dos Guias anteriores. Diversas catequeses têm anexos, cuja utilização é explicada no Desenv. da Cateq. Diversas catequeses têm anexos, cuja utilização é explicada no Desenv. da Cateq. Propostas entre Catequeses: sugestões de filmes, canções e actividades. Propostas entre Catequeses: sugestões de filmes, canções e actividades.

10 Estrutura de cada catequese no catecismo do adolescente Introdução do tema Introdução do tema Texto para reflexão Texto para reflexão Texto bíblico e de Doutrina da Igreja Texto bíblico e de Doutrina da Igreja Textos como comentário ou complemento do texto bíblico Textos como comentário ou complemento do texto bíblico Oração Oração Síntese doutrinal Síntese doutrinal Vivemos: Introdução/ Actividade (experiência ou preparação) Para interiorizar = Oração Vivemos: Introdução/ Actividade (experiência ou preparação) Para interiorizar = Oração Aprofundamos: Texto bíblico/ Reflexão ou actividade Aprofundamos: Texto bíblico/ Reflexão ou actividade Celebramos: Texto sobre pessoa ou situação/ Oração Celebramos: Texto sobre pessoa ou situação/ Oração Actuamos: Actividade (atitude/compromisso) Actuamos: Actividade (atitude/compromisso) Para guardar na memória e no coração: Síntese Para guardar na memória e no coração: Síntese Realizamos: Actividade (s) Realizamos: Actividade (s)

11 OBSERVAÇÕES OBSERVAÇÕES Ele Caminha Connosco: 16 catequeses e Celebração final Ele Caminha Connosco: 16 catequeses e Celebração final Somos um Povo: 16 catequeses e Celebração - Festa da Vida. Convívio de fim de ano Somos um Povo: 16 catequeses e Celebração - Festa da Vida. Convívio de fim de ano Apêndices com cânticos em ambos os catecismos Apêndices com cânticos em ambos os catecismos Três reuniões para pais em cada Guia Três reuniões para pais em cada Guia 15 catequeses em cada ano 15 catequeses em cada ano No fim de cada catecismo: conjunto das sínteses de todas as catequeses No fim de cada catecismo: conjunto das sínteses de todas as catequeses Apêndice com cânticos em ambos os Catecismos e Guias Apêndice com cânticos em ambos os Catecismos e Guias

12 NOVOS CATECISMOS: UM DESAFIO Formação orgânica e sistemática na fé Formação orgânica e sistemática na fé Itinerário de conversão ao Deus vivo Itinerário de conversão ao Deus vivo Itinerário com fases correspondentes a níveis de crescimento, celebradas com ritos próprios Itinerário com fases correspondentes a níveis de crescimento, celebradas com ritos próprios Relação forte catequese/liturgia Relação forte catequese/liturgia Ligação da catequese à comunidade cristã Ligação da catequese à comunidade cristã Catequese que eduque no amor a Deus e aos outros (DGC 67-68) Catequese que eduque no amor a Deus e aos outros (DGC 67-68)

13 A Comunidade Cristã - ambiente vital da catequese A comunidade cristã constitui um sinal e um instrumento de salvação A comunidade cristã constitui um sinal e um instrumento de salvação A comunidade de amor familiar contribui de forma decisiva para o despertar da fé A comunidade de amor familiar contribui de forma decisiva para o despertar da fé Os catequistas são rosto e porta-voz da fé da Igreja e testemunhas da experiência de fé das comunidades (Orientações Pastorais para a Catequese Actual - Para que Acreditem e Tenham Vida, nº5) Os catequistas são rosto e porta-voz da fé da Igreja e testemunhas da experiência de fé das comunidades (Orientações Pastorais para a Catequese Actual - Para que Acreditem e Tenham Vida, nº5)

14 CATECISMOS AO SERVIÇO DA CATEQUESE Os catecismos devem ter presentes as quatro tarefas fundamentais da catequese: Os catecismos devem ter presentes as quatro tarefas fundamentais da catequese: * favorecer o conhecimento da fé * favorecer o conhecimento da fé * proporcionar educação litúrgica * proporcionar educação litúrgica * orientar na formação moral * orientar na formação moral * ensinar a rezar * ensinar a rezar (Para que Acreditem e Tenham Vida, nº7) (Para que Acreditem e Tenham Vida, nº7)

15 CATEQUISTAS Actividade muitas vezes humilde e escondida… realizada com um zelo inflamado e generoso… (CT 66) Actividade muitas vezes humilde e escondida… realizada com um zelo inflamado e generoso… (CT 66)


Carregar ppt "NOVOS CATECISMOS 2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google