A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CATECUMENATO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CATECUMENATO."— Transcrição da apresentação:

1 CATECUMENATO

2 Agenda da apresentação
Os diretórios; A palavra Catecumenato; A iniciação Cristã; O processo: Estilo Catecumenal; Conceitos; A prática; Implicações; Adaptações; Desafios; Conclusão.

3 1. Os diretórios Diretório geral para Catequese 1997;
Diretório Nacional para Catequese 2006; Catequese Renovada 1986; Concílio Vaticano II: Ritual de Iniciação Cristã de Adultos 1972 (RICA); ESTILO CATECUMENAL: Processo e Interação do Anúncio e da Celebração do Mistério da Fé para a conversão de vida.

4 2. A palavra Catecumenato
Estado de Catecúmeno; Tempo de iniciação; Catecúmeno = aquele que se prepara para receber o Batismo; Catequese: fazer ecoar aos ouvidos; Catecumenato é uma iniciação à fé cristã para ressoar a mensagem de Cristo na pessoa.

5 3. A iniciação Cristã No início da Igreja, quem abraçava a fé devia percorrer um caminho em preparação à vida cristã; Era um processo progressivo que unia Catequese (instrução), Liturgia (Celebração) e Conversão (vivência da fé); Após um tempo de cerca de três anos a pessoa recebia na Vigília Pascal o Batismo, a Crisma e a Eucaristia.

6 4. O processo: Estilo Catecumenal
1. O primeiro encontro! Anúncio alegre e dinâmico das realidades principais de nossa fé: querigma (primeiro anúncio sobre Jesus Cristo, capaz de transformar a vida de quem acolhe a mensagem). Introdutores = padrinhos; acompanhamento personalizado.

7 4. O processo: Estilo Catecumenal
1. O primeiro encontro! QUERIGMA: Deus nos ama, mas nosso pecado nos impede de acolher este amor, por isso ele enviou seu Filho Jesus Cristo que morreu na cruz e ressuscitou e assim nos salvou. Jesus Cristo é a nossa vida, nossa alegria: Ele é tudo para nós. Finalidade: Despertar a fé em Jesus Cristo.

8 4. O processo: Estilo Catecumenal
2. Rito de entrada na catequese; 3. Catecumenato: Processo de conhecer mais a fé. Conhecer para amar. Aprofundar o Creio a partir da Bíblia. Aprofundar a fé; Celebrações da Palavra; Entrega do Creio; Entrega do Pai-Nosso; Exorcismos (são renúncias e bênçãos); Conversão.

9 4. O processo: Estilo Catecumenal
4. Eleição: Inscrição do nome; 5. Purificação: Quaresma, revisão de vida e escrutínios; 6. Celebração dos Sacramentos: Vigília Pascal; 7. Mistagogia: Tempo Pascal até Pentecostes: viver a Páscoa.

10 5. Conceitos CONVERSÃO: atitude permanente de quem se dispõe a seguir Cristo; mudança na visão da vida e do mundo e por isso mudança de hábitos. ELEIÇÃO: eleito é quem está inscrito na Catequese para receber o Batismo e foi aceito pela comunidade.Isto ocorre na inscrição do nome. Recorda a eleição que Deus fez com o povo de Israel.

11 5. Conceitos ESCRUTÍNIO (perscrutar, perceber o sentido mais profundo) nos domingos da quaresma. São feitas orações pelos eleitos e um exorcismo: prepara o eleito para receber os sacramentos, afasta-o das ciladas do inimigo e corrige o que nele há de impuro. EXORCISMO: o ser humano sozinho não se livra da força do mal, por isso roga-se para que Deus dê forças para o crescimento da fé, da conversão e da fidelidade ao segmento de Jesus.

12 5. Conceitos MISTAGOGIA: conduzir ao Mistério. É o tempo pascal que aprofunda a fé no Mistério Pascal: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.Tempo de engajar na comunidade dos fiéis aqueles que receberam os sacramentos. RENÚNCIA: renegar o pecado, o demônio, suas obras e seduções. Está colocada antes do ato batismal.

13 6. A prática QUERIGMA – encantar-se pela fé (período curto, atendimento personalizado); CATEQUESE – aprofundar a fé (período longo, feito em grupos e na comunidade); BÊNÇÃOS E RENÚNCIAS – participação constante nas celebrações da comunidade. Os catecúmenos retiravam-se após as preces;

14 6. A prática ELEIÇÃO – antes da Quaresma. Inscrição do nome;
PURIFICAÇÃO – cinco domingos da Quaresma; INICIAÇÃO – Vigília Pascal: batismo na piscina, veste branca, Crisma e Eucaristia; MISTAGOGIA – participação plena na Eucaristia e aprofundamento da experiência do Mistério Pascal.

15 7. Implicações O centro da catequese é o MISTÉRIO PASCAL: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. A Catequese não deve separar-se da Liturgia, pois é iniciação no mistério e não mera instrução sobre o Mistério; SEM MUDANÇA DE VIDA NÃO HÁ CONVERSÃO: CATEQUESE DEVE FORMAR DISCÍPULOS!

16 9. Desafios NOSSA MENTALIDADE PRECISA MUDAR.
NOSSA PRÁTICA DEVE SER TOTALMENTE NOVA. ESTUDAR MAIS, APROFUNDAR O NOVO MÉTODO. INTEGRAR CATEQUESE E LITURGIA (DIALOGAR COM AS EQUIPES DE LITURGIA DAS COMUNIDADES). RENOVAR TODA A EXPERIÊNCIA CRISTÃ DA COMUNIDADE A PARTIR DA INICIAÇÃO CRISTÃ.

17 10. Conclusão “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas,e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (Doc. Aparecida, 29)


Carregar ppt "CATECUMENATO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google