A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS"— Transcrição da apresentação:

1 Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS
CATECUMENATO Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS

2 Os diretórios Diretório geral para Catequese 1997
Diretório Nacional para Catequese 2006 Catequese Renovada 1986 Concílio Vaticano II: Ritual de Iniciação Cristã de Adultos 1972 (RICA) ESTILO CATECUMENAL: Processo e Interação do Anúncio e da Celebração do Mistério da Fé para a conversão de vida.

3 A Palavra Catecumenato
Estado de Catecúmeno Tempo de iniciação Catecúmeno = aquele que se prepara para receber o Batismo Catequese: fazer ecoar aos ouvidos Catecumenato é uma iniciação à fé cristã para ressoar a mensagem de Cristo na pessoa.

4 A iniciação Cristã No início da Igreja,quem abraçava a fé devia percorrer um caminho em preparação à vida cristã. Era um processo progressivo que unia Catequese (instrução), Liturgia (Celebração) e Conversão (vivência da fé). Após um tempo de cerca de três anos a pessoa recebia na Vigília Pascal o Batismo, a Crisma e a Eucaristia.

5 O processo o Estilo Catecumental
Anúncio alegre e dinâmico das realidades principais de nossa fé: querigma (primeiro anúncio sobre Jesus Cristo, capaz de transformar a vida de quem acolhe a mensagem).Introdutores = padrinhos; acompanhamento personalizado.

6 QUERIGMA: Deus nos ama, mas nosso pecado nos impede de acolher este amor, por isso ele enviou seu Filho Jesus Cristo que morreu na cruz e ressuscitou e assim nos salvou.Jesus Cristo é a nossa vida, nossa alegria: Ele é tudo para nós. Finalidade: Despertar a fé em Jesus Cristo.

7 2. RITO DE ENTRADA NA CATEQUESE
3. CATECUMENATO: Processo de conhecer mais a fé. Conhecer para amar.Aprofundar o Creio a partir da Bíblia. Aprofundar a fé Celebrações da Palavra Entrega do Creio Entrega do Pai-Nosso Exorcismos (são renúncias e bênçãos) Conversão 4. ELEIÇÃO: Inscrição do nome

8 5. PURIFICAÇÃO: Quaresma, revisão de vida e escrutínios.
6. CELEBRAÇÃO DOS SACRAMENTOS: Vigília Pascal. 7. MISTAGOGIA: Tempo Pascal até Pentecostes: viver a Páscoa.

9 Conceitos CONVERSÃO: atitude permanente de quem se dispõe a seguir Cristo; mudança na visão da vida e do mundo e por isso mudança de hábitos. ELEIÇÃO: eleito é quem está inscrito na Catequese para receber o Batismo e foi aceito pela comunidade.Isto ocorre na inscrição do nome. Recorda a eleição que Deus fez com o povo de Israel.

10 ESCRUTÍNIO (perscrutar, perceber o sentido mais profundo) nos domingos da quaresma. São feitas orações pelos eleitos e um exorcismo: prepara o eleito para receber os sacramentos, afasta-o das ciladas do inimigo e corrige o que nele há de impuro. EXORCISMO: o ser humano sozinho não se livra da força do mal, por isso roga-se para que Deus dê forças para o crescimento da fé, da conversão e da fidelidade ao segmento de Jesus.

11 MISTAGOGIA: conduzir ao Mistério
MISTAGOGIA: conduzir ao Mistério. É o tempo pascal que aprofunda a fé no Mistério Pascal: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.Tempo de engajar na comunidade dos fiéis aqueles que receberam os sacramentos. RENÚNCIA: renegar o pecado, o demônio, suas obras e seduções. Está colocada antes do ato batismal.

12 A prática QUERIGMA – encantar-se pela fé (período curto, atendimento personalizado) CATEQUESE – aprofundar a fé (período longo, feito em grupos e na comunidade) BÊNÇÃOS E RENÚNCIAS – participação constante nas celebrações da comunidade.Os catecúmenos retiravam-se após as preces. ELEIÇÃO – antes da Quaresma. Inscrição do nome. PURIFICAÇÃO – cinco domingos da Quaresma INICIAÇÃO – Vigília Pascal: batismo na piscina, veste branca, Crisma e Eucaristia. MISTAGOGIA – participação plena na Eucaristia e aprofundamento da experiência do Mistério Pascal.

13 Implicações CENTRO DA CATEQUESE: é o MISTÉRIO PASCAL: paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. A CATEQUESE NÃO DEVE SEPARAR-SE DA LITURGIA, POIS É INICIAÇÃO NO MISTÉRIO E NÃO MERA INSTRUÇÃO SOBRE O MISTÉRIO. SEM MUDANÇA DE VIDA NÃO HÁ CONVERSÃO: CATEQUESE DEVE FORMAR DISCÍPULOS.

14 Adaptações AS CRIANÇAS JÁ ESTÃO BATIZADAS.
CRIAR CELEBRAÇÕES PARA VINCULAR A CATEQUESE À LITURGIA: NÃO DEVOCIONAIS. CENTRALIDADE NA BÍBLIA. NÃO CONCLUIR A CATEQUESE NO DIA DO SACRAMENTO: FAZER A MISTAGOGIA. CATEQUISTA DEVE DAR. ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO: PASTOREAR. USAR SÍMBOLOS LIGADOS À BÍBLIA E AOS SACRAMENTOS, E EXPLICÁ-LOS NA LUZ DO MISTÉRIO PASCAL.

15 Desafios NOSSA MENTALIDADE PRECISA MUDAR.
NOSSA PRÁTICA DEVE SER TOTALMENTE NOVA. ESTUDAR MAIS, APROFUNDAR O NOVO MÉTODO. INTEGRAR CATEQUESE E LITURGIA (DIALOGAR COM AS EQUIPES DE LITURGIA DAS COMUNIDADES). RENOVAR TODA A EXPERIÊNCIA CRISTÃ DA COMUNIDADE A PARTIR DA INICIAÇÃO CRISTÃ.

16 “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas,e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (Doc. Aparecida, 29)


Carregar ppt "Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google